Casas para alugar: vantagens e desvantagens de imóveis mobiliados

Encontrar casas para alugar e, consequentemente, mudar-se para um imóvel, é o sonho de liberdade de muitas pessoas. 

Porém, nessa questão existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração antes de fechar negócio. Por exemplo, vale a pena investir em um imóvel já mobiliado?

O que se passa pela nossa cabeça, inicialmente, é que uma casa mobiliada tenha muitas vantagens, mas o que pouca gente sabe é que ele gera mais responsabilidades no contrato e exige uma vistoria mais rigorosa, para que seja verificado o estado dos itens do imóvel.

Pensando nisso, decidimos montar este artigo com todas as vantagens e desvantagens de optar por uma casa totalmente mobiliada.

Quais as vantagens de casas para alugar que são mobiliadas?

Diversos pontos podem ser citados nas vantagens das casas mobiliadas, alguns já são bem conhecidos, entretanto outros ainda precisam ser citados.

Entre os benefícios estão:

  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Móveis já posicionados;
  • Período de aluguel;
  • Caso seja o seu primeiro aluguel.

Economia de tempo e dinheiro

Quando falamos isso, estamos nos referindo ao tempo e dinheiro que você gastaria para procurar e comprar móveis, mesmo que não sejam novos, e também com relação ao frete e transporte para o novo endereço. 

Se a decoração do local não é um fator que você se preocupe tanto, encontrar casas para alugar mobiliadas pode ser a solução ideal. 

Além disso, se você tiver urgência para se mudar, dispondo de pouco tempo para se dedicar a visitar lojas de decoração e móveis, uma casa mobiliada é mais vantajosa. 

Móveis já posicionados 

Quando você se muda para outro imóvel, uma das principais preocupações é se toda a sua mobília irá caber no novo espaço. 

Em contrapartida, uma casa mobiliada já possui todos os móveis em seu devido lugar. Dessa forma, você só precisa guardar suas coisas nos armários. 

Período de aluguel 

Como morar de aluguel – pode ser – uma situação temporária, não ter que lidar com o leva e traz de móveis ou a compra, representa uma economia considerável no orçamento.

Afinal, você irá economizar com o frete, transporte, caixas para mudança, etc. Assim, sobra uma renda extra no orçamento.

Caso seja o seu primeiro aluguel

Essa é a vantagem que se adequa melhor para quem está indo morar sozinho pela primeira vez.

Encontrar casas para alugar que sejam  mobiliadas é uma ótima opção para os jovens que estão saindo da casa dos pais, e não possuem itens como fogão ou geladeira. 

Quais as desvantagens de casas para alugar que são mobiliadas?

Assim como existem diversos benefícios no aluguel de casas mobiliadas, também existem as desvantagens que, com certeza, precisam ser citadas.

Entre os pontos negativos estão:

  • Estado da mobília;
  • Estilo de decoração;
  • Responsabilidade maior;
  • Não ter sua própria mobília.

Estado da mobília 

Quando o imóvel é alugado, é muito provável que tenha passado por diversos moradores ao longo dos anos, então, quando há mobília, ela pode não estar em perfeito estado. 

É sempre bom estar atento e verificar o estado de conservação dos móveis, para que não se torne um problema posteriormente. 

Estilo de decoração 

Se você busca casas para alugar a longo prazo, ou seja, mais do que dois ou três anos, o imóvel mobiliado não é a melhor solução. 

Um dos motivos é que o seu gosto pessoal pode ser totalmente diferente, e ao longo do tempo isso pode se tornar uma situação incômoda. 

Responsabilidade maior

O aluguel de um imóvel demanda uma responsabilidade extra, pois você deve cuidar de todos os itens da casa – eletrônicos, eletrodomésticos e móveis – como se fossem seus, já que eles irão atender outros moradores após a sua saída. 

Então, qualquer problema com a mobília pode gerar um custo extra no seu orçamento, o que pode atrapalhar as finanças. 

Não ter sua própria mobília

Caso você já tenha boa parte dos itens para se mudar, porém a casa alugada seja mobiliada, vender os pertences pode parecer uma boa ideia no primeiro momento. 

Porém, a longo do tempo isso pode se tornar um problema caso você queira se mudar novamente e escolha um imóvel vazio. 

No final das contas, a escolha por casas para alugar mobiliadas ou não, é uma decisão pessoal de cada um. 

Mas saber os pontos positivos e negativos, ajuda a entender melhor as implicações de cada escolha, não é mesmo?! 

Esperamos que este artigo possa te ajudar a avaliar qual o cenário se encaixa melhor em sua realidade, para que você possa elencar suas prioridades e se organizar para a mudança. 

Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre o universo imobiliário, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *