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Como automatizar o seu atendimento através de um chat online

O chat online é um recurso indispensável para aqueles donos de ecommerce que desejam realizar mais vendas, pois através dessa ferramenta é possível oferecer um serviço que é essencial para o consumidor, o SAC (serviço de atendimento ao cliente).

Na era da digitalização, e com grandes chances de até mesmo contratar uma equipe de suporte para trabalhar em casa, quem não investe em melhorar esse serviço pode acabar perdendo clientes.

Por isso, é necessário investir em atendimento rápido e qualificado, e para que isso seja possível iremos apresentar algumas dicas de como automatizar o atendimento através de um chat online no seu site e melhorar as suas chances de fidelizar mais clientes. 

O que é atendimento automatizado em chat online?

Antes de apresentar nossas dicas de como automatizar o seu atendimento através de um chat online no seu site de vendas, ou loja virtual, é preciso entender o que é atendimento automatizado.

Para algumas pessoas, o atendimento automatizado parece ser um recurso que envolve o uso de alta tecnologia, esse conceito não está errado.

 Porém, é fundamental compreender que ele também consiste em disponibilizar para o seu cliente soluções rápidas e autônomas para que ele possa ter a sua necessidade e solicitação atendida de maneira rápida e prática.

E aqui fica claro que isso só é possível com o utilização da tecnologia, pois equipamentos como notebooks, computadores e softwares específicos.

Em um chat online, podemos implementar o atendimento automatizado de diversas formas, por exemplo a aplicação de chatbots, para enviar respostas automáticas para o consumidor.

Mas a operação humana também pode ser melhorada e automatizada através da simplificação de processos e facilitação do acesso à informação para a sua equipe de vendas ou de suporte. 

Assim, é necessário saber como aprimorar ambas as áreas aproveitando-se do uso da  tecnologia para automatizar o seu atendimento ao cliente no momento de criar a sua loja virtual

O fato é que  a automatização do atendimento via chat online é benéfica e pode conferir diversas vantagens para o seu negócio, como: 

  • Conquistar mais clientes e aumentar o número de leads: Se você quer saber como ganhar dinheiro, saiba que automatizar o seu atendimento através de um chat online pode fazer com que você atenda um volume maior de clientes ao mesmo tempo. 
  • Maior credibilidade para os clientes realizarem uma compra: Ao oferecer um serviço de qualidade o cliente pode acabar recomendando a sua loja para outras pessoas.
  • Aumento das vendas: Você oferece um atendimento rápido e eficaz atendendo as necessidades do consumidor, por isso ele se sente seguro em realizar compras na sua loja. 
  • Redução de custos: Existem muitas maneiras de tornar o seu atendimento automatizado, e algumas delas envolvem um gasto mínimo, além disso não é necessário contratar novos atendentes. 

No próximo capítulo você conhecerá alguns recursos interessantes para automatizar o seu atendimento via chat online.

6 Dicas de como automatizar o seu atendimento com um chat online

Agora que você já sabe o que é atendimento automatizado e também quais são as vantagens que ele pode conferir ao seu negócio, confira nossas dicas de como automatizar o seu atendimento através de um chat online. 

1. Escolha um chat online que permita integração com outras plataformas

Existem diversas opções de chat online disponíveis no mercado, e um ponto importante que você deve levar em consideração, na hora de escolher um chat online para o seu site, é a disponibilidade de recursos oferecidos por essas ferramentas e também a possibilidade de integrá-las com outras plataformas que as tornem mais completas.

Por exemplo, o JivoChat, além de integração com outras plataformas ele possui recursos como chatbots, convites proativos e CRM para facilitar o seu atendimento ao cliente e torná-lo mais simplificado.

Em plataformas em que esses recursos não se encontram disponíveis é possível integrá-los através da API, escolhendo quais são as ferramentas necessárias para quem deseja vender online.

Além disso, você deve analisar e escolher quais  ferramentas de chat online melhor atendem às suas necessidades.  

2. Utilize um chatbot no seu chat online 

Um recurso fundamental para quem quer automatizar o seu atendimento é adicionar ao seu chat online um recurso chamado de chatbot.

O chatbot é uma ferramenta que funciona por meio de inteligência artificial iniciando uma conversa com o consumidor para resolver chamados e solicitações.

Ou seja, ele permite que o atendimento ocorra sem a necessidade de intervenção humana em tempo real, e até mesmo fora do seu horário de atendimento.

Ao utilizar um chatbot para automatizar o seu atendimento você pode diminuir o tempo de espera do seu cliente pelo atendimento e com a vantagem de tê-lo funcionando 24 horas por dia 7 dias por semana. 

3. Configure o seu chatbot para atender a chamados mais comuns

Como já abordamos, o chatbot é um recurso fundamental e que possibilita o atendimento sem a necessidade de um operador humano.

Dessa forma, é possível configurá-lo para que ele ofereça as respostas às dúvidas mais comuns dos seus clientes, atuando como um chatbot de suporte.

Para isso, é necessário realizar uma análise completa de quais são as principais solicitações  que chegam para a sua equipe de atendimento na sua loja virtual. 

Por exemplo, dúvidas sobre pagamentos, horário de funcionamento e entregas são dúvidas bastante frequentes e as soluções para essas questões são facilmente configuráveis, permitindo que o consumidor possa resolver suas dúvidas em menos de alguns poucos minutos sem precisar ocupar a sua equipe de suporte ao cliente. 

Além disso, caso a dúvida não seja solucionada pelo chatbot, a própria ferramenta  pode encaminhar a conversa para um atendente humano.

4. Utilize recursos de CRM no seu chat online

Dentre as possíveis opções de softwares para integrar  ao seu chat online é possível utilizar recursos de CRM. 

O CRM é um sistema de gerenciamento de clientes desde a primeira mensagem até a compra, com esse recurso integrado ao seu chat online é possível visualizar todas as negociações que estão acontecendo em uma única tela, receber relatórios e avaliações das suas vendas. 

É uma maneira de aumentar a produtividade da sua equipe de vendas transformando chats em negociações, e até mesmo criando um funil de vendas personalizado.

Outro detalhe importante, é que o CRM pode te fornecer dados que permitam melhorar o seu atendimento ao cliente, como rastrear o horário de trabalho, tempo de resposta, número de mensagens não lidas e razões para oportunidades perdidas.

Assim você pode trabalhar nos pontos fracos da sua equipe para melhorar o atendimento e torná-lo mais automatizado.

5. Convites proativos ajudam o cliente

Os convites proativos são um recurso disponível em alguns chat online, e que funcionam para incentivar o cliente a buscar atendimento no seu chat.

Pois não adianta você investir em recursos que tornem o seu atendimento automatizado se seus clientes não sabem que eles estão disponíveis.

Por exemplo, digamos que você venda geladeiras no seu ecommerce e o conteúdo disponível na sua loja não foi o suficiente para sanar as dúvidas do seu cliente, através do convite proativo cada vez que um cliente acessar o seu site,  a janela do seu chat online irá exibir uma mensagem perguntando se o cliente precisa de ajuda.

Assim o visitante fica mais confortável sabendo que ele pode entrar em contato com a sua equipe a qualquer momento. 

6. Concentre seus canais de atendimento em um só lugar

Para automatizar o seu atendimento de maneira eficaz,  também é necessário centralizá-lo para que a sua equipe possa agir de maneira ágil e eficiente buscando as soluções necessárias para atender seus clientes com rapidez.

Na era digital, sabemos que é preciso, muitas vezes, investir em mais de um canal para atender os clientes e com isso algumas mensagens podem acabar se perdendo, principalmente se você recebe um grande fluxo de mensagens.  

Para esse caso, o ideal é escolher um chat online no qual você possa integrar as mensagens que você recebe no Whatsapp, no Facebook e também no Instagram em uma única tela utilizando a estratégia de omnichannel. 

Alguns chat online permitem a integração de vários canais de atendimento centralizando as mensagens para que a sua equipe de atendimento possa atuar com mais rapidez. 

Pronto para automatizar o seu através de um chat online?

Gostou das nossas dicas para automatizar o atendimento através de um chat online? Lembre-se que a experiência do cliente ao visitar a sua loja virtual é um fator muito importante para a satisfação do mesmo, e por isso é necessário melhorar o seu serviço.

Não esqueça de escolher um chat online que ofereça uma variedade de recursos para que você possa transformar essa ferramenta em uma solução para atender as necessidades do consumidor, e não deixe de conferir os recursos disponíveis do JivoChat.

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