Como a matemática pode ajudar nos seus investimentos?

Durante o período de escola e no colégio, é comum que os alunos que não se dão muito bem com números se questionem para que serve a matemática e como ela será usada no dia a dia. 

 

Com tantas contas, fórmulas e resultados que envolvem números, letras e símbolos, fica difícil para os jovens perceberem para onde todo aquele conhecimento irá.

 

No entanto, há diversos usos no dia a dia que vão mostrar a razão que faz com que a matemática seja uma das mais importantes disciplinas ensinadas no ensino básico no Brasil e no mundo. 

 

Entre esses motivos, está o uso de cálculos matemáticos nas finanças e investimentos.

 

Mas a forma como a matemática é ensinada nem sempre atrai os estudantes, que acabam apenas decorando fórmulas e macetes apenas para passar de ano e se formar no ensino fundamental ou médio.

 

Um estudo feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) de 2019, o mais recente a ser divulgado, mostra que 95% dos estudantes da rede pública terminam o ensino médio sem conhecimento adequado em matemática

 

O levantamento foi feito pelo QEdu, plataforma de dados educacionais, e pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

 

Os dados tabulados mostram que apenas 5% dos alunos do 3º ano da rede pública conseguem resolver problemas com equações básicas ensinadas ao longo do ensino médio. E a pesquisa mostra dados de 2019, no ano anterior à pandemia. 

 

A tendência é que os números de 2020 sejam ainda piores, já que a crise sanitária escancarou ainda mais os problemas do ensino no Brasil.

Matemática e Investimentos

Para estimular o aprendizado, é necessário que a prática seja mais voltada ao uso real da matemática na rotina. 

 

E os investidores do mercado financeiro sabem muito bem qual é a importância das contas, fórmulas e gráficos para o dia a dia na bolsa de valores e nos investimentos financeiros.

 

Tudo isso começa no controle de gastos em casa, naquela tabelinha de Excel onde todo gasto do mês é anotado para regrar as despesas e quanto dinheiro ainda sobra. 

 

Depois disso, vai até os grandes investidores do mercado financeiro, que trabalham com análises de movimentação das ações das principais empresas de capital aberto do mundo.

Probabilidade e Estatística

Saber sobre Probabilidade e Estatística pode te ajudar na hora de investir com renda variável e selecionar as ações de menor risco e maior rentabilidade. 

 

Entender sobre as medidas de centralidade, como a média aritmética, e as medidas de dispersão, como desvio padrão e coeficiente de variação será interessante para o investidor, que terá ferramentas parceiras para analisar os seus retornos.

Taxas de Juros

Com a matemática básica aprendida na escola, os acionistas também podem entender um pouco mais sobre as taxas de juro que rondam o mercado e mexem com os investimentos de renda fixa e de variável. 

 

Entender como varia uma taxa como a Selic, por exemplo, vai dar base para um melhor direcionamento da estratégia de uma carteira de investimentos.

Empreendedores

Já os empreendedores devem levar a matemática como uma grande aliada dos seus negócios. 

 

Se você investe em negócios próprios, deve entender que tudo o que entrar e sair da sua empresa vai exigir cálculos que por vezes vão fugir apenas do somar os ganhos, reduzir os gastos, dividir e multiplicar os lucros.

 

Um empreendedor terá que saber algumas questões importantes para começar a crescer um empreendimento.

 

Algumas das necessidades são calcular o capital de giro, controlar as despesas de caixa, separar quantidades de dinheiro para novos investimentos de ampliação dos negócios e estimar quantidade e prazos de retornos.

 

Para quem tem medo de investir, a educação financeira é uma forma de aprender a entender como funciona as finanças e se aprofundar no mercado financeiro. 

 

A matemática financeira é uma das partes fundamentais para um bom investidor entender o que está sendo feito na sua carteira de ações e fundos.

 

Aprender alguns conceitos teóricos serão fundamentais para saber lidar com o dinheiro na hora de colocar em prática no mercado de investimentos.