Os principais sintomas causados pela alergia a pelo de animais de estimação incluem vermelhidão, tosse, espirros e coriza. Alguns pacientes também podem desenvolver sinais de asma, como chiado e dificuldade para respirar.
A alergia ao pelo dos animais de estimação é uma reação alérgica causada pelas proteínas encontradas nas células da pele, saliva ou urina do animal.
Qualquer animal com pelagem pode desencadear uma alergia a animais, mas as alergias a animais de estimação estão mais associadas a animais como cães e gatos.
Se você possui alguma alergia a animais de estimação, a melhor maneira é evitar ter contato ou ficar o mais afastado possível do animal.
O uso de medicamentos controlados ou de outros tratamentos podem ser necessários para aliviar os sintomas e controlar a asma, mas para isso, é importante uma consulta com um médico especialista em alergia no RJ.
Quais são os sintomas da alergia a pêlos de animais?
Os sintomas mais comuns que os pacientes apresentam quando estão perto de animais de estimação costumam ser
- Espirros;
- Febre;
- Vermelhidão na pele;
- Coriza;
- Coceira nos olhos;
- Olhos vermelhos e lacrimejantes;
- Congestão nasal;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade ao respirar;
- Chiado no peito;
Alguns dos sintomas costumam ser parecidos com os da gripe comum ou do resfriado, por isso atente-se quando o quadro clínico começar a piorar.
Sempre que um dos sintomas for identificado, é importante que o paciente em questão procure ajuda médica, sendo que em alguns casos a alergia pode afetar o sistema nervoso e comportamental do indivíduo.
Em casos que a alergia começa a afetar o sistema nervoso, é importante procurar uma clínica de neurocirurgia em Nova Iguaçu para tratar do paciente.
Como funciona o tratamento para alergia a pelo de animais?
O tratamento para quem possui crises alérgicas ou crise alérgica a pelo de animais é feito mediante diagnóstico médico e com orientação médica, que indicará o uso de remédios controlados como anti-histamínicos ou corticóides.
Lembrando que alguns medicamentos podem causar infecções de urina, sendo necessária a consulta com um urologista em Jundiaí, ou ter algumas reações adversas, por isso é importante sempre consultar o médico especialista antes de tomar qualquer medicamento.
Quando o tratamento não é eficiente, é necessário que o paciente busque um médico especialista no assunto pois a crise alérgica pode se agravar e o paciente pode desenvolver outras doenças do sistema respiratório, como asma, sinusite e bronquite.
Como evitar alergia a pêlo de animais?
O paciente que possui alergia a pêlo de animais precisa evitar ter contato ou animal de estimação em casa, mas quando isso não é possível, existem alguns cuidados que ele pode estar tomando.
Geralmente o paciente que possui alergia a pêlo de animais precisa estar sempre fazendo uma faxina com frequência para a retirada dos pelos.
Por isso, use de preferência o aspirador de pó para evitar que os pelos e a poeira se movam fazendo com que a pessoa espirrar, evite muita mobília em um ambiente para não acumular pelo e nem poeira e de preferência a cortinas e persianas em Atibaia, que são mais fáceis para a higienização.
Qual é a causa da alergia a pelo de animais?
As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a uma substância estranha chamada alérgeno, além de estar no pelo, ela também está na saliva e urina. Por isso, a reação acontece mesmo quando o cão está totalmente tosado ou não possui pêlos, como é o caso do cachorro pila argentino.
Raças de cachorros e gatos que são menos prejudiciais para pessoas alérgicas
Existem algumas raças de cachorros indicadas para pessoas alérgicas pelo fato de não soltar muito pelo, essas raças são:
- Terrier americano;;
- Pila argentino;
- Bichon Frisé;
- Poodle e Poodle Toy;
- Cão d’água português;
- Cristado chinês;
- Schnauzer;
- West Terrier;
- Soft Coated wheaten terrier,
- Pelado mexicano;
- Pelado peruano.
Raças de gatos indicados para quem possui alergia aos pelos são:
- Oriental short hair;
- Balinese;
- Javanese;
- Cornish rex;
- Siberian.
É importante frisar que, por mais que esses animais sejam indicados para quem possui alergia ao pelo, não significa que se o paciente tiver um desses animais em casa a crise alérgica dele não se manifestará.
Sempre procure ajuda médica especializada para o controle dos sintomas da alergia.
Considerações finais
Este conteúdo é de caráter informativo e tem por objetivo mostrar os sintomas de quem possui alergia a pêlo de animais. A pessoa que apresentar sintomas não deve utilizar-se dessas informações para automedicação, ou realização de testes, o indicado é sempre procurar um médico especialista no assunto.
Texto desenvolvido pela equipe de redação da KOP Animado.