CAC – Customer Acquisition Cost: O que é e qual a importância para sua empresa

O Customer Acquisition Cost (Custo de aquisição de clientes) é um meio muito eficiente de realizar as métricas do marketing da empresa.

É por meio dele que podemos saber se os métodos usados têm trazido resultados vantajosos, ou se é a hora de pensar em algo novo que traga mais benefícios.

Caso você nunca tenha ouvido falar deste recurso, este é o momento certo para conhecer, pois separamos aqui todas as informações que precisa para começar.

Por isso, continue sua leitura, pois certamente este conteúdo será útil para o seu negócio!

O que é o CAC – Customer Acquisition Cost?

O custo de aquisição de clientes nada mais é do que a métrica usada para calcular se os investimentos em marketing estão trazendo resultados compensatórios.

Este funciona, basicamente, por meio de uma análise de investimento e retorno, vendo se o que foi investido trouxe o retorno esperado.

Como sabemos, para que um negócio tenha sucesso este depende de clientes, que por sua vez devem ser atraídos pelo interesse oriundo de campanhas de marketing.

Seja qual for o recurso que você utiliza, de toda maneira este acabará tendo um custo, seja este financeiro ou de tempo gasto.

E é necessário avaliar este custo a fim de ver se está compensando, se por este meio seu empreendimento está estagnado, ou no pior dos casos, tendo prejuízos.

Vale ressaltar que este investimento para aquisição de clientes pode se mostrar de diversas formas, como:

  • Tempo;
  • Posts pagos em redes sociais;
  • Publicidades na mídia;
  • Cartazes;
  • Viagens para reuniões;
  • Eventos.

É por esta razão que toda iniciativa deve ser calculada pelo gestor, a fim de avaliar quais resultados foram obtidos.

Por que este recurso é tão importante para o negócio?

Embora seja importante, não é toda empresa que aposta o CAC, deixando apenas que o retorno apareça de forma natural.

No entanto, não usar deste método seria como esperar um resultado que você poderia facilmente conseguir com um pouquinho de trabalho.

Em outras palavras, nada mais é do que perda de tempo e um tiro no escuro, já que não é possível saber se um investimento foi vantajoso.

Além disso, deixar de investir no customer acquisition cost significa perder a noção do que está sendo investido e revertido ao negócio.

Portanto, se você não deseja ter prejuízos, o primeiro passo é começar a calcular todos estes pontos, avaliando o quanto de retorno foi possível conseguir com uma iniciativa.

Vale lembrar que o valor do retorno deve ser sempre maior do que o de investimento, a fim de que seja possível retirar os lucros.

Apenas por este meio é possível saber se a sua empresa está no caminho certo para atingir os resultados que tanto almeja.

Por isso, se você nunca investiu no CAC, não deixe de fazê-lo o quanto antes, pois será de extrema importância.

Relação entre o CAC e o LTV

Outro recurso que muita gente associa ao CAC é o LTV (lifetime value), que consiste na análise de padrão de consumo de seus clientes.

Se formos parar para analisar veremos que de fato os dois podem fazer uma excelente união para traçar metas e estratégias para atingir resultados.

Enquanto um ajuda a pensar em abordagens eficientes, o outro contribui na análise dos resultados destes investimentos, vendo se de fato funcionaram como o previsto.

Por isso, é praticamente impossível falar em marketing sem citar ambos os recursos, que devem ser empregados juntos para chegar mais rápido aos resultados.

Caso você nunca tenha ouvido falar em nenhum dos dois, lembre-se que são fundamentais para a gestão e administração de um negócio.

Para conhecer mais sobre o assunto é fundamental que você faça um curso de marketing digital.

Isto porque, é neste curso que será possível aprender tudo sobre gestão de resultados e técnicas para realizar tais procedimentos.

Certamente, ao investir neste aprendizado você poderá recolher muitos benefícios para sua carreira, inclusive no uso de CAC e LTV.

Então, agora que sabe o caminho, não perca tempo e faça sua inscrição o quanto antes, pois pode ser realmente vantajosa para quem deseja empreender na era digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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