Controle de pombos: quais motivos de fazer-lo

O pombo selvagem é uma visão comum em quase todas as cidades, não importa quão grande ou pequena, essas aves vivem apenas com a humanidade e você não encontrará muitos vivendo em áreas rurais e a razão para isso é que essas aves já foram domesticadas e usado como uma fonte de alimento útil.

Os pássaros foram domesticados a partir de uma raça de pombos-das-rochas e você pode ver isso na maneira como eles fazem ninhos em saliências e peitoris de janelas de prédios.

O relacionamento deles com o homem remonta a onde os ossos de pombo foram encontrados em pirâmides onde os pássaros eram comidos como uma refeição funerária, então não é de se admirar que eles não tenham medo de nós.

Ao caminhar pelos shopping centers, você notará que os pássaros estão confiantes para andar bem na frente de seus pés enquanto esperam que alguma migalha ou petisco chova.

Este é o problema dos pombos; eles vivem ao nosso redor enquanto obtêm comida de nós na forma de comida descartada, alimentação deliberada de pássaros ou eliminação de resíduos, o pombo selvagem é extremamente bem-sucedido e acredita-se que seu número chegue a cerca de 15 milhões.

São 15 milhões de pássaros, todos dependentes da humanidade para alimentação e abrigo, queiramos ou não.

Esses pássaros se tornaram tão adaptados para viver conosco que não precisam mais aderir a uma estação de reprodução como os outros pássaros.

Pássaros menores, como o pardal, sincronizam suas ninhadas para coincidir com o aumento de insetos moles como pulgões e lagartas, de modo que podem ter uma de duas ninhadas por ano.

Os pombos selvagens podem ter dez crias a cada ano e seu sucesso é a adaptação para viver do que os alimentamos.

Esses pássaros podem comer qualquer coisa e, em seguida, armazenar o alimento em sua plantação, onde é parcialmente digerido e dividido em um leite rico como líquido.

Este leite vegetal é altamente nutritivo, rico em gordura e proteína e quando dado aos pintos ou pombinhos, como são chamados, os filhotes crescem rapidamente e em um ritmo mais rápido do que outras aves.

Os pombos têm uma estratégia de reprodução bem-sucedida baseada na monogamia, enquanto cerca de 90% do total de espécies de pássaros acasalam e compartilham a responsabilidade de criar uma única ninhada, os pombos selvagens acasalam para a vida e, portanto, formam um vínculo muito forte entre si e seus pintinhos.

Combine as habilidades parentais de ás com alta inteligência e você tem uma receita para o sucesso; cada par de pombos acasalados produzirá cerca de 10 crias por ano, com cada ninhada consistindo de dois novos postos de cada vez.

Outra estratégia bem-sucedida empregada pelos pombos e isso se deve ao forte vínculo entre o casal é que seus filhotes ou pombinhos ficaram no ninho até a plena idade adulta.

Para muitas espécies de pássaros, especialmente onde há apenas um cuidador adulto em tempo integral, a segurança é melhor alcançada fazendo com que os filhotes deixem o ninho mais cedo.

A ninhada se espalha, o que significa que predadores como o esquilo cinza ou corvos não irão se acertar em toda a ninhada, com pombos que têm dois adultos que irão defender seus filhotes juntos, eles mantêm os filhotes no ninho, e isso explica porque você nunca verá um pombo bebê.

A maturidade sexual dos pombos selvagens chega por volta dos 7 meses de idade, nosso único casal de nidificação terá produzido um pequeno rebanho com um número combinado de cerca de 12 aves, agora que temos potencialmente dois pares capazes de procriar; o crescimento do rebanho aumentará mais rápido.

Mais pássaros significam mais bagunça, mais barulho e mais danos potenciais ao prédio, os problemas com pombos selvagens aumentam rapidamente, então uma ação imediata é importante.

Manter os pombos fora da área é o mais importante e o método mais eficaz para evitar que eles entrem em uma área é a instalação de uma rede tensionada em todas as aberturas e cobrindo quaisquer saliências protegidas.

Quando uma rede é instalada corretamente, esta técnica não irá prejudicar nenhum pombo, já que a face da rede é puxada, ao bater na rede os pássaros ricocheteiam.

Uma rede incorretamente ajustada com folga ou material solto prenderá as patas das aves, uma vez que a fibra se enrola em volta das patas, ela atua como uma armadilha capturando a ave e efetivamente matando-a durante a inanição.

Uma forma de controle de pombos é capturar e abater o rebanho, este método só funcionará se medidas de proteção adequadas forem introduzidas, fornecer um abate simples sem resolver o problema de nidificação é contraproducente.

O que acontece após o abate é que a remoção repentina de um grande número de qualquer espécie significa que alimento e território estão disponíveis para os sobreviventes; seu número se intensificará e em pouco tempo você estará em um pior lugar do que antes do abate.

A pesquisa mostrou que a população selvagem aumentará em 15 a 30% do censo pré-abate dentro de alguns meses.

O abate de pombos é caro e provou-se que falha sem que medidas de proteção adequadas sejam adotadas; se você está indo para as despesas e problemas de abate, por que não apenas prova sua propriedade em vez disso?

Isso significa que o rebanho deixará a área e, sem encontrar um local adequado para a nidificação, o rebanho não começará a procriar; controle de natalidade em sua forma mais pura.

A única solução eficaz e de longo prazo para um problema com pombos selvagens é o uso da técnica de prova correta combinada com uma limpeza profissional da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *