Como fazer um detox no couro cabeludo?

Agora que estamos em época de isolamento social, temos mais tempo para cuidar dos cabelos.

Um dos procedimentos essenciais para deixar as madeixas bonitas é o detox capilar. Essa técnica auxilia na eliminação de impurezas e resíduos de produtos nos fios e no couro cabeludo.

O detox deixará seu cabelo limpinho, brilhante e resistente! Tudo isso pode ser feito tanto em casa como no salão. Contudo, por causa da pandemia, vamos te explicar como realizar esse procedimento por conta própria. Confira!

O que é o detox capilar?

Como dito anteriormente, o detox capilar nada mais é do que a remoção de resíduos e sujeiras da raiz até as pontas do cabelo. Esse acúmulo de impurezas ocorre por diversos fatores diários, desde poluição até excesso de produtos utilizados.

Além disso, esse procedimento traz diversos benefícios para os fios. Alguns deles são a ação antioxidante, o estímulo do crescimento do cabelo, o controle da oleosidade e muito mais.

Sendo assim, se notar que seu cabelo está opaco, oleoso, com excesso de química e sem brilho natural, está na hora de realizar um detox. Lembre-se que essa técnica é recomendada para todos os tipos de cabelo e deve ser feita a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Detox capilar em casa: dicas e receitas fáceis

Agora que você já conheceu o procedimento, para que ele serve, como funciona e quais são seus benefícios, sem dúvida, gostaria de saber como fazê-lo, certo? Conheça, a seguir, quatro formas de realizar essa técnica!

Dica 1: shampoo detox convencional

O shampoo detox pode ser encontrado em perfumarias, farmácias e demais lojas que vendem produtos para salão. Lembre-se que o shampoo detox não é a mesma coisa que o antirresíduo. Existe diferenças entre eles:

  • O shampoo detox possui a ação de “desintoxicação” nos fios, removendo suas impurezas;
  • O shampoo antirresíduos abre as cutículas dos fios, eliminando os resquícios de materiais ali presentes.

Sendo assim, depois de ter adquirido seu shampoo detox, siga o passo a passo a seguir:

  1. Com o cabelo úmido, aplique o shampoo detox no couro cabeludo, massageando com movimentos circulares. Dessa forma, você estimulará a circulação;
  2. Aplique o produto no comprimento dos fios. Em seguida, enxágue;
  3. Utilize um condicionador e deixe agir durante alguns minutos,
  4. Enxague novamente e finalize da forma que preferir, com um creme de pentear, etc.

Dica 2: shampoo detox caseiro com suco de limão

Essa receita de shampoo detox é superprática e utiliza ingredientes baratinhos e fáceis de serem encontrados. Além de limpar seu cabelo, a mistura deixará uma sensação refrescante na raíz dos fios. Confira!

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 2 galhos de alecrim;
  • 1 suco de limão,
  • 1 rodela de gengibre.

Modo de preparo

Em uma panela, misture a água, o gengibre e o alecrim. Mantenha o líquido no fogo até ferver. Após esfriar, acrescente o suco de limão.

Aplicação

Coloque a mistura em um borrifador e vá aplicando por todo o couro cabeludo aos poucos. Em seguida, borrife o comprimento do cabelo e deixe os elementos agirem por 30min. Após isso, enxágue os fios e lave-os normalmente com shampoo e condicionador de sua preferência.

Dica 3: shampoo detox caseiro com argila branca

A argila branca é indicada para todos os tipos de cabelo. Além de ser suave, ela retira o máximo de oleosidade e esfolia o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de argila branca;
  • 250 ml de água (filtrada).

Modo de preparo

Esta é uma receita superfácil! Basta misturar os ingredientes em um recipiente limpo.

Aplicação

Aplique a mistura no couro cabeludo com a ajuda de um pincel. Deixe agir por 20 minutos e enxágue. Em seguida, lave os cabelos normalmente com o shampoo e condicionador que quiser.

Dica 4: shampoo detox com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado não só para o detox capilar, mas, também, para diversas outras técnicas caseiras de beleza. Já o vinagre de maçã evita que os fios fiquem ressecados.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 170 ml de água (filtrada),
  • 5 ml de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Para essa receita, você fará duas misturas separadas: primeiro, o bicarbonato de sódio com a água (150ml) e, depois, o vinagre de maçã com água (20 ml).

Aplicação

Comece aplicando a primeira mistura líquida no couro cabeludo com o auxílio de um borrifador para, então, passá-la em todo o comprimento do cabelo. Deixe agir por 1 min e lave apenas com água abundante. Então, aplique a segunda mistura em todo o cabelo. Deixe agir por 2 min e lave os fios com shampoo e condicionador.

Agora que já sabe os benefícios do detox capilar e como fazê-lo em casa, está na hora de escolher a sua receita ideal. Que tal fazer uma de cada vez? Vá testando até encontrar a que te agrade mais.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *