4 bebidas que têm cafeína além do café

Existem pessoas que não conseguem começar o seu dia sem o primeiro gole de café, seja para o trabalho, seja para os estudos. Afinal, elas já fizeram do consumo um hábito diário, ou seja, muito necessário.

Essa bebida tem o efeito de energizar e fazer a pessoa se sentir mais disposta a executar as tarefas com êxito, além de ser saborosa e apreciada por grande parte da população mundial.

Porém, existem pessoas que não gostam muito de café, mas procuram por bebidas que também podem proporcionar os mesmos prazeres, dando um gás a mais no dia a dia. 

Além do energético, que é o mais conhecido, existem outras e vamos falar dela ao longo deste conteúdo. Acompanhe o artigo e veja as cinco bebidas que possuem cafeína, além do famoso café!

1 – Chá preto

O chá preto é bastante conhecido entre as pessoas que gostam de chás em geral e a tomam em diversos momentos do dia. 

Ele se origina da mesma planta do chá verde, inclusive tem alguns efeitos parecidos, mas é obtido por meio de um tipo diferente de torra, por isso o tom mais escuro.

Ele é preparado com as folhas um pouco mais envelhecidas e também é uma excelente alternativa a ser usada com objetivo de obter cafeína. Um copo de 240ml de chá preto contém, em média, cerca de 45 mg da substância.

Benefícios

O chá preto é um bom aliado para prevenir doenças digestivas. Além disso, é um ótimo parceiro para as pessoas que procuram emagrecer, tendo em vista que ele acelera o metabolismo, assim como o chá verde. 

Outros pontos positivos são que ele ajuda a proteger o coração e também melhora o humor.

2 – Chá verde

Você já experimentou ou pelo menos ouviu falar do chá verde, certo? Apesar de ter uma quantidade baixa de cafeína, um copo dessa bebida pela manhã ou após as refeições pode trazer bastante energia. 

Ele é extremamente refrescante e pode ser servido em climas frios ou quentes, além de ficar ótimo em misturas com frutas.

Como mencionamos acima, oferece uma quantidade menor de cafeína. Portanto, em um copo de 240ml de chá verde existem cerca de 20 mg da substância. A mesma quantidade de café tem valores entre 60 e 120 mg.

Benefícios

Além da cafeína, o chá verde contém:

  • Vitamina K – ajuda no fortalecimento dos ossos;
  • Ácido fólico – evita os casos de anemia;
  • Magnésio;
  • Potássio. 

Ele também é antioxidante e diurético, se tornando um forte parceiro para manter o organismo equilibrado.

3 – Chocolate

Algumas pessoas não sabem, mas o cacau é rico em cafeína. Um bom chocolate, além de ser nutritivo e bem saboroso, auxilia em outras funções do corpo, tendo em vista que a sua quantidade de calorias é excelente para dar energia.

Um copo com 240 ml de leite com chocolate tem de 5 a 10 mg de cafeína, porém, essa quantidade pode chegar a 15 ou até 20 mg dependendo do chocolate que é adicionado à mistura. Quanto mais amargo o chocolate for, mais cafeína ele tem.

Benefícios

Ao liberar a serotonina do seu organismo, o chocolate acaba melhorando a sensação de bem-estar. Além disso, o chocolate é um ótimo remédio para o coração, diminuindo a pressão arterial. 

Isso pois ele incentiva a produção do óxido nítrico, perfeito para relaxar as artérias. Outro benefício do chocolate que é pouco conhecido é que ele ajuda a proteger a pele no sol. Em sua composição existem certos componentes que reduzem os danos causados pelos raios UV.

4 – Guaraná

Muitas pessoas já sabem, mas o guaraná também é tão estimulante quanto a cafeína. Antigamente as pessoas falavam com mais frequência sobre a capacidade que o pó de guaraná tinha para a espantar o sono. 

Como referência, um copo com 240 ml de suco de guaraná contém cerca de 35 a 40 miligramas de cafeína. Mas não é só isso, a bebida também conta com uma série de benefícios interessantes. 

Benefícios

A bebida feita com o pó de guaraná pode reduzir cãibras, problemas gastrointestinais, enxaquecas e até mesmo arteriosclerose. Isso porque ele é rico em vitaminas que melhoram células e mantêm a pele com aspecto jovial e saudável.

Agora você já sabe que existem outras bebidas além do café que fazem com que o dia renda bastante e, de quebra, ajudam a manter o corpo e a mente bem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *