3 benefícios que o registro de ponto traz para sua empresa

Além de facilitar o controle de pessoas que circulam no ambiente, um sistema de Registro de ponto eletrônico pode ser muito vantajoso para facilitar a rotina de trabalho do seu negócio.

Como o próprio nome diz, o ponto eletrônico é uma inovação que a tecnologia trouxe e que serve para o empregador ter acesso à rotina dos funcionários de forma simples, eficaz e digital.

Entre outros benefícios, esse sistema é muito melhor do que a antiga folha de ponto que, por meio de um caderno tradicional dava mais trabalho na hora de lançar dados no sistema, por exemplo. Está pensando em investir nesse tipo de serviço mas ainda não tem certeza?

Então continue lendo esse artigo e confira 3 benefícios que o registro de ponto pode trazer para o seu negócio!

1. Segurança para a empresa e para os funcionários

Além de controlar os horários, as faltas e os intervalos do colaborador em sua rotina de trabalho, o Registro de ponto eletrônico é um sistema que garante segurança para os dois lados, em situações bem específicas.

Imagine, por exemplo, que o funcionário precisa provar para a justiça que estava na empresa em determinado dia e o horário.

Com equipamento eletrônico, fica muito mais fácil registrar esse histórico sem erros que poderiam ser cometidos com o registro tradicional em papel que pode conter rasuras ou falhas.

Além disso, vale destacar que o relogio de ponto também ajuda o trabalho do RH, uma vez que o controle exato de horas trabalhadas, horas extras, entradas e saídas é essencial para coisas importantes como:

  • Cumprimento da legislação trabalhista em relação às horas trabalhadas;

  • Cálculo do salário, considerando banco de horas;

  • Maior segurança no acordo firmado entre o negócio /colaborador.

Por isso, se você ainda não conta com um leitor eletrônico em seu negócio, esse é um bom motivo para aderir ao sistema.

2. Gestão eficiente da rotina do negócio

Organização é a chave do sucesso para qualquer negócio. Seja no controle da qualidade dos serviços, no funcionamento da rotina ou em qualquer outra necessidade, uma gestão eficiente minimiza problemas.

Contar com sistemas eletrônicos como o Relógio cartográfico é uma coisa que pode ajudar nesse sentido, principalmente na rotina do setor de recursos humanos.

Na prática, esse dispositivo serve para marcar os horários de entrada e saída dos colaboradores e ainda é possível imprimir essas informações com um cartão de cartolina.

Diferente de outros aparelhos mais sofisticados, o Relógio cartográfico é uma solução de baixo custo, ou seja, um modelo ideal para pequenas empresas e estabelecimentos.

A simplicidade da peça não tira suas principais vantagens, sobretudo quando o objetivo é coletar informações envolvendo a rotina da equipe.

Ao saber como anda o desempenho da equipe, os atrasos, as horas extras, o setor de RH tem base para fazer um trabalho de gestão mais eficiente, pois:

  • É possível identificar problemas de organização da equipe;

  • O mapeamento de informações pode inspirar melhorias do time;

  • Ter as horas de trabalho contabilizadas facilita a organização;

  • O registro minimiza erros na folha de pagamentos.

3. Praticidade

Contar com um leitor de tag dentro de um sistema eletrônico oferece muito mais praticidade do que o registro manual.

Isso é muito vantajoso para seu negócio, pois quanto menos tempo você perder na correção de erros como horários de funcionários que foram contabilizados de forma errada, mais produtiva será a rotina.

Além disso, vale a pena destacar que um leitor de tag é muito mais prático do que outros equipamentos, pois basta o colaborador aproximar a digital e pronto: todas as informações são captadas.

Quando se trabalha com opções manuais, fica muito mais fácil rasurar, esquecer de anotar a hora certa e sua empresa tem o dobro de esforço para calcular horas extras e outras variáveis pertinentes na gestão do trabalho.

Além de todas essas vantagens, é sempre bom lembrar que ao investir em um relogio de ponto, seu negócio está respeitando as regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que se referem ao controle da jornada de trabalho.

Independente da sua empresa ter um contrato de prestação de serviços que seja mais flexível do que as normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ter esse controle é muito importante para organização da rotina do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *