Praguinha adesivo e pragão: Aprenda para que servem

Provavelmente você já usou ou viu alguém usando a praguinha adesivo em algum momento da sua vida, principalmente em momentos de campanhas eleitorais.

É muito comum que em períodos de eleições políticas nós encontremos muitos anúncios contendo propagandas dos candidatos e seus partidos.

Encontramos as propagandas eleitorais nas televisões e nos panfletos, também conhecidos como santinhos políticos, distribuídos em diversos locais da cidade, sobretudo semáforos das avenidas mais movimentadas.

Além dessas propagandas eleitorais, também existe a praguinha eleitoral, também conhecida como praguinha adesivo, praguinha política e pragueira personalizada.

Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre esse material, ficar por dentro desse assunto e se manter atualizado.

Saiba mais detalhes do material

Durante o período eleitoral é comum vermos diversos tipos de materiais impressos espalhados por toda parte.

A gente já sabe que será assim, por um curto período, mas o que a gente não sabe é que alguns materiais têm nomes bem peculiares.

Conhecer os nomes, especificações e até algumas restrições desses produtos é importante, principalmente para quem trabalha na área de design, comunicação ou marketing.

Sabe aqueles adesivos que os candidatos utilizam colados em suas camisas? É muito comum vermos, também, em seus cabos eleitorais ou eleitores.

Então, esses adesivos, são o que chamamos de praguinha ou pragão em termos eleitorais.

O material é exatamente o mesmo, a única diferença entre eles é que o pragão é maior do que a praguinha.

Para o modelo praguinha adesivo, que é menor, geralmente é utilizada a medida de 5x5cm, enquanto para o pragão, que é o modelo maior, 7x7cm.

Apesar dessas medidas, é possível criar praguinhas de diferentes tamanhos e modelos.

Além disso, o uso ou não de cores é variável, ficando sob escolha do partido ou candidato que está mandando fazer o material.

Costumam ser sugeridos vinil brilho ou fosco. O vinil transparente e metalizado devem ser evitados em materiais de campanha. Para garantir que a identidade visual do partido não sofra alterações.

Informações que costumam ter

É indicado que esse material tenha informações importantes como o nome e número do candidato,sigla do partido e, sempre que for possível, o slogan da campanha, site, redes sociais e até contato do comitê político.

Também é muito interessante que a foto do candidato esteja no material, isso facilitará o reconhecimento das pessoas para o candidato.

Outro ponto importante a ser considerado é que o número político deve ser a informação com maior destaque no verso do material e, em caso de presidente ou prefeito, o nome do vice não pode ser menor do que 30% menor do que o titular.

Como fazer a sua praguinha política?

É necessário passar por algumas etapas para que todo o modelo do material seja pré-desenhado e aprovado pelo candidato e também pelo partido.

As etapas são:

  • Definir características da praguinha eleitoral;
  • Criar a arte para que se tenha uma pragueira personalizada;
  • Fazer a encomenda do material;
  • Retirar ou receber o lote de praguinha adesivo pronto.

Primeiro, é importante definir algumas características do pedido como, por exemplo, a quantidade de praguinha adesivo necessária e o material que a pragueira personalizada deverá ser produzida.

Depois, pode-se contratar um profissional como um designer, por exemplo, para que ele crie a arte que será estampada no adesivo praguinha para campanha política.

Isso vai garantir mais qualidade para a diagramação, fazendo com que o resultado fique ainda melhor.

Após criar a arte da praguinha eleitoral e ela ser aprovada por todos os membros necessários, chega a hora de enviar para a empresa escolhida para realizar o pedido da preguinha adesivo.

É muito importante que você pesquise por referências para garantir o resultado esperado e não ser surpreendido.

Depois disso, geralmente basta aguardar para que o lote do pedido de praguinha adesivo fique pronto.

Caso exista alguma necessidade de alteração em relação às cores ou materiais escolhidos, a empresa responsável costuma entrar em contato para alinhar qualquer modificação com você.

Saiba onde mandar fazer o material

É importante pesquisar por empresas e gráficas que sejam claras em relação aos materiais utilizados na praguinha adesivo, garantindo para o cliente que ele terá uma material de qualidade.

Como a praguinha política se trata de um material que é utilizado, na maioria das vezes, por algumas horas e em diferentes tipos de tecidos, é importante garantir que sua qualidade seja boa.

Existem muitas opções de empresas que realizam esse tipo de serviço disponíveis na internet, uma excelente dica de empresa é a Ultra Dig.

A Ultra Digi realiza projetos de Comunicação Visual, Brindes e Gráfica Digital para os clientes, garantindo uma entrega com credibilidade, profissionalismo e experiência com equipamentos de última geração.

Vale muito a pena conferir!

Colocando em prática

Neste conteúdo você aprendeu sobre alguns materiais usados para as propagandas e campanhas eleitorais, e focamos em esclarecer o que é e para que serve a praguinha adesivo e pragão.

Entre outros pontos, também foi compartilhado informações das etapas que você pode seguir para fazer a sua praguinha adesivo e as informações que precisam constar no material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *