Estilos de calças femininas: veja algumas tendências!

Estilos de calças femininas: veja algumas tendências!

As calças femininas estão presente no guarda-roupa de quase toda mulher. É uma peça curinga, estilosa, acessível e democrática. Você deve ter aquela calça preferida, não é mesmo? A mais bonita, ou mais confortável, ou que te deixa estilosa. Mas saiba que o uso das calças pelas mulheres é uma conquista.

Essa história a gente conta no post hoje, junto com uma lista de estilos de calça feminina para você escolher a sua favorita e conhecer novos modelos!

Mulheres de calça não entram

O uso da calça pelas mulheres começou a ser popularizado quando elas tiveram que sair de casa e entrar no mercado de trabalho. 

No fim do século XIX, as mulheres começaram a usar calças para trabalhar nas fábricas. Durante a II Guerra Mundial, período de recessão, as mulheres também adotaram as calças no vestuário para trabalhar e também porque havia racionamento de roupas e elas precisaram usar a roupa de seus maridos, que foram para a guerra.

Coco Chanel (sempre ela, não é mesmo?)  foi a estilista que colocou  em seus manequins a calça feminina e popularizou o uso entre as mulheres influentes da França.

Mulheres usam calça para trabalhar, para sair, para ficar em casa, para dormir, para praticar exercícios físicos, para se divertir… 

Chega a ser impensável proibir mulheres de usar a peça. Porém, no Senado brasileiro, por exemplo, apenas em 1997 as senadoras foram liberadas para trabalhar usando calças. No Supremo Tribunal Federal, a regra do uso de apenas saias e vestidos (abaixo do joelho!) pelas mulheres para circular nas dependências da Corte foi abolida somente nos anos 2000!

 

Estilos de calças femininas

Agora que você é livre para usar a sua calça feminina em (quase) todos os lugares, conheça alguns estilos que você pode curtir e incluir nos seus looks diários!

 

Skinny

A calça skinny é feita em jeans e as suas medidas são elaboradas para que a peça fique bem justa ao corpo, desde a cintura até a barra da calça. 

O cós pode ser alto, médio ou baixo. O comprimento da perna da calça costuma deixar o calçado à mostra, na altura do tornozelo.

Cigarrete

A calça cigarrete é um tipo de skinny ligeiramente mais curta que, por isso, deixa alguns centímetros de perna acima do tornozelo de fora.

Pantalona

A calça pantalona feminina tem um corte reto, feita com tecidos mais encorpados, que não fica justa ao corpo, mas também valoriza a silhueta. 

O corte suaviza as curvas dos quadris largos e também valoriza os quadris estreitos. Termina com a boca mais larga, que dá movimento e elegância para quem a usa. 

Pantacourt

A calça pantacourt é a reinvenção da pantalona com comprimento midi. Continua solta no corpo, com boca larga, mas o comprimento termina no meio da canela. Ótima para compor looks em dias quentes!

Jogger ou jogging

A calça jogger feminina já tem um estilo mais soltinho no quadril, que pode ser com elástico ou amarração na cintura e punho nos tornozelos. Este tipo de calça é muito confortável e combina bastante com looks mais esportivos, mas também tem sido utilizado em ambientes mais formais.

Legging

A legging saiu das academias e do vestuário das amazonas da equitação para ocupar o guarda-roupa das mulheres de todos os estilos. 

De tecidos confortáveis e modelagem democrática, a legging deixa no capricho o visual das mulheres de todos os manequins. Normalmente são usadas com camisas, camisetas e cardigans femininos com comprimento maior, abaixo da cintura.

Flare

A calça flare feminina nada mais é do que o ciclo da moda em ação, já que o modelo era o queridinho de homens e mulheres dos anos 70. Era a chamada calça “boca de sino”, em referência à modelagem, que é justa na parte do quadril e perna e se abre, como a boca de um sino, do joelho para baixo.

Mom jeans

A mom jeans é uma calça de modelagem reta, de cós alto, confortável e que não marca as curvas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *