7 estratégias de SEO

O SEO nem sempre se trata só de se posicionar nas primeiras páginas do Google, abrangendo também o ato de conhecer seu público e tentar fornecer conteúdo de qualidade sobre, seus serviços, negócios ou marcas.

Pensando nisso, preparamos 7 estratégias de SEO, que vão te ajudar a alavancar o seu negócio.

1. Escreva para pessoas

O Google fica mais inteligente a cada dia, e usando informações humanas constantes, significa se alinhar melhor com nosso pensamento. 

Dito isso, não há nenhuma brecha inteligente ou fórmula mágica para enganar um mecanismo de pesquisa, portanto, não se preocupe em tentar. 

Escreva primeiro para humanos e depois para o Google.

Sua prioridade deve ser sempre fornecer ao seu público o que eles procuram, e isso só vem por meio da escrita de conteúdo envolvente e fundamentalmente natural. 

Qualquer pessoa pode identificar uma palavra-chave que foi acionada e o preenchimento é ainda mais óbvio.

Por isso, coloque-as onde fizer sentido e permita que palavras-chave direcionadas aumentem suas palavras-chave já informativas, tornando seu conteúdo valioso.

2. Palavras-chave 

Embora a motivação deva sempre ser os humanos em primeiro lugar, os mecanismos de pesquisa em segundo, a base de todo esse processo são as palavras-chave. 

Eles não apenas alcançam o que os visitantes e o Google procuram ao isolar termos de pesquisa comuns.

Entretanto, o SEO também gera muito mais tráfego do que a mídia social orgânica, que domina mais da metade de todo o tráfego online. 

Portanto, se as palavras-chave estão no centro do SEO, elas também devem estar no centro de tudo o que você faz.

No entanto, mais uma vez, não é apenas uma questão de jogá-los para a esquerda, direita e centro. Tudo começa com uma pesquisa de palavras-chave. 

Assim sendo, use ferramentas de SEO como Google Ads, e até mesmo barras de pesquisa simples no site para identificar a intenção de pesquisa ampla e suas palavras-chave.

Vá mais fundo para encontrar mais palavras-chave de cauda longa, estude os concorrentes para encontrar lacunas de palavras-chave e não se esqueça de incluí-las em seus metadados, bem como no texto âncora de seus links. 

Por último, lembre-se de não extrapolar no uso de palavras-chave. 

Ajuste-os naturalmente para não interferir na legibilidade do seu conteúdo, ao invés de colocar de forma brusca no seu texto, diversas vezes a palavra-chave como alergologista no RJ, caso este seja o conteúdo.

3. Experiência do usuário

Não há nada pior do que navegar em uma página que você mal consegue usar. 

Na verdade, após alguns segundos de navegação, a maioria das pessoas perdem o interesse naquele site.

O Google também terá dificuldade em tirar o melhor proveito disso.

Coisas como links inativos, páginas de erro e estruturas de site desordenadas terão um impacto sobre o que as pessoas obtêm de seu site.

Os usuários não apenas valorizam uma boa experiência e fácil navegação, mas este recurso também ajuda os rastreadores do Google a verificar seu conteúdo e determinar suas classificações SERP. 

Use títulos e parágrafos curtos e fáceis de ler, organize suas subpastas e otimize para dispositivos móveis. 

Todas essas coisas ajudarão a reduzir sua taxa de rejeição, melhorar outras métricas de SEO, melhorar suas classificações e gerar uma melhor conversão geral.

4. Links confiáveis 

Outro aspecto importante na construção da reputação do domínio e autoridade do site é o link building

Os backlinks são um fator chave de classificação, quando os crawlers descobrem conteúdos seguindo links para páginas subsequentes, ele avalia o quão relevantes eles são para uma consulta de pesquisa. 

Isso também é válido para links internos, portanto, não tenha medo de criar links para outras páginas úteis em seu site quando necessário, e onde parecer natural. 

Muitos profissionais de marketing veem o impacto de um a três meses após a implementação de uma estratégia de construção de links.

Vale ressaltar que os links precisam ter algo relacionado com o seu conteúdo, você pode estar escrevendo um artigo com dicas de SEO, como este, e inserir um backlink para um site que realiza tratamentos para tireóide.

5. Conteúdo em destaque 

Os trechos em destaque praticamente dominam as SERP, atualmente. Você provavelmente está familiarizado com eles, mesmo que nunca tenha ouvido o termo antes. 

Eles são as caixas de resposta destacadas que aparecem no topo das páginas dos resultados de pesquisa, ou seja, se você pesquisar no Google, “neurocirurgião no RJ”, o primeiro resultado de pesquisa é o destaque.  

Existem certas opções de formatação e estilo que você pode fazer para aumentar suas chances de obter um conteúdo em destaque: 

  • Marcadores;
  • Listas numeradas; 
  • Infográficos; 
  • Responder diretamente a pesquisas.

Se você conseguir ganhar um trecho de destaque, você está fazendo algo certo.

6. Atenção com as atualizações do Google

As atualizações e correções básicas dos algoritmos do Google são constantes e frequentemente inesperadas, e os sites se beneficiam ou são punidos por não aderir à atualização mais recente.

As classificações e penalidades dependem de vários fatores como disponibilidade, velocidade, publicidade excessiva ou conteúdo com spam, entre outros. 

Embora isso nem sempre possa ser evitado, existem algumas etapas simples que você pode seguir para manter distância.

Primeiro, inscreva-se em sites e fóruns do setor para se manter atualizado com as atualizações mais recentes. A comunidade do Google Search Console é um bom começo.

Certifique-se de monitorar de perto seu tráfego com serviços como o Google Analytics para ver onde as atualizações podem ter ocorrido para que você possa ajustar de acordo.

7. Adição de subtítulos 

Para finalizar,  você deve se lembrar que, quando se trata de sua estratégia de SEO, não existe uma linha de chegada real. 

Voltando à sua pesquisa de palavras-chave, esta é uma grande oportunidade de usar essas frases e sua análise da concorrência como a base de seu plano de conteúdo de longo prazo.

Cada palavra-chave deve se ramificar em muitas outras, e com isso, mais ideias para o seu conteúdo devem surgir. 

Em vez de escrever, digamos, um fragmento de um tópico específico, transforme essa palavra-chave em subtítulo. Enriquecendo o conteúdo, página e site.

Se o conteúdo é sobre uma associação de advogados em SP, você pode criar subtítulos, com palavras-chave como “Como funciona um processo jurídico?”.

Considerações finais 

O Google está constantemente mudando e ainda há muito espaço para conseguir bons resultados. 

Portanto, como você pode ver acima, essas estratégias permitem qualquer blog e site, estar na primeira página, pois, essas são táticas que funcionam e fornecem resultados.


Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.