Cuidados essenciais com idosos

Quando a idade vai chegando, nosso corpo vai perdendo a habilidade de realizar funções que antes eram rotineiras. Isso faz com que os idosos necessitem de um cuidado a mais para se manterem saudáveis.

E isso inclui, além de realizar consultas rotineiras, ter uma boa estrutura ao seu lado com remédios e acessórios como a fralda geriátrica, que pode ser bastante necessária nesse momento. 

Pois bem, pensando nisso, neste artigo você confere algumas dicas essenciais de cuidados que devemos ter com os mais velhos.

Agendar consultas médicas periódicas

Após os 60 anos, o corpo passa por profundas mudanças que às vezes podem causar o surgimento de doenças mais sérias, como:

  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Alzheimer;
  • Entre outras.

Por conta disso, os idosos precisam fazer visitas periódicas a um médico geriatra, que é o profissional especializado na saúde do idoso. 

É ele que vai realizar os exames necessários para prevenir o surgimento de novas doenças e possíveis disfunções, além de tratar aquelas já diagnosticadas.

Durante as consultas e exames, é importante que o idoso vá acompanhando as informações e os procedimentos, para poder saber exatamente como está sua saúde e conferir as medicações indicadas pelo médico.

Estimular a convivência afetiva

O ser humano é um ser social, que precisa estar em grupo em todas as suas idades. Então, por mais que os idosos tenham a tendência de se isolar e não saiam muito de casa, muitas vezes por limitações do corpo, é fundamental que a família faça visitas periódicas.

Isso ajuda muito o psicológico do idoso e faz com que ele tenha mais ânimo para realizar diversas atividades. Ter o apoio da família, dos amigos e dos vizinhos de confiança é mais que fundamental na terceira idade.

Cuidar da dieta e manter uma alimentação saudável

Esse cuidado é essencial em qualquer idade, mas para idosos é importante ter uma atenção especial na alimentação deles e ver se estão ingerindo todos os nutrientes de que o corpo necessita.

Nesse ponto, é importante receber uma orientação médica para saber que alimentos devem ser colocados na dieta, já que o idoso pode ter problemas de saúde como hipertensão ou diabetes, que fazem com que eles tenham algumas restrições alimentares.

Também é importante verificar se o idoso está realizando todas as refeições do dia e ingerindo a quantidade ideal de água para se manter hidratado, já que muitos deles podem acabar esquecendo.

Realizar exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos traz benefícios para todas as idades, principalmente para os idosos, pois melhora a disposição para realizar atividades rotineiras além de ajudar a prevenir e tratar doenças.

Os melhores esportes para a terceira idade são natação, hidroginástica, pilates, tênis e musculação. Outras atividades recreativas, como dança e teatro, também são bem-vindas!

Aqui é muito importante que as atividades sejam feitas em duplas ou grupos, pois isso ajuda a motivar a pessoa a continuar em frente!

Cuidar da saúde mental

Quando chegamos na terceira idade é mais comum consultarmos apenas médicos que ajudem a manter o físico saudável, esquecendo muitas vezes de que a mente também precisa de cuidados.

Ter um acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental, pois, quando somos mentalmente saudáveis, isso ajuda na saúde do restante do corpo também.

Mais segurança na residência

Com a idade, muitas pessoas podem apresentar dificuldades motoras, o que faz com que acidentes aconteçam. No entanto, dependendo do acidente, pode haver problemas e complicações para a saúde do idoso. 

Por isso, investir em instalações na residência que garantam que o idoso poderá se mover com segurança é um cuidado essencial.

Você pode, por exemplo, instalar barras de apoio no banheiro e tapetes antiderrapantes nas escadas e corredores, além de deixar os objetos do cotidiano mais acessíveis e iluminar bem os cômodos da casa.

Além desses cuidados essenciais, também é importante que o cuidador e membros da família sejam pacientes com o tempo e o espaço do idoso e ofereçam ajuda quando notarem que ele está com alguma dificuldade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *