Dicas de lanches saudáveis para o dia a dia das crianças

Para ajudá-lo a ter um fluxo constante de ideias de lanches para as crianças se alimentarem nas creches ou pré-escolas, essa lista de dicas deve ajudar. 

Ela vai ser extremamente útil quando você se ver olhando para a geladeira sem ter ideias para o que levar para o lanche das crianças. Acompanhe a leitura!

Lancheira das crianças

A ideia de lancheira para crianças pode ser incrivelmente difícil.

Suas preferências mudam regularmente, eles nem sempre conseguem administrar uma grande variedade de alimentos por conta própria, e creches e pré-escolas podem ser limitadas com o quanto elas podem ajudar.

Almoços que não precisam ser reaquecidos

Sabemos que muitas creches não reaquecem os alimentos e precisam servir comidas fáceis, pois costumam alimentar muitas crianças ao mesmo tempo. 

Algumas dessas ideias podem parecer estranhas para serem servidas frias ou à temperatura ambiente, mas às vezes, encontrar mais opções de lanche para as crianças exige apenas uma mudança no que você acha normal. 

Afinal, muitos alimentos que tradicionalmente comemos quentes, são realmente frios!

Ajuste essas ideias de almoço para crianças com base no apetite e na capacidade de comer do próprio filho.

Adapte como você leva o almoço, conforme necessário.

Almoços com feijão

Todos os tipos de feijão são ótimos para o almoço das crianças.

Eles já estão em um pacote perfeito de petiscos e podem ser temperados de todos as maneiras. 

Enxague e escorra os grãos enlatados para remover o excesso de sal e seque com uma toalha de papel. Você pode experimentar:

  1. Feijão preto ou feijão com purê de batata-doce assada;
  2. Feijão preto ou feijão com tahine e suco de limão;
  3. Feijão preto ou feijão com molho suave;
  4. Feijão preto, pimenta em pó e limão;
  5. Grão-de-bico ou feijão branco com pesto;
  6. Grão-de-bico ou feijão branco com alecrim, azeite e limão;
  7. Grão-de-bico ou feijão branco com canela, cominho e/ou garam masala simples ou com iogurte;
  8. Tacos desconstruídos (frango desfiado, feijão, queijo e salsa suave);
  9. Feijão com macarrão e pesto;
  10. Misturado em hummus, espalhado no pão ou com biscoitos;
  11. Chilli de feijão;
  12. Grão de bico de canela;
  13. Edamame (descongelado) com arroz, molho de soja e óleo de gergelim torrado;
  14. Quesadilla com purê de feijão e queijo;
  15. Lentilhas com especiarias indianas (como garam masala, cominho e gengibre ou apenas sal e azeite).

Almoço com massas

Massas refrigeradas ou à temperatura ambiente são uma ótima opção para almoçar – pense nisso como uma salada de macarrão.

O único problema é que, às vezes, ele pode ficar um pouco firme quando está frio, por isso, adicione molho (ou azeite) suficiente para mantê-lo úmido e fácil de comer.

Você também pode embalá-lo em uma garrafa térmica isolada. Experimente:

  1. Macarrão com pesto e abobrinha (cozinhe a abobrinha em cubos com o macarrão);
  2. Sobras de macarrão com marinara e almôndegas;
  3. Macarrão com molho italiano e ervilhas descongeladas;
  4. Macarrão com tomate picado, queijo em cubos, manjericão e azeite.

Lanches saudáveis ​​para crianças

Enquanto as refeições representam a maior parte da ingestão nutricional de uma criança, a maioria das crianças come pelo menos um lanche por dia. 

Embora muitos dos lanches infantis mais comuns sejam de menor valor nutricional do que as refeições, os lanches ainda podem apoiar – ou até melhorar – o plano geral de alimentação saudável do seu filho. 

Algumas dicas:

  • Use os horários dos lanches para aumentar a ingestão de frutas e vegetais. A maioria das crianças não come a quantidade recomendada de frutas e legumes. 

Os horários dos lanches oferecem uma grande oportunidade para aumentar o acesso e a exposição a esses alimentos ricos em nutrientes. 

Tente combiná-los com produtos lácteos ou substitutos de produtos lácteos (como uvas e queijo), proteínas magras (como aipo e manteiga de amendoim), ou cereais integrais e pão (como sanduíche de banana em pão integral).

  • Mantenha uma variedade de alimentos saudáveis ​​à mão em casa. É muito mais fácil fazer lanches práticos e saudáveis ​​quando você tem alguns itens importantes em casa. 

As ideias incluem diferentes tipos de vegetais crus e frutas, molho de iogurte, hummus e palitos de queijo.

  • Evite alimentos industrializados. Os alimentos processados ​​(fabricados em uma fábrica e vendidos em sacolas e caixas) não têm muitos nutrientes e geralmente têm muito açúcar e sal adicionados. 

Além disso, as crianças podem sentir fome mais rapidamente depois de comer esse tipo de alimento.

  • Ensine seus filhos a comer um arco-íris de alimentos. Organize os pratos de seus filhos para mostrar a beleza de alimentos frescos e coloridos. 

Fale sobre as fazendas de onde vem o alimento e os agricultores que ajudam a cultivá-lo. Assim, você irá incentivá-los a ter uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Especial Saúde, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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