5 Passos para ter um planejamento estratégico

Toda a pessoa ou empresa, que deseja crescer em algum empreendimento, sabe que é necessário dedicação, foco e objetivo.

Porém, para isso acontecer, é necessário um grande planejamento ligado a uma boa estratégia.

Quando isso acontece, os resultados são uma consequência real.

Normalmente é levantada algumas ideias, porém muitos tem uma certa dificuldade de colocar em prática porque organizar vários pontos pode ser uma tarefa que demore.

No entanto é possível organizar todas as ideias num plano com uma estrutura que todos possam saber o que deve ser feito e como ser colocado em prática.

5 Passos para ter um planejamento estratégico

O planejamento é muito importante para todas as áreas da sua vida, não é verdade?

Mas ele deve estar muito bem reformulado, contendo alvos e grandes objetivos. Sem essas e outras considerações a empresa não será reconhecida no mercado.

É no planejamento estratégico que será avaliado como estão as empresas no mercado, dessa forma é possível identificar os pontos fortes e fracos.

Por isso é necessário criar um objetivo que vise aperfeiçoar as coisas boas e diminuir o lado ruim.

Nos próximos tópicos falaremos mais a respeito deste assunto que é o planejamento estratégico, provavelmente você sentirá até vontade de fazer cursos online sobre esse assunto.

1 – Missão, Visão e Valores

Sem esse primeiro passo não tem como uma empresa ou você  conseguir ir para algum lugar, porque se esse ponto não for considerado as outras estruturas de negócio  ficará  à deriva, com dificuldade de crescimento.

Quando você olha para o fator missão o que passa por sua mente? Pensando no ramo dos negócios, é a razão de sua existência, é  o motivo dela está no mercado e a finalidade.

Dessa forma, você não é mais um, e sim alguém com um ideal.

E a questão da visão? Quando você vai a um lugar onde pode ver no horizonte o caminho a percorrer, você sabe onde quer chegar, do mesmo modo com a questão dos negócios, para onde você está indo, o que enxerga até o final?

Além da visão com lugar onde você quer chegar, você agora também tem as questões dos valores, eles não podem ser negociáveis porque são a idoneidade da empresa, sua dignidade como marca.

2 – Análise dos ambientes interno e externo

Uma empresa tem os seus fatores internos e externos para lidar, então ambos devem ser considerados para que o planejamento seja satisfatório.

Para fazer uma boa análise uma prática chamada SWOT é muito boa porque traz bons resultados. Essa sigla é em inglês e significa força, fraqueza, oportunidade e ameaças.

Essa prática ajuda a empresa a fazer uma certa análise entre força e fraqueza e vê o que pode ser tirado dela como benefício. 

A boa averiguação dessas duas primeiras ajudará a melhorar as oportunidades e fazer com que as ameaças sejam precavidas.

Porém uma coisa muito importante que deve estar inseparavelmente ligado ao planejamento SWOT é o ambiente interno e externo da empresa.

Com relação a parte interna se refere a tudo que a empresa tem controle como salários, maquinários, localização, definição de preços e etc. 

Essas situações são mutáveis nas empresas, porque ela pode fazer mudanças.

A externa são aquelas que estão fora do controle interno, como questões econômicas, políticas, sociais e etc…

Diante desses dois pontos citados a empresa deve possuir uma boa estrutura interna para que a parte externa não venha causar um impacto maior, caso tivesse planejamento.

3 – Definição de metas e objetivos

Sendo numa empresa ou de modo pessoal, você deve ter metas e objetivos se de fato você quer sua missão cumprida. 

Para isso é importante sentar, discutir e começar a traçar um alvo com todos os pontos definidos.

Para que tudo possa ocorrer de uma forma promissora é necessário seguir um padrão que é o  mais adotado como o Specific Measurable Achievable Relevant Time-based (SMART). 

Em português é traduzido como Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes,  baseadas em um prazo. 

Todas essas etapas devem ser seguidas para que o andamento seja progressivo seguindo cada detalhe.

Sendo assim você deve primeiro especificar algo que deseja fazer, depois vai mensurar um valor aquilo que pretende, logo em seguida avaliará se é possível alcançar com as técnicas que vai usar. 

Deve ser relevante, como ajudar a economizar dinheiro, produto, tempo e etc..

Por último deve ser estipulado um tempo mínimo, para que todos possam se acostumar com alguma mudança e cresçam no processo vendo cada etapa dando certo.

4 – Definição do plano de ação

Não adianta traçar vários planos e ficar só na teoria porque para que todo o planejamento atinja os resultados desejados é necessário ir para o campo de ação, ou seja, do técnico para a prática.

A falta de coragem e de automotivação leva muitos a fracassarem, porque embora dizem acreditar, não pagam o preço exigido para que o papel vire realidade.

Para que as a ação comece você deve fazer as seguinte perguntas e observar os exemplos:

  • O que fazer: Criar uma página numa rede social
  • Porque fazer: Para expandir a marca
  • Como fazer: onde fazer: Contratar um especialista
  • Quanto fazer: Custará R$1000
  • Quando fazer. No dia primeiro de janeiro.

5 – Mensuração e acompanhamento de resultados

Esse último ponto é importante porque ele vai acompanhar toda a evolução do processo e como ele está desenrolando.

Se essa etapa os quatro primeiros podem não atingir o seu resultado, ou seja, não pode estar desalinhado em seu percurso. 

Se algo não estiver saindo como o planejado, é possível avaliar e mudar alguns detalhes.

Dessa forma, será arrancado aquilo que não está ajudando e será colocado algumas ações que possam sintonizar e cumprir o objetivo.

Últimas Considerações

Ter planejamento estratégico é essencial para quem deseja que a sua empresa possa crescer e atingir os alvos esperados e ficando viva no mercado. 

Cada um desses cinco devem ser cumpridos à risca.

Entender a importância da missão levará todos a buscarem viver por ela e fazer com que ações sejam cumpridas da melhor forma, com a capacidade máxima de todos envolvidos.

Esse tipo de conhecimento é possível também através de cursos online para que você possa crescer e conquistar os seus objetivos.

Você gostou do nosso conteúdo? Se tiver qualquer pergunta estamos aqui para responder.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *