alergia

10 sintomas de alergia a animais de estimação

A alergia a animais de estimação é uma reação alérgica a proteínas encontradas nas células da pele, saliva ou urina de um animal. 

Os sintomas de alergia a animais de estimação incluem sintomas comuns, como espirros e coriza. Algumas pessoas também podem apresentar sinais de asma, como chiado e dificuldade para respirar.

Na maioria das vezes, a alergia a animais de estimação é desencadeada pela exposição aos flocos mortos de pele de um animal de estimação.

Qualquer animal com pelo pode ser uma fonte de alergia a animais. Contudo, a alergia a animais de estimação, está geralmente associada a cães e gatos.

Se você tem alergia a animais de estimação, a melhor estratégia é evitar ou reduzir ao máximo a exposição ao animal.

Medicamentos ou outros tratamentos podem ser necessários para aliviar e controlar os sintomas, assim como tratamento para dor na coluna no RJ.

Sintomas de alergia a pets 


Os principais sinais e sintomas de alergia a animais de estimação causados ​​​​pela inflamação nas passagens nasais incluem:

  1. Espirros;
  2. Nariz escorrendo;
  3. Olhos com coceira, vermelhos e lacrimejantes;
  4. Congestão nasal;
  5. Coceira no nariz, céu da boca ou garganta;
  6. Tosse;
  7. Pressão no seio da face;
  8. Despertar frequente;
  9. Protuberâncias vermelhas sob a pele;
  10. Dificuldade respiratória.

Causas 


As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a uma substância estranha, como pólen, mofo ou pelos de animais.

Seu sistema imunológico produz proteínas conhecidas como anticorpos. Esses anticorpos protegem você de invasores indesejados que podem deixá-lo doente ou causar uma infecção.

 

Quando você tem alergia, seu sistema imunológico produz anticorpos que identificam seu alérgeno específico como algo prejudicial, embora não seja.

Quando você inala o alérgeno ou entra em contato com ele, seu sistema imunológico responde e produz uma resposta inflamatória em suas passagens nasais ou pulmões.

A exposição prolongada ou regular ao alérgeno pode causar a inflamação contínua (crônica) das vias aéreas associada à asma.

Gatos e cachorros


Os alérgenos de cães e gatos são encontrados nas células da pele que os animais eliminam, como pelo, saliva, urina e suor. A caspa animal é um problema delicado, pois é uma partícula pequena e pode permanecer no ar por longos períodos de tempo.Também recolhe facilmente em móveis estofados e gruda em suas roupas.


A saliva do animal de estimação pode grudar em tapetes, roupas de cama, cortinas em Atibaia, móveis e roupas. A saliva seca pode ser transportada pelo ar.


Teste de alergia a pets


Para a conclusão do diagnóstico de alergia a pets, seu alergista em Botafogo pode sugerir um teste cutâneo de alergia ou teste de exame de sangue para determinar exatamente o que você é alérgico.

Teste cutâneo

 

O teste cutâneo geralmente é feito no antebraço, mas pode ser feito na parte superior das costas do paciente, onde de forma subcutânea é aplicado o alérgeno.

O tempo de análise do exame inicia-se a partir de 15 minutos, após a inserção. 


Se você é alérgico a gatos, por exemplo, você desenvolverá uma protuberância vermelha e pruriginosa onde o extrato de gato foi picado em sua pele. Os efeitos colaterais mais comuns desses testes cutâneos são coceira e vermelhidão, a duração dos efeitos não ultrapassam os 30 minutos.

 

Em alguns casos, um teste cutâneo não pode ser realizado devido à presença de uma condição da pele ou devido a interações com certos medicamentos. Como alternativa, seu médico pode solicitar um exame de sangue que rastreie seu sangue para anticorpos específicos causadores de alergia a vários alérgenos comuns.

Tratamento para alergia a animais de estimação 


A primeira linha de tratamento para controlar a alergia ao animal de estimação é evitar o animal causador da alergia o máximo possível. Quando você minimiza sua exposição a alérgenos de animais de estimação, as reações alérgicas ocorrem com menos frequência e com menor complexidade.

Contudo, a menor exposição aos pets nem sempre é possível, já que doá-los não é uma opção. Por isso, o tratamento a base de medicamentos e imunoterapia no RJ,  

Medicamentos para alergia a pets

Os principais medicamentos para alergia a pets que auxiliam na melhora dos sintomas de alergia, incluem:

 

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos reduzem a produção de um produto químico do sistema imunológico que é ativo em uma reação alérgica e ajudam a aliviar a coceira, espirros e coriza.

 

Corticosteróides

Os corticosteróides administrados como spray nasal podem reduzir a inflamação e controlar os sintomas.

 

Descongestionantes

Os descongestionantes podem ajudar a diminuir os tecidos inchados das passagens nasais e facilitar a respiração pelo nariz. 

Imunoterapia

A imunoterapia é administrada através de uma série de injeções de alergia, com doses pequenas e gradativas do alérgeno, que aliviaram e trataram as reações alérgicas.



Considerações finais

Este conteúdo é de caráter informativo e não deve ser utilizado para automedicação ou realização de testes alérgicos caseiros.

A realização dos procedimentos de testes alérgicos e uso de medicação, devem ser realizados apenas por um médico especialista.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *