Como sair na frente da concorrência: veja como inovar!

Como sair na frente da concorrência? A resposta para essa pergunta vale mais do que o resultado do jogo da loteria, não é mesmo? 

Evidentemente, não existe uma saída única para essa questão, uma vez que isso depende do ramo, do porte, da quantidade de recursos, etc.

No entanto, há uma receita que serve para qualquer área quando o assunto é a competitividade: que é a inovação! 

Desse modo, inovar é sempre um diferencial. Afinal de contas, fazer algo inédito chama a atenção do público.

Porém, atrair olhares é importante, mas não o suficiente para enfrentar a concorrência. Nesse sentido, é preciso inovar com lógica. Ou seja, o seu “destaque” tem que ser interessante.

Além disso, conforme você reinventa produtos e serviços, outras áreas da empresa precisam acompanhar essa evolução. 

Em outras palavras, é crucial atualizar o modo de anunciar e a maneira de se relacionar com os clientes.

Quando se fala em concorrência e inovação, logo pensamos nas ideias disruptivas de gênios da tecnologia – mas, isso não significa que você precisa ser um.

Isso, porque descobrir como sair na frente da concorrência envolve, primeiramente, atitudes pequenas, não necessariamente caras. 

Afinal, toda maratona começa com uma primeira passada. Quer descobrir como inovar e obter destaque? Então acompanhe o artigo.

Potencialize as qualidades da empresa

Para colocar em prática seus planos de como sair na frente da concorrência, é necessário ter algo para destacar seus produtos e serviços. Trata-se da famosa tática “agregar valor”.

Mas como se consegue isso? Um bom começo, por mais singelo que pareça, é deixar o ambiente físico mais favorável ao surgimento de novos modos de pensar.

Nesse sentido, uma decoração mais colorida, um painel para receber sugestões dos colaboradores e, até mesmo, cadeiras mais confortáveis são elementos ótimos para o start.

Assim, os funcionários começam a entrar no clima do entusiasmo, dessa forma, a tendência é a criatividade vir à tona. 

Esse pensamento criativo deve ser incentivado e direcionado para encontrar formas práticas de melhorar aquilo que já é bom. É transformar clientes fiéis em fãs incondicionais.

Assim, surgem novas propostas para fortalecer a marca e seus atributos. Veja algumas dicas para entender como sair na frente da concorrência com inovação!

Produza análises internas de forma constante

O primeiro passo na arte de dominar como sair na frente da concorrência, é descobrir os pontos fortes e fracos da organização. 

Na sequência, é importante analisar formas para criar métodos que vão aprimorar o planejamento e reduzir os erros.

Nesse sentido, são fundamentais reavaliações periódicas, uma vez que a percepção do público sobre seu negócio se modifica. 

O consumidor atual é muito exigente e volúvel. Isso sem mencionar as oscilações econômicas, ambientais e sociais que influenciam os segmentos de diversas formas.

Invista na retenção de talentos

Quem são os responsáveis pelo bom resultado? Se é a equipe de vendas, parabenize o time pelas conquistas, conceda bônus salariais e ofereça bolsas de estudos.

Do mesmo modo, se uma de suas qualidades tem a ver com os insumos, trabalhe o relacionamento com os fornecedores: ofereça brindes especiais, convide-os para conhecer as suas instalações e pague-os em dia.

Não tenha medo de mudanças

Conseguir de fato aprender como sair na frente da concorrência requer a perda do medo de mudanças. 

Nesse cenário, você precisa estar sempre de prontidão para modificar métodos, por exemplo, os que já estão dando certo. Isso é ótimo para agregar valor em um ritmo constante.

Como fazer isso na prática? Monitorando o cliente. Na verdade, os consumidores são como uma bússola ou um termômetro. 

Se você mantiver um diálogo aberto e frequente com o público, vai perceber a hora certa de alterar algo. 

Para tanto, é fundamental que o gestor seja maleável. Ou seja, sempre que for necessário, faça intervenções de pessoal, de procedimentos operacionais e, até mesmo, de mercadorias e serviços.

Minimize e reverta os efeitos das vulnerabilidades

Realizar o acompanhamento de resultados, também é uma forma de se superar perante à concorrência.

Desse modo, a performance financeira malsucedida deve ser fonte de aprendizado. Nesse contexto, substitua a lamentação e o arrependimento pela superação.

Assim, tenha um olhar especial para aquilo que está saindo dos trilhos. Análise o problema até encontrar a sua raiz. 

Infelizmente, cada empresa tem uma realidade, por esse motivo, cada uma enfrenta um tipo de contratempo. 

Entretanto, alguns pontos fracos são muito comuns. Separamos algumas dessas falhas a seguir! Será que você se identifica com elas? Acompanhe!

Time desmotivado e pouco qualificado

Quando o assunto é entender como sair na frente no mercado, os recursos humanos serão importantes. 

Desse modo, se a equipe não faz o esperado, trabalhe para movê-la até onde você quer. Dessa forma, desenvolva cursos motivacionais, dinâmicas em grupo, workshops, etc.

Mais um ponto importante: avalie também a qualidade das suas lideranças. Muitas vezes, os chefes e diretores estão há anos na empresa e são os primeiros a demonstrar apatia, cansaço e pouca vontade. 

Lembre-se de que um bom líder crê no seu time, o treina e não tem medo de delegar tarefas.

Má gestão do tempo

No mercado, o nível de competitividade está acirradíssimo. Afinal, todo mundo está em busca de um melhor desempenho.

Diante disso, não dá para sobreviver sem uma supervisão estratégica do tempo. Ou seja, para inovar é indispensável cumprir as tarefas em ordem de relevância e de prazos, com suporte tecnológico. 

Isso pode se reverter em economia de dinheiro, evitando horas extras, por exemplo.

Descontrole sobre o conhecimento produzido

Tenha uma forma de documentar todos os processos de ponta a ponta. Nenhum colaborador pode ser o único a entender de algo.

Falta de transparência na tomada de decisões

Inovar significa mudar, algo nem sempre bem-visto pelos colaboradores. 

Nesse contexto, agir com clareza é o melhor caminho para evitar fofocas e um clima ruim.

Atenda com foco na resolução de problemas

Para compreender como sair na frente dos outros negócios, o consumidor deve ter prioridade em relação aos egos internos. 

Infelizmente, é corriqueiro empresas que focam mais em achar o culpado do erro, do que na solução do problema. 

Confira nossas propostas para uma atendimento focado:

  • Veja o que pode ser aprendido com uma falha e espalhe para a equipe;
  • Dê mais atenção ao presente e ao futuro, do que ao passado;
  • Tenha preocupações, mas desenvolva planos de ação para cada uma delas.

Faça do marketing digital seu aliado

As estratégias de marketing digital abordam o público com mais qualidade. Afinal, na propaganda online, você encontra clientes já interessados no seu negócio. 

Mais um ponto positivo: não é preciso atraí-lo até você, pois a empresa vai estar, pela internet, onde o comprador já circula.

Além disso, o comportamento do consumidor pode ser monitorado, o que vai dar base para as decisões estratégicas mencionadas. 

Veja alguns benefícios do marketing digital!

Bom posicionamento nos buscadores

O marketing digital atua para que o site da empresa, ou blog, sejam achados pelo cliente em suas buscas em motores de pesquisa, como o Google.

Conquista de clientes pelas redes sociais

Outro passo importante para encontrar o caminho de como sair na frente da concorrência, são as redes sociais. 

Por meio delas, é viável segmentar sua audiência por preferências e comportamentos, o que traz uma precisão cirúrgica para suas abordagens.

Ou seja, você proporciona o que o consumidor já está querendo, na hora e no momento certo. 

Isso sem mencionar o poder de visibilidade. Para se ter uma ideia, somente no Facebook, mais de 1 bilhão de vídeos são abertos diariamente.

Novas chances de negócios

Com o marketing digital, sua empresa consegue disponibilizar conteúdo de qualidade, atributo imprescindível na lição de como sair na frente da concorrência.

Assim, a organização vai se tornando uma referência em determinado setor. Dessa forma, ela passa a ser mais procurada, até mesmo por quem não têm uma intenção tão concreta de compra.

Por isso, companhias que contam com blogs ativos, conseguem gerar mais oportunidades comerciais

Afinal, informações atualizadas deixam a reputação mais forte, e permitem impulsionar a marca de modo permanente.

Portanto, entender como sair na frente da concorrência requer autoconhecimento, um time qualificado e, acima de tudo, coragem!

Com o marketing digital, é possível obter tudo isso em trilhas estratégicas montadas na internet. 

Mais do que ficar em evidência no ambiente online, você ganha novas ferramentas de relacionamento com o público. 

Quer mais dicas sobre competitividade? Então leia o post Livros essenciais para a gestão de pessoas!

Este texto foi produzido pela equipe da dBriefing Resultados Criativos. Você encontra muito mais conteúdo sobre branding, design gráfico e marketing digital no Blog da dBriefing!

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