restaurante

Saiba o que fazer para abrir um restaurante

Uma das atividades essenciais à vida diz respeito à alimentação. Todos precisam comer para viver. E comer pode ser também uma arte aplicada por restaurante e não, simplesmente, uma necessidade de “matar a fome”.

Cada vez mais, com o desenvolvimento tecnológico, os estudos na área de gastronomia avançam e permitem a criação de pratos mais modernos, deliciosos e com bastante técnica.

Pratos que explodem em sabor e que trazem prazer e satisfação ao cliente.

Pensando nisso, investir na abertura de um restaurante pode ser uma excelente dica para quem está se formando em gastronomia ou simplesmente tem uma excelente equipe para trabalhar.

E se te dissesse que é possível abrir um restaurante e ainda, incorporar tecnologia e inovação? Pois bem, é sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira!

Você sabe o que é automação para o seu restaurante?

A automação é um processo de tecnologia e inovação bastante interessante e que, basicamente, consiste na realização de atividades por máquinas.

No caso da automação comercial é a mesma lógica, só que envolvendo uma programação de atividades voltadas ao setor comercial e até mesmo, ao setor gastronômico, dentro de uma cozinha.

As máquinas conseguem ser programadas para fazer atividades que facilitam o cotidiano e que contribuem para otimização do tempo dentro de cozinhas industriais.

Essas atividades podem ser:

  • Lavar a louça;
  • Refrigerar ou aquecer um ambiente ou alimento;
  • Emitir relatórios de controle ao empreendedor;
  • Emitir alertas caso algo esteja incorreto dentro da cozinha;
  • Cortar alimentos com mais facilidade;
  • Acender ou desligar as luzes;
  • Desligar ou ligar eletrodomésticos.

Sendo assim, diante desse sistema, existem várias possibilidades que podem ser fundamentais e essenciais para otimizar o tempo de preparo dos pratos, trazendo agilidade, inovação e tecnologia.

Esse processo de tecnologia e inovação pode ser tão intenso em um restaurante que é possível incorporar um cardápio digital, que os clientes conseguem acessar dos seus celulares ou smartphones.

Muitos pedidos, inclusive, podem ser realizados de modo digital para entrega residencial ou até mesmo, para adiantar o processo de reservas em uma restaurante.

Equipamentos de segurança

Para quem tem um restaurante deve entender a importância de pensar na segurança do local.

Isso se refere desde o preparo dos alimentos que deve ter qualidade assim como toda higienização do local e as liberações para o funcionamento que são exigidos pelos órgãos públicos locais.

Além disso pensar no cuidado com a infraestrutura do espaço é fundamental para prevenção de acidentes como incêndios ou sobrecarga na rede de energia.

Falando sobre a energia elétrica é importante ressaltar que ela é fundamental para realização das atividades em um restaurante. Mas, e se houver uma pane ou problema na rede de distribuição de energia? Nesse caso, o restaurante ficaria no escuro e com todos os seus equipamentos desligados.

Isso representa uma interrupção na realização das atividades assim como pode representar uma perda dos produtos que sem refrigeração podem estragar.

Uma das formas de solucionar esse problema é contando como gerador que seja da capacidade do seu restaurante.

Os geradores são equipamentos que transformam energia mecânica em energia elétrica e por isso contribui para suprir a necessidade energética de um local até que a rede de energia elétrica se restabeleça.

No entanto, quem tem geradores em um ambiente deve cuidar também da manutenção de geradores de energia, contando com técnicos e pessoas que sejam especializadas nesse segmento.

Outras considerações

O interessante de implantar sistemas automatizados é que também é possível controlar e gerenciar o seu negócio com mais facilidade, através do uso de softwares.

Sendo assim, o uso de softwares é uma tecnologia que veio para ficar e que se mostra bastante eficiente e otimizada.

Por exemplo, no caso do uso de um software restaurante por quilo, os clientes conseguem pesar seus alimentos com maior facilidade e a quantidade de comida e o valor gasto são computados.

O empreendedor terá acesso a relatórios com o balanço de gastos, pedidos no mês, investimentos, capital de giro e o que ele precisa melhorar.

Assim, fica muito mais fácil gerenciar os gastos e direcionar os investimentos.

Nesse caso, é importante contar também com uma maquininha justa, pois muitos clientes optam por fazer o pagamento no débito ou crédito, ou seja, utilizam cartão para a realização dessas atividades.

No caso de ter um software interligado com a maquininha, representa garantir um controle dos valores que foram debitados, facilitando esse gerenciamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *