NR12

Que profissional pode emitir laudos NR 12?

Se você necessitar avaliar as máquinas em sua instalação para emitir relatórios NR 12 para atender às normas regulamentares NR 12 e ter um orçamento limitado, sabe por onde começar? 

A ideia mais óbvia é emitir um laudo NR12 para as máquinas mais perigosas, mas é possível avaliar o que é mais ou menos perigoso? Para isso, é necessário preparar uma avaliação de risco antes de considerar o relatório NR12. 

Além das dicas que vamos lhe passar, é muito importante fazer um Curso de NR12.

A NR12 é uma avaliação de risco completa de todas essas máquinas e pode custar cerca de 10% do custo para ajustar e publicar seus relatórios NR12. 

Apenas para a avaliação de risco, você sempre deve ter pelo menos umas 4 semanas para a avaliação no local e ter mais 4 semanas para receber o devido relatório documentado. 

Depois de receber o relatório, o profissional deverá ainda precisa ler todos os resultados de cada máquina, se ainda não sabe quais são as máquinas mais perigosas continue neste artigo.

Em termos de proteção, adequação da máquina e relatórios NR12, orçamento, tempo e prioridade são desafios comuns enfrentados pela maioria dos gerentes de instalações ou de segurança. 

A solução pode ser uma ferramenta chamada avaliação avançada, às vezes chamada de “verificação de segurança”. 

Menos tempo, menos custo, direção clara: Qual a diferença entre uma avaliação avançada e uma avaliação completa de aplicabilidade da NR12? 

Por meio de avaliações avançadas, os especialistas em segurança da máquina revisam a proteção existente de cada máquina em sua instalação, cumprem as normas NR12 e identificam as áreas que podem exigir uma avaliação de risco mais completa e / ou ações corretivas. 

Uma avaliação de risco completa é composta por vários elementos diferentes e pode demorar mais tempo, porque neste caso, são determinados os limites da máquina, as diferentes tarefas realizadas pelo pessoal são avaliadas e registradas, o risco é associado a cada tarefa e verificado. 

Portanto, cada tarefa perigosa é ponderada de acordo com a gravidade da lesão, a frequência de exposição e a probabilidade de ocorrência. Esses três fatores são combinados para determinar o nível de risco do perigo. Portanto, podemos priorizar qual máquina deve emitir o laudo NR12 primeiro.

Em alguns casos, esse resultado do nível de risco é o escopo do relatório e termina com o relatório NR12. 

Em uma avaliação mais abrangente, o nível de risco estará relacionado ao nível apropriado de controle exigido, e uma solução de proteção recomendada será fornecida para cada máquina para marcar a adequação da NR12 e do relatório NR12. 

Dependendo do profissional, a avaliação de risco pode conter informações mais ou menos detalhadas sobre esses diferentes elementos, por isso é muito importante saber exatamente o que será incluído no relatório final.

Ao contrário de uma avaliação de risco completa que pode se avaliar uma única máquina para uma unidade complexa em algumas horas ou mesmo dias, uma avaliação avançada geralmente leva apenas alguns minutos por máquina para determinar se a proteção existente é compatível e se há algum trabalho adicional para ser feito. 

Normalmente, o avaliador terá uma breve conversa com o operador da máquina para descobrir quaisquer perigos para o trabalho específico realizado na máquina, o que pode exigir alguma consideração especial.

O que é o Laudo de NR12?

Definimos o laudo NR12 como sendo um documento técnico executado por bons profissionais, eles devem ser legalmente habilitados, engenheiros elétricos de sistemas elétricos e engenheiros mecânicos de proteção mecânica.

Cada relatório NR12 emitido vai incluir alguns registros de inspeção das máquinas, classificação assim em categoria de segurança, análise preliminar de risco e quantificação de risco.

Relatórios fotográficos, listas de não conformidades (se aplicável) e recomendações de ajustes aos diversos padrões da ABNT e ART (CREA) também fazem parte do relatório NR12 de máquinas e equipamentos.

Quais os itens avaliados dentro de um Laudo de NR12?

  • Limites das máquinas
  • Dados e descrição da máquina
  • Inventário da máquina
  • Análise de riscos
  • Classificação de riscos
  • Categoria de segurança da máquina
  • Qualificação profissional dos operadores
  • Sinalização
  • Sistema de segurança e emergência
  • Manual, projeto e demais documentações
  • Lista de prioridades
  • Ações e recomendações necessárias

O que deve procurar em um profissional que saiba emitir laudo NR12?

A emissão do laudo NR12 deve ser realizada por profissionais com graduação em engenharia e pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho. 

É necessária alguma experiência para garantir que cada categoria de proteção seja analisada corretamente. O consultor sempre deve atender aos seguintes critérios destacados:

  • Experiência dentro das análises de máquinas, que deverá ser totalmente adequação a NR12 e a avaliação dos níveis de risco e das estratégias de redução de risco;
  • Receber treinamento formal em padrões de avaliação de risco de acordo com a NR12, e ter experiência em métodos de avaliação de risco relevantes, o treinamento pode ser com um Curso Online com Certificado;
  • Ter histórico de avaliação de diferentes tipos e quantidades de máquinas em diferentes unidades fabris;
  • Capaz de verificar dispositivos de proteção e locais perigosos de acordo com os atuais padrões de proteção de máquinas do Brasil;
  • Rica experiência e um entendimento completo da aplicação correta de dispositivos e drivers de segurança;
  • Ser capaz de fornecer materiais de referência relacionados ao relatório NR12.

Quando deve ser feito o Laudo de NR12?

Recomenda-se a realização de laudo NR12 na hora de fabricar uma máquina (nova) para entender os riscos da máquina existente e quando houver alteração em sua estrutura e características de segurança.

Quem pode assinar/emitir o laudo?

O laudo NR12 só pode ser emitido por profissionais com formação legal, ou seja, engenheiros elétricos de sistemas elétricos e de segurança e engenheiros mecânicos de máquinas e condições mecânicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *