Quer ter uma equipe mais motivada? Conheça nossas dicas

Contar com uma equipe com um alto nível de motivação e trabalhando em total sinergia para alcançar os resultados é o sonho de todo empreendedor. Afinal, nenhuma empresa consegue sobreviver, e muito menos prosperar, sem o capital humano. 

Por isso, esse artigo vai te dar 7 dicas sobre como você pode ter uma equipe mais motivada no dia a dia em seu negócio. Pode acreditar, é possível! 

1 – Tenha um objetivo estabelecido

O empreendedor precisa ter um propósito bem definido, pois isso pode manter o foco e a produtividade em alta de toda a equipe. Além disso, é preciso deixar claro para todos os seus colaboradores qual é o real objetivo da sua empresa. 

Isso pode evitar um comportamento extremamente prejudicial em um negócio: a alienação.

Quando os funcionários conhecem a missão, visão, valores e posicionamento de mercado da empresa que trabalham, a execução das tarefas no dia a dia e a motivação para atingir o propósito que foi definido ficam muito mais em evidência. No final, todos ganham! 

2 – Mantenha um relacionamento saudável com sua equipe

Brigas e discussões constantes no ambiente de trabalho podem desmotivar qualquer um. Para não deixar a motivação da equipe sair pela janela, é função do líder estabelecer um relacionamento saudável com toda a sua equipe. 

Uma boa convivência diária pode trazer a inspiração necessária para se ter mais motivação. Por isso, procure ter mais empatia pelos membros da sua equipe. Lembre-se de que, sem eles, tudo pode ficar mais difícil para o seu negócio. 

A hipnose é uma importante metodologia que pode auxiliar a aumentar a motivação da sua equipe, já que tem foco na mente humana e elimina todos os obstáculos emocionais que impedem que isso aconteça. 

3 – Reconheça e valorize esforços

Um empreendedor que sabe reconhecer esforços individuais ou até de toda a equipe, mas, principalmente, valorizá-los, pode aumentar a motivação de todos os integrantes dela. Todo funcionário gosta de ser reconhecido pelo seu esforço. 

Quando esse esforço é valorizado, a motivação em sempre dar o melhor de si fica mais alta do que nunca. 

As metas foram alcançadas pela equipe? Que tal promover um happy hour no final do expediente, um almoço por conta da empresa, dar uma bonificação extra em dinheiro ou até fazer um sorteio de uma viagem para o litoral? 

Isso é valorizar o trabalho de quem se esforçou para alcançar os objetivos do seu negócio.

4 – Pratique o feedback

Toda equipe precisa saber sobre o seu desempenho no dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Por isso, o feedback é essencial para manter a motivação sempre em alta. 

Pelo menos uma vez na semana, reserve um tempinho em sua agenda para dar um feedback para cada integrante da sua equipe. 

O feedback, seja ele positivo ou negativo, deixa os colaboradores cientes dos seus pontos fortes e dos pontos que precisam ser aprimorados. 

Investir em bom curso de PNL pode ser uma alternativa interessante, já que essa metodologia aprimora a sua comunicação e deixa as suas atitudes bem mais assertivas no cotidiano. O diálogo com a sua equipe será bem mais fácil e claro.

5 – Ofereça diferenciais atrativos

Ter um salário justo é fundamental, isso é indiscutível. Mas oferecer diferenciais que sejam atrativos pode turbinar a motivação da sua equipe e deixar a produtividade dela nas alturas. 

Afinal de contas, uma empresa que valoriza o funcionário com benefícios exclusivos, pode ser um chamariz para atrair os melhores talentos do mercado. 

Você já pensou em oferecer planos de carreira, cursos de aperfeiçoamento profissional, premiações, salário extra e outras vantagens para toda a sua equipe? 

Pode ter a certeza de que isso fará uma enorme diferença na motivação diária de todos os membros, que darão o melhor de si sempre. Acredite, você terá a equipe dos seus sonhos.

6 – Seja flexível

O empreendedor precisa ter a maturidade necessária para entender que os seus funcionários têm uma vida cheia de desafios e obstáculos fora do ambiente de trabalho. 

Dessa forma, ser flexível e abrir exceções de vez em quando pode fortalecer ainda mais a relação entre você e sua equipe. Quando uma empresa adota essa postura, ela passa a impressão de que se preocupa com seus funcionários. 

A flexibilidade com a sua equipe demonstra empatia da sua parte, o que pode aumentar a motivação e a confiança da mesma. Conscientizar os colaboradores que a empresa está sempre ao lado deles é uma estratégia inteligente.

Um curso de coaching pode te auxiliar com essa missão, já que essa técnica deixa as suas atitudes mais assertivas, aperfeiçoa a sua comunicação e elimina da mente tudo aquilo que impede de ser mais flexível.

7 – Procure por soluções em conjunto

Toda empresa tem problemas, isso é um fato incontestável. Mas, para manter a motivação da sua equipe cada vez maior, mesmo diante dos desafios diários, é preciso unir forças e procurar por soluções viáveis em conjunto. 

É necessário ter a mentalidade de que o problema é de todos e não somente de um ou outro membro da equipe. 

Por isso, é primordial que o gestor da empresa também se empenhe ao máximo para encontrar soluções para os problemas e conflitos que aparecerem. 

Deixar que somente a equipe encontre a solução, pode ser um fator altamente desmotivador, e é exatamente o oposto que você deseja, certo? A união de forças é primordial, principalmente em momentos pouco favoráveis.

Viu como aumentar a motivação da sua equipe não é tão complicado quanto parece? Agora é seguir nossas dicas e deixar a motivação dos seus colaboradores nas alturas. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!