Para fazer login "Clique Aqui"

You can change this text in the options panel in the admin

There are tons of ways to configure Magazine Premium... The possibilities are endless!

Member Login
Lost your password?

Planilha orçamento doméstico

Planilha orçamento doméstico

Com um orçamento doméstico eficiente e organizado, podemos conquistar nossas ambições financeiras. A melhor e talvez a única maneira de ter um orçamento doméstico realista, que o ajude a controlar as contas no dia-a-dia e a realizar sonhos, é fazer um inventário completo dos seus ganhos, das despesas e necessidades.

Com o levantamento é possível analisar se o seu orçamento cobre tudo o que você precisa e quer fazer. Também é possível planejar investimentos específi cos para o curto e médio prazos, além daqueles necessários para a aposentadoria.

Para aprender mais sobre planejamento financeiro, seja  pessoal ou empresarial, visite o site:  www.PlanejamentoFinanceiro.net.br


…………………………………………………………………………………………………………………………………..

download icon p Planilha orçamento doméstico
download icon p Planilha orçamento doméstico Planilha Aposentadoria Excel

Planilha para cálculo da sua aposentadoria no formato Excel.

download icon p Planilha orçamento doméstico Planilha controle financeiro
Planilha compatível com Excel para ajudar no seu controle financeiro.
download icon p Planilha orçamento doméstico Planilha Orçamento Familiar

Planilha para controlar e ajudar no orçamento da sua familiar.

download icon p Planilha orçamento doméstico Planilha orçamento doméstico
Planilha financeira para planejamento do seu orçamento doméstico.
download icon p Planilha orçamento doméstico Planilha orçamento pessoal
Planilha excel para controle orçamentário pessoal.

…………………………………………………………………………………………………………………………………..

Como organizar seu orçamento doméstico

O orçamento doméstico só pode ser considerado completo se levar em conta sonhos e objetivos que cada pessoa quer realizar. Para isso, é preciso transformar esses sonhos em metas, estabelecendo um prazo e o que deve ser feito para que realmente aconteçam.  É também importante incluir na lista não apenas os grandes objetivos, como comprar uma casa, mas também os pequenos desejos de consumo. O planejamento financeiro só será eficiente se colocarmos os objetivos bem claros, por mais bobinhos ou pequenos que pareçam.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Além do orçamento doméstico básico, que é o ponto de partida nesse processo, é preciso montar uma planilha de planejamento para os investimentos, distribuindo- os de acordo com o seu plano de metas. Pouca gente faz as contas de como o dinheiro poupado com disciplina e regularidade cresce ao longo do tempo. Quem aplicar 100 reais por mês a uma taxa de juros de 1%, por um período de dez anos, terá guardado 23 000 reais. Acima podemos observar uma planilha na qual se pode detalhar cada objetivo e simular, de acordo com o grau de prioridade atribuído a cada um, o investimento mensal necessário para viabilizá-los. Além do modelo de tabela feito para organizar o seu orçamento, há também nesta artigo planilhas para download para ajudar você a organizar os vários aspectos de sua vida financeira, do orçamento básico ao controle dos investimentos em ações, passando pelos gastos com as crianças.


planilha orcamento domestico Planilha orçamento doméstico
  • PASSO 1: Some a renda familiar prevista para o mês, inclua o salário de toda a família, ganhos adicionais, presentes em dinheiro ou o pagamento de algum empréstimo feito a um amigo.
  • PASSO 2: Liste todas as despesas fi xas, como aluguel ou fi nanciamento da casa, condomínio, gastos com o carro e mensalidades escolares. O ideal é separar as despesas por temas, como moradia e alimentação. Inclua também gastos que ocorrem periodicamente, caso do licenciamento do carro. O ideal é dividir esses custos ao longo dos 12 meses do ano, assim você não esquece de guardar dinheiro nem é pego desprevenido. Se você costuma fazer compras parceladas, não deixe de incluir os valores das parcelas. A proposta é identificar quanto da sua renda já estará comprometida antes mesmo de você fazer novos gastos.
  • PASSO 3: Chegou a hora de traçar o seu padrão de gastos esporádicos. Para isso, consulte as últimas faturas do cartão de crédito, os canhotos dos talões de cheque, o extrato do banco com a relação dos pagamentos efetuados no cartão de débito e os saques em dinheiro.
  • PASSO 4: Não esqueça de contabilizar as tarifas cobradas pelos bancos. Consulte o seu extrato para listar os custos da manutenção da conta corrente, juros e outras taxas.
  • PASSO 5: Se você tem fi lhos ou dependentes, liste esses gastos em uma categoria à parte. Não deixe de incluir despesas com presentes, passeios, computador, celular e, claro, poupança ou plano de previdência estudantil, para pagar a faculdade.
  • PASSO 6: Analise todas as categorias de despesas fi xas e destaque aquelas que você pode cortar ou reduzir. Será que você precisa mesmo de uma conexão banda larga tão potente? Dá para trocar o plano do celular?
  • PASSO 7: Pesquise preços de serviços semelhantes e tente negociar descontos com os fornecedores atuais. Se eles não reduzirem as tarifas praticadas, troque-os por outros mais baratos. Some as economias que você obteve com as mudanças e planeje a melhor forma de investi-las.
  • PASSO 8: Aproveite para identifi car oportunidades de melhoria nos seus gastos esporádicos. Crie limites para alguns itens, fixando um preço máximo para os presentes que você pode dar ou para a quantidade de vezes que você come fora de casa.

Como realizar seus sonhos


  • PASSO 1: Liste seus objetivos da maneira mais detalhada possível. Se você quer comprar um apartamento, defina o tamanho, o número de quartos, a localização, se o imóvel será novo ou usado. Quanto mais específico, melhor, já que o dinheiro necessário para adquirir um estúdio é bem diferente do que é preciso para comprar um dúplex.
  • PASSO 2: Atribua uma ordem de prioridade para cada item da lista, tendo em mente que seus recursos serão alocados de acordo com a importância que você dá a cada meta.
  • PASSO 3: Estabeleça prazos para todos os objetivos, colocando uma data precisa para a realização deles na segunda coluna da planilha e o número de meses que você tem para guardar dinheiro na quarta coluna.
  • PASSO 4: Identifi que as opções de investimento mais adequadas para viabilizar seu sonho. Embora o ideal seja buscar o auxílio de um profi ssional especializado e imparcial o que elimina o gerente do banco , você pode seguir princípios simples, alocando os recursos destinados aos objetivos de curto prazo em modalidades de menor risco, como instrumentos de renda fi xa.
  • PASSO 5: Revise sempre o seu sonho e, se ele estiver muito acima das suas possibilidades de poupança, estenda um pouco o prazo estabelecido.

Como organizar suas ações


  • PASSO 1: Liste todas as ações que compõem a sua carteira, com a data em que foram compradas, a quantidade e o preço. Caso você tenha adquirido papéis de uma mesma empresa em datas e a preços diferentes, distribua os negócios em linhas diferentes, para não misturar as rentabilidades obtidas em cada compra.
  • PASSO 2: Atualize o preço de cada papel para o valor de fechamento no dia.
  • PASSO 3: Não se esqueça de relacionar os dividendos e os juros sobre capital próprios pagos pelas companhias. Os valores são depositados automaticamente em conta corrente e a periodicidade varia de empresa para empresa. Portanto, cuidado para não se esquecer de contabilizar algum valor.
  • PASSO 4: Quando você se desfi zer de uma posição, retire a linha correspondente da planilha ou atualize a quantidade restante. Não se esqueça de registrar a rentabilidade obtida com o investimento você irá pagar Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos e é importante para o processo de aprendizado ter referências sobre os resultados que você já obteve com uma determinada empresa.

Artigo original escrito por Por Camila Guimarães Hessel e modificado por Guia de Investimento

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


 

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*




Iniciantes