7 Vantagens da pesquisa de satisfação para a sua empresa

Você tem a percepção de que a sua empresa está perdendo vendas, mas não sabe muito bem o motivo? Nota que os consumidores enfrentam dificuldades no uso do produto? Sente que sua equipe de atendimento pode estar pecando no contato com o cliente?

 Saiba que a pesquisa de satisfação é muito importante no entendimento do desempenho do seu negócio e pode melhorar os resultados da empresa. 

As pesquisas de satisfação identificam falhas em meio aos processos e apresentam oportunidades de melhorias, por isso são tão úteis na gestão estratégica.

Continue lendo e conheça os benefícios dessa atividade. Saiba como afeta diversos fatores organizacionais! 

  • 1  Entender a experiência do cliente durante sua jornada

Hoje, os clientes não se preocupam apenas com os produtos e serviços que uma empresa tem a oferecer, mas também com as experiências obtidas no relacionamento com a marca. 

As pesquisas de satisfação ajudam a compreender a experiência do cliente precisamente, em cada ponto de sua jornada, ou seja, desde a sua primeira interação com a empresa, até a recompra de um produto ou cancelamento de um serviço. E isso torna o processo de encantamento do cliente mais simples, já que os feedbacks mostram onde a sua equipe precisa focar.

A vantagem de entender a experiência do cliente e encantá-lo durante a jornada, está no ganho de promotores da marca. Quando o cliente vive situações positivas com a empresa, ele tende a virar fã e recomendá-la para amigos e familiares. Dessa forma, é possível conquistar novos clientes de forma orgânica e cada vez mais diminuir os investimentos de marketing. 

  • 2 Conhecer o seu público precisamente

Conhecer as características de seu público é fundamental e pode acrescentar positivamente no trabalho de todos, em diferentes momentos, áreas da empresa e necessidades pontuais. 

A pesquisa de satisfação é um dos canais mais adequados para se explorar quem é o seu cliente. Ela entrega dados com os quais é possível identificar padrões e entender diversas características do consumidor, como por exemplo: suas ambições, medos, desejos, a maneira como enxergam o seu segmento de mercado, como e com qual frequência consomem e qual é a relação com o seu produto ou serviço. 

Levantando algumas informações sobre o perfil desse consumidor, será mais simples traçar estratégias de comunicação que alcancem ele com maior impacto ou definir melhores abordagens de vendas

  • 3 Direcionar melhor investimentos e custos empresariais

Até que um novo cliente feche uma compra, ele percorre toda uma jornada: reconhece que tem um problema, avalia os sintomas, busca uma solução, estuda as ofertas, e enfim, finaliza seu pedido.

Em meio a isso, para atrair esse cliente potencial, as empresas precisam investir em campanhas de marketing. 

Segundo Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Quando uma pessoa já efetuou a compra e percorreu toda a jornada, novos pedidos ficam mais fáceis.

É por isso que a retenção tem um custo menor do que a aquisição de clientes e a fidelização hoje é essencial para as empresas.

Apostar em pesquisas de satisfação facilita o processo de fidelização, afinal você está ouvindo diretamente o que os consumidores têm a dizer: se estão contentes ou o que esperam para continuar em parceria com a sua marca.

Além disso, através da opinião do cliente, é possível descobrir o efeito das ações de marketing acima dele. Com isso, sua equipe ganha direcionamento para definir e determinar os investimentos da área. 

  • 4 Aperfeiçoar produtos e serviços e impulsionar a aceitação

A pesquisa de satisfação é uma grande aliada na hora de entender a aceitação dos produtos e serviços oferecidos, sejam itens consolidados no mercado ou novidades que estão em introdução.

Os questionários podem te ajudar a compreender se o seu produto está atendendo as demandas do consumidor, e por funcionar de maneira muito ágil, evita prejuízos relacionados a rejeição do mercado. 

Neste ponto, a vantagem é simples: Enquanto concorrentes definem melhorias baseadas no achismo, que talvez nem sejam de interesse dos clientes, você vai focar seus esforços em aperfeiçoamentos solicitados por clientes, assim alcançara as expectativas pontualmente.

Sabemos que nem todas as sugestões de consumidores serão interessantes, entretanto, com um bom filtro de feedbacks, é possível extrair ideias aproveitáveis. 

  • 5 Melhorar e qualificar o atendimento prestado

O atendimento é um dos critérios mais relevantes na decisão do cliente sobre em qual empresa comprar. Diante disso, é preciso ter muito cuidado com essa atividade em sua empresa. 

Pesquisas de satisfação permitem acompanhar de perto o relacionamento entre os clientes e funcionários, possibilitando a gestores conhecer quais são os atendentes que mais se destacam e quais deixam a desejar. A aplicação de pesquisa ajuda a identificar as premiações ou treinamentos necessários para desenvolver o potencial das equipes.

As empresas, nesse quesito, também não podem deixar de lado a avaliação dos sistemas automáticos de atendimento. Já que atualmente, muitos clientes preferem resolver suas questões individualmente, através de aplicativos e sites. 

Por meio de um questionário bem elaborado, é possível checar a qualidade de diversos fatores relacionados aos atendimentos, como por exemplo: Canais de contato, tratamento do atendente, tempo de espera para resolução da demanda, precisão do diagnóstico, efetividade das soluções apresentadas e outros. 

Dica: A binds.co possui modelos de questionário gratuitos, e torna extremamente fácil a implementação de uma campanha de pesquisas! 

  • 6 Adotar estratégias mais inteligentes e impactantes

Certamente estratégias baseadas na opinião do cliente são mais assertivas, não é mesmo? Por esse motivo as avaliações de pesquisas de satisfação são valiosas. Elas revelam os aspectos que seus clientes acham interessantes em sua empresa, bem como aqueles que consideram que precisam de reparos.

Junto a isso, plataformas de pesquisas de satisfação orientadas a gestão e resultados corporativos, como a binds.co, viabilizam a análise de gráficos que apontam se o seu negócio está crescendo ou não. Indicadores e métricas de satisfação, como o NPS, são apresentados em gráficos dinâmicos e atualizados em tempo real, assim contribuem para um desenvolvimento constante. 

A tomada de decisão orientada em dados de pesquisa pode alcançar resultados mais efetivos e em um período de tempo mais curto. Então recomendamos: Comece a analisar dados, monitore-os constantemente, transforme-os em insights e crie ações certeiras.

  • 7 Reter talentos e diminuir a rotatividade da equipe

Além de mensurar a satisfação de clientes, as pesquisas permitem compreender o engajamento dos funcionários, que são fundamentais no sucesso do cliente e de sua empresa, não é mesmo?

O empenho de colaboradores reflete, e muito, na qualidade do trabalho e crescimento da organização.

Questionários de clima organizacional revelam o que os colaboradores pensam com relação ao ambiente, gestores, benefícios, carga horária ou qualquer fator que influencie em seu desempenho.

Quando você aplica pesquisas de satisfação internas, consegue detectar as principais dores, problemas e dificuldades de cada setor, para assim propor soluções a fim de melhorar a empresa e torná-la mais produtiva. 

Outro benefício das pesquisas está na apresentação do motivo pelo qual seus funcionários estão deixando a empresa. Solucionar os atritos internos rapidamente pode diminuir a rotatividade e os gastos envolvidos. 

Não deixe de lado a aplicação de pesquisas de satisfação, independente do porte da sua empresa, pois o mercado oferece inúmeras soluções e ouvir a opinião do cliente está se tornando inevitável, com um mundo corporativo cada vez mais competitivo e consumidores que esperam experiências relevantes das marcas.

Quando implementar em seu negócio, as vantagens que citamos aparecerão, e você terá uma visão estratégica de como está a sua empresa para agir em cima de melhorias. Assim fica difícil de errar, certo?

Agora que você conheceu as vantagens da aplicação de pesquisas de satisfação, que tal elaborar a sua? A plataforma binds.co, possui modelos de questionários gratuitos. Acesse agora mesmo! 

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Guia de Investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *