Pagamento digital: como implementar na sua empresa?

O pagamento digital é uma forma eletrônica de envio de valor do pagador para o recebedor, a qual depende do uso de tecnologias específicas para acontecer.

Isso significa que, na prática, todo o fluxo operacional desse tipo de pagamento é realizado por meio de recursos tecnológicos próprios para essa atividade.

Para você entender melhor esse conceito, basta comparar o uso do dinheiro em espécie a meios de pagamentos digitais populares como o cartão de débito e o cartão de crédito.

O dinheiro impresso pode ser usado livremente em transações financeiras presenciais, sem dependerem da tecnologia, certo? Para isso, basta ter em mãos as cédulas com os valores correspondentes.

Os pagamentos feitos com cartão, por sua vez, requerem uma maquininha para a cobrança presencial, e de um sistema de pagamento para as vendas online.

Sem esses recursos, o pagamento via cartão de crédito ou cartão de crédito se torna impossível de ser feito. E o mesmo contexto tecnológico é aplicável a outros métodos de pagamento eletrônicos, tais como transferência bancária, boleto, carteira digital e o pix.

Nesse cenário, uma coisa é certa: quanto mais formas e meios de pagamento oferecer aos seus clientes, maiores as chances de conversão.

Porém, uma dúvida comum a muitos gestores é: como implementar os pagamentos digitais nas plataformas de vendas da empresa?

Se essa é a resposta que você busca, siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, tudo o que você precisa fazer.

O que é pagamento digital?

O pagamento digital pode ser definido como um recurso financeiro que depende da tecnologia para ser iniciado e concluído.

Isto é, a cobrança e o recebimento de valores somente acontece a partir do uso de uma base tecnológica desenvolvida especificamente para esse tipo de operação.

Aqui, vale a pena destacarmos que essa modalidade de pagamento faz parte do processo de transformação digital pela qual o setor financeiro vem passando e que se torna mais significativo e expressivo a cada dia.

Inclusive, a chegada da fintechs revolucionou esse mercado, tirando das mãos dos grandes bancos o monopólio financeiro e abrindo espaços até mesmo para empresas que não são nativas desse segmento criarem suas próprias soluções.

No caso, as Fintechs as a Service fornecem a tecnologia necessária para que negócios dos mais variados portes e ramos de atuação entregue para os clientes não apenas formas e meios de pagamento personalizados, mas também bancos digitais completos que levam a própria marca.

Qual o melhor meio de pagamento digital para sua empresa?

É um tanto complicado afirmar qual o melhor meio de pagamento digital para sua empresa. Isso porque essa escolha deve ser feita a partir da análise de três pontos principais, que são:

  • Tipo de produto e/ou serviço comercializado;
  • Canais de venda (online ou presencial);
  • Perfil e preferências do público-alvo.

Quanto a esse último tópico, é fundamental considerar também a experiência do cliente, avaliando quais dos pagamentos digitais têm potencial para deixar a etapa de pagamento mais fluida, rápida, dinâmica e principalmente segura.

Porém, assim como comentamos logo na abertura deste artigo, quanto mais opções de pagamento o cliente tiver, menores são as chances de ele desistir da compra.

Um dos principais motivos é que você estará dando-lhe diferentes alternativas, tornando mais fácil alinhá-las ao atual momento financeiro que o comprador está vivendo.

Seguindo essa linha de pensamento, trabalhar com poucas opções de pagamento pode fazer o cliente optar por não adquirir o produto/serviço da sua empresa e migrar para um dos seus concorrentes.

Como você deve estar imaginando, esse comportamento afeta o volume de vendas, o alcance e participação de mercado, a imagem e, consequentemente, o faturamento do seu negócio.

Dessa forma, alguns bons exemplos de pagamentos digitais que você pode oferecer ao seu público-alvo são:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Cartão pré-pago;
  • Pix;
  • Boleto bancário;
  • Link de pagamento;
  • Carteira digital.

Quanto mais formas de pagamento a sua empresa aceitar, melhor para diferentes pessoas, o que aumenta o alcance do seu público-alvo.

Como implementar serviços de pagamentos digitais na sua empresa?

Para quem trabalha com vendas presenciais, o pagamento digital depende do uso de equipamentos próprios, como a máquina de cartão. Inclusive, caso você ainda não saiba, já é totalmente possível passar pix na maquininha.

Nessa forma de recebimento de valores, um QR Code é gerado na tela do aparelho. Para fazer a leitura o cliente precisa de um dispositivo móvel (geralmente um smartphone) conectado à internet e que tenha uma carteira digital ou aplicativo bancário baixado.

Já para as empresas que fazem vendas online, a implementação dos pagamentos eletrônicos depende de uma plataforma de pagamento digital.

Como funciona essa plataforma?

A plataforma de pagamento digital é um sistema, geralmente oferecido por uma Fintech as a Service, que viabiliza a oferta e o gerenciamento de diferentes formas e meios de pagamento, todos unificados em um mesmo ambiente.

Por meio de APIs, que são um conjunto de instruções e padrões de programação que realizam a comunicação entre dois ou mais pontos, o sistema de pagamentos é inserido nas soluções de venda online da empresa. Com uma boa plataforma de pagamento é possível:

  • Disponibilizar aos clientes diferentes meios de pagamento;
  • Elevar a segurança do fluxo de recebimento de valores;
  • Realizar split de pagamento (no caso dos marketplaces);
  • Otimizar o checkout com soluções como compra com um clique;
  • Aprimorar a conciliação bancária.

Isso faz com que você consiga melhorar a gestão financeira da sua empresa.

Como escolher a melhor plataforma de pagamento digital?

Porém, para usufruir dessas funcionalidades, é preciso escolher bem a plataforma de pagamento digital. Para tomar a melhor decisão para o seu negócio, alguns critérios que não podem ficar de fora são:

  • Segurança;
  • Escalabilidade;
  • Custos e taxas;
  • Suporte;
  • Facilidade de integração;
  • Diversidade de formas e meios de pagamento;
  • Capacidade para integrar novos métodos de pagamento que surgirem.

Considerando esses parâmetros, fica muito mais fácil acertar na escolha e implementar mais de um tipo de pagamento digital na sua empresa de forma prática e segura.

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.