A relevância dos EPIs no ambiente de trabalho

O setor industrial é muito importante para o crescimento econômico e da sociedade.

Muitas empresas de segmentos diferentes produzem os seus produtos/serviços de larga escala para atender as necessidades do comércio e dos consumidores.

Para conseguir uma produção de qualidade, eficiente e sem transtornos, os empresários precisam buscar medidas para melhorar os ambientes e objetivos da empresa.

Independentemente do tamanho e ramo da empresa, os donos precisam fazer investimentos em itens de segurança, pois esses equipamentos ajudam a promover boas condições de trabalho, gerando bem-estar, o que, consequentemente, impulsiona também a produtividade.

Esse é apenas um dos cuidados que os empresários precisam ter com o seu negócio para evitar sérios problemas com os seus funcionários.

Detalhes que podem ajudar na segurança da empresa

Qualidade, conforto e produtos que conseguem manter a segurança é o que todos desejam, pois, a sensação de estar seguro e que nada de inesperado ou grave possa acontecer é o que as pessoas querem em qualquer lugar, inclusive no trabalho.

Esses fatores e algumas leis e normas obrigatórias, levam as empresas a destinar uma parte do seu orçamento para a aquisição de equipamentos de segurança.

O epi (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório para as empresas, pois, os funcionários precisam usar produtos que garantam boas condições durante a execução das suas funções.

A obrigatoriedade de dispositivos de proteção é determinada pela NR 6, norma que exige que os equipamentos de segurança sejam oferecidos para que os funcionários não fiquem expostos a situações de risco ou que ameaçam a sua saúde.

Os EPIs para a empresa podem ser comprados em estabelecimentos especializados nesse tipo de produto.

É muito importante verificar se o objeto obteve o certificado de aprovação para garantir que o equipamento esteja de acordo com as regras do Ministério do Trabalho. Há vários modelos de equipamentos de segurança que são comercializados:

Um produto extremamente necessário é a bota de segurança, calçado que ajuda o funcionário a caminhar em várias superfícies e, em casos de serviços com líquidos, evita que os pés sejam molhados.

Elas podem ser de couro ou borracha e possuem vários tamanhos para atender a todas as pessoas.

Medidas importantes para segurança

Os equipamentos de segurança são apenas uma das formas de garantir proteção aos funcionários de uma empresa. Com o passar dos anos, o local precisa obter o avcb renovação sp.

Esse documento é obrigatório para diversos tipos de edificação, porque ele mostra se o espaço possui:

  • Extintor de incêndio;
  • Saídas de emergência;
  • Portas corta-fogo e antipânico;
  • Placas de sinalização;
  • Hidrantes;
  • Detectores de fumaça;
  • Iluminação de emergência, etc.

O corpo de bombeiros faz uma visita e verifica se o lugar está apto, com todos os equipamentos de segurança e instalações corretas para iniciar as atividades.

Esse laudo dura de 1 a 5 anos e precisa ser renovado para que a empresa não tenha problemas.

Implementar um pcmso de qualidade. Essa sigla significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e consiste em medidas para ajudar na saúde do funcionário.

Por meio de exames periódicos, quando demonstram alguma possibilidade ou risco à pessoa, a empresa pode ajudar o seu colaborador a tratar as necessidades que estejam relacionadas a saúde do funcionário, pois esse fator pode influenciar no desempenho das suas atividades.

Profissionais especializados em medicina do trabalho podem ajudar em questões como a readequação de posto de trabalho, pois essa mudança pode ajudar a melhorar a saúde da pessoa.

Outra medida interessante é o serviço de consultoria em segurança do trabalho SP,  em que os consultores visitam as empresas e ajudam os donos a fazer um estudo de risco das atividades e, com base nas análises desse estudo, podem sugerir alguns tipos de treinamentos e soluções para melhorar o desempenho dos funcionários.

Todas essas medidas ajudam as empresas a evitar problemas de acidentes de trabalho, afastamentos e gastos inesperados, além dos problemas relacionados a produção de mercadorias.

Dessa forma, investir em equipamentos de segurança, ter as documentações necessárias para atuação e buscar novas estratégias e treinamentos para cuidar dos problemas da empresa é uma forma de conseguir ter o controle da situação, o que  pode ajudar na conquista de qualidade no seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *