LTV (Lifetime value): O que é e qual a importância para sua empresa

O lifetime value é um recurso muito interessante para quem deseja entender melhor sobre o público de seu negócio.

Isto porque, é por meio dele que podemos analisar toda a relação de determinado consumidor com os serviços prestados pelo empreendimento.

No entanto, pode ser um pouco complicado entender o LTV no início, e é para te ajudar com isso que preparamos este material.

Portanto, se deseja aprender mais sobre o assunto, não perca tempo e continue sua leitura!

O que é o Lifetime Value?

É praticamente impossível falar em uma gestão empresarial eficaz sem citar o lifetime value, visto que este é extremamente importante para compreender a relação do consumidor com seu negócio.

Como já foi explicado brevemente, o lifetime value nada mais é do que uma análise com enfoque na relação que um determinado cliente tem com a empresa.

Explicando de forma prática, consiste em observar o quanto foi gasto pelo cliente durante o tempo que se relacionou com a empresa, com maior atenção aos seus padrões de compra.

O intuito deste recurso é ajudar o gestor a pensar em métodos para atingir o público por meio da análise de comportamento de consumo de seus clientes.

No entanto, vale salientar que o conceito descrito acima não é tão útil na prática, visto que não é possível fazer uma análise particular de cada cliente.

Por isso, geralmente, o lifetime value é calculado de forma geral, analisando por meio de médias qual o padrão de consumo do público da empresa.

Por exemplo, suponhamos que você observou que os consumidores de sua loja costumam comprar mais no início do mês, concorda que se trata de um padrão de comportamento?

Por este simples dado você já consegue organizar toda a gestão do negócio, a fim de atingir metas com muito mais facilidade.

É nisso que consiste o lifetime value!

Como este recurso pode auxiliar no marketing da sua empresa?

No tópico anterior foi possível compreender no que consiste o denominado lifetime value, vendo sua utilidade na prática.

No entanto, você sabia que este recurso pode ser um poderoso auxílio para o marketing de seu negócio?

Sim, é isto mesmo, e para compreendermos, basta pensarmos no intuito do marketing, que é basicamente atingir o consumidor de forma certeira, estimulando-o a consumir.

Como vimos, o LTV consiste em recolher dados dos clientes, observando seus padrões de consumo, a fim de encontrar meios adequados para gerenciar.

No entanto, nada impede que tais informações também sejam usadas para criar estratégias com o objetivo de atrair o interesse do consumidor.

Quer saber como? Voltemos ao exemplo do tópico anterior, onde percebemos que em determinada loja os clientes costumam consumir mais no início do mês.

Como gestor, seria interessante trabalhar os seguintes pontos:

  1. Criar boas estratégias que favoreçam ainda mais as vendas no início do mês;
  2. Pensar em meios para atrair o consumidor no meio e fim de mês.

Dessa forma, sua empresa poderia apresentar dados muito mais valorosos, e você apenas teria que investir no marketing.

Claro que este é apenas um exemplo muito simples de como o lifetime value pode auxiliar no marketing de seu negócio, visto que as possibilidades são inúmeras.

Portanto, não deixe de explorá-las!

Por que é tão importante investir no marketing?

Como foi dito, o lifetime value pode auxiliar, e muito, no marketing do negócio, melhorando a atração de consumidores.

No entanto, para que este funcione é fundamental que o gestor reconheça a importância do marketing.

De forma bastante resumida, o marketing é a melhor forma de atrair clientes novos, bastando implantar as técnicas corretas.

De fato o LTV pode te ajudar a melhorar o financeiro de seu negócio, colocando-o em boas posições no mercado.

No entanto, para que este possa funcionar você deve colocar o marketing em prática, pois só assim os resultados virão.

Por falar nisso, o LTV pode até mesmo ser um meio para compreender qual a abordagem mais eficiente para o seu público.

Por isso, não deixe de reunir todos estes conceitos e recursos, pois certamente esta união é o segredo para os resultados que tanto espera, um curso online ajudará também.

Para saber mais sobre lifetime value e tantos outros recursos, não deixe de fazer um curso de marketing digital, que te ensinará tudo de forma prática e rápida.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *