Cozinha americana pequena: Veja como montar a sua!

A cozinha americana já faz parte das decorações preferidas quando pensamos em ambientes funcionais. Afinal, seu estilo deixa o dia a dia mais prático, além de integrar o local de produção dos alimentos e refeições.

E se engana quem pensa que é preciso ter um ambiente grande para ter uma cozinha americana. Uma cozinha pequena, também pode ter esse estilo! Veja só algumas dicas para decorar sua cozinha com pouco espaço. 

1° Dica – Bancada

Esse espaço é democrático e pode ser feito de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, bancadas em L, retas, mais estreitas ou mais largas. 

Ao escolher o modelo e tamanho da sua bancada é importante verificar o espaço que você tem na sua cozinha, se isso não irá prejudicar na passagem ou movimentação durante o uso.

Pense se sua bancada será usada para refeições rápidas ou até mesmo para almoço e jantar, isso ajuda na hora de escolher o tamanho dela e claro, nos assentos.

O ideal é que sua bancada atenda sua necessidade, seja mais para o preparo dos alimentos, refeições, ou para dividir o espaço com os amigos. 

2° Dica – Assentos

E por falar em bancadas, não podemos deixar de falar dos assentos. Muito bem recebido nas cozinhas, as banquetas ganharam espaço e são uma mão na roda quando se trata deste assunto.

Peças de fácil manuseio, que ocupam pouco espaço são peças essenciais na hora de montar sua cozinha. Atualmente, há diversas opções de banquetas para combinar com sua decoração. 

Há opções com ou sem encosto: As opções com encosto dão maior conforto para sentar, são indicadas para cozinhas onde as pessoas ficaram sentadas mais tempo, por exemplo, em refeições mais longas, como citamos acima.

Os modelos sem encosto são ótimas opções para quem deseja ocupar menos espaço ainda, com elas existe a possibilidade de “guardá-las” embaixo da bancada ou até mesmo empilhá-las.

Caso você não deseje usar banquetas, você pode acrescentar uma mesinha próxima a sua bancada se possível. Ou utilizar cadeiras na bancada, se achar mais confortável.

3° Dica: Armários

Quando se fala em pouco espaço, logo sabemos que devemos tentar deixar o ambiente o mais clean e organizado possível. Por isso, os armários são tão essenciais.

Com uma cozinha pequena, optar por armários planejados é o ideal, pois assim, você utiliza o máximo de espaço possível, deixando sua cozinha decorada e atendendo às suas necessidades. Ah, é o melhor, encaixando ainda os eletrodomésticos.

Uma dica importante: Ao pensar nos armários planejados, tenha em mente onde ficará cada tipo de utensílio, louça. Assim, será mais fácil utilizar sua cozinha, sem fazer muita bagunça. 

4° Dica – Eletrodomésticos

Acompanhando a dica acima, mantenha os eletrodomésticos organizados. Esses itens, quando organizados juntamente com os armários, tornam-se grandes aliados no ganho de espaço.

Por exemplo, fogão, forno, microondas, são peças possíveis de se encaixar no planejamento dos armários, ou até mesmo da bancada, caso escolha um cooktop. 

Ademais, alguns itens podem ser guardados dentro do armário, deixando a bancada livre, são eles:

  • Liquidificador;
  • Panela elétrica;
  • Batedeira;
  • Entre outros.

Nesse sentido, pense em quais serão de mais utilidade ou não. 

5° Dica – Cor

As cores têm um papel imprescindível nos ambientes, elas têm o poder de aumentar ou diminuir, clarear ou escurecer, deixar mais leve ou mais pesado um local. Por isso, é importante escolher as cores usadas, para que se tenha uma cozinha mais agradável.

Os tons de cinza e off white são os clássicos quando combinados com tons amadeirados. Estão super em alta! É a paleta de cores para aqueles que não querem errar e desejam um ambiente mais claro e aconchegante. 

6° Dica – Iluminação

Cor e luz andam juntas e não podemos esquecer de falar delas! Com a infinidade de opções que temos hoje em dia, você não precisa mais ter somente aquela lâmpada tradicional no teto, no centro da sua cozinha. 

Pensando nisso, é possível dizer que, por exemplo, os pendentes e leds caem muito bem! Uma cozinha pequena, com a iluminação equilibrada, ganha outra cara. Olha só essa inspiração:

7° Dica – Delimite o espaço!

Por último e não menos importante, delimite o espaço. Com uma cozinha menor, é normal que se tenha menos espaço entre um ambiente ou outro. Por isso, utilize de móveis (como banquetas, sofás) ou até a própria bancada para criar esta divisão.

Além disso, há também quem prefira dois tipos de piso quando falamos de cozinha e sala de jantar e/ou estar. A divisão de espaços contribui para que o ambiente fique mais organizado e harmonioso. 

Dica bônus

Lembre-se, essas foram algumas dicas para você decorar sua cozinha americana e saber que é possível ter uma cozinha assim em pouco espaço. Vale lembrar também, que menos é mais, então não se preocupe em ter todos os itens, precisar caprichar em todas as dicas. 

O importante é sua cozinha ficar harmoniosa e com o seu estilo. 

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *