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Performance: como o TikTok ADS pode ser usado na sua estratégia

A busca por novas estratégias de divulgação de uma empresa/marca é algo constante no mundo do marketing e da publicidade. Existem muitas formas de se fazer isso e uma das mais recentes é pelo TikTok ADS

O aplicativo de mídia para criação de vídeos curtos e em sua maioria divertidos, é um sucesso entre as pessoas e atrai novos usuários todos os dias. O investimento de anúncios dentro do TikTok vem trazendo muita visibilidade.

De maneira fácil a ferramenta permite além da criação dos anúncios, fazer a segmentação deles, gerenciá-los, emitir relatórios de insights e a partir disso aumentar o público que terá acesso aos seus produtos.  

Mas o que é de fato TikTok ADS 

O TikTok foi um dos aplicativos mais baixados no mundo no ano de 2020 e está presente em mais de 150 países.

Diante dos números gigantes gerados, surgiu a necessidade da ferramenta própria para anúncios. 

O TikTok ADS Manager fez sua estreia em outubro de 2021 e desde então, vem fortalecendo as marcas através de divulgação paga. O aumento de tráfego e o ganho de novos clientes são os pontos fortes do app. 

De acordo com a empresa, o anunciante tem uma variedade de opções para escolher os formatos que melhor atingirão o objetivo da campanha, incluindo, sem restrição, vídeos e imagens horizontais, verticais ou quadrados. 

Outra questão que o TikTok ADS deixa bem claro é que qualquer negócio está livre para anunciar, desde os milhões até o pequeno empreendedor, o importante mesmo é focar no engajamento e na otimização

Como criar um anúncio 

Antes de tudo é preciso criar uma conta no TikTok e a partir disso acessar a plataforma de criação de anúncios: TikTok ADS Manager. O site conta com um manual completo mostrando exatamente o que fazer. 

Ao acessar, você vai encontrar na parte superior os cinco principais botões do TikTok ADS: painel, campanha, ativos e criação de relatório. Todos fornecem dados completos dos anúncios que estarão rodando. 

O primeiro passo para anunciar é criar uma campanha indo além da criação de conteúdo, mas definindo os objetivos que espera atingir, qual o orçamento para rodá-los e criar um grupo de anúncios. 

Feito isso, agora é se atentar às especificações para que o desempenho do seu anúncio seja bom e levado ao maior número de pessoas. São detalhes importantes e que fazem toda a diferença. 

Seja criativo e autêntico 

O TikTok é conhecido pelos seus vídeos bem elaborados, com conteúdos divertidos e diferenciados, seu anúncio deve seguir a mesma linha. Os vídeos podem ser criados em diversos temas como:

  • Curiosidades
  • Beleza
  • Moda
  • Esportes 

Busque sempre a criatividade e crie sua própria identidade. 

Não copie o que o concorrente faz, seja você mesmo, coloque essência para que sua marca tenha credibilidade.

Inovar em sua estratégia de anúncio é bem vindo para que o público seja surpreendido de forma positiva a cada dia. 

Invista em qualidade 

Ao estruturar seu anúncio, a qualidade das imagens e do som é primordial. Uma boa resolução (720p ou maior) fará com que o desempenho do seu vídeo seja alto e o TikTok vai entregá-lo para mais pessoas. 

A qualidade do formato também é um ponto chave. Lembrando que são aceitas imagens e vídeos horizontais, quadrados e o mais utilizado e aceito que é na posição vertical. 

Seja prático, não enrole

A regra é clara, os vídeos do TikTok possuem no máximo 60 segundos de duração, portanto, não fique enrolando para falar sobre seu conteúdo. É importante prender a atenção de quem assiste logo nos primeiros instantes. 

Destaque a mensagem do seu serviço ou produto logo nos segundos iniciais de forma clara e objetiva, isso vai manter o usuário assistindo o resto do seu vídeo. 

Lembre-se que o TikTok permite adicionar legenda em seus vídeos, por isso utilize ele para complementar o texto da mensagem e até mesmo para acrescentar informações sobre o que está sendo anunciado. 

Cuidado com a ortografia, use uma linguagem que se encaixe com o seu público alvo, faça um bom planejamento de hashtag e as utilize para atingir ainda mais pessoas. 

Quanto custa para anunciar? 

Como já dito no início do blog, é preciso ter uma estimativa do quanto você deseja investir em anúncios antes de colocá-los para rodar no feed dos usuários do TikTok. 

Estabelecer um orçamento também vai te ajudar a ter controle dos gastos e o TikTok ADS possuem dois tipos, sendo o vitalício e o diário e que segundo a empresa funcionam da seguinte forma: 

  • Orçamento vitalício: é o valor máximo que o anunciante deseja investir em uma campanha ou um grupo de anúncios durante todo o tempo em que eles serão rodados dentro do aplicativo. 
  • Orçamento diário: é o máximo que você deseja investir por dia em uma campanha ou em um grupo de anúncios.

O TikTok ADS Manager estabeleceu um valor mínimo – diário ou total – de $50 para as campanhas e $20 para os grupos de anúncios. O saldo é pré-pago e pode ser efetuado por meio de boleto ou cartão de crédito. 

A plataforma deixa claro ainda, que é preciso estar atento a qual tipo de orçamento foi escolhido, uma vez que ao publicar a campanha não será mais permitido alterações do mesmo. 

Invista no TikTok ADS Manager

Agora que você sabe como essa plataforma de anúncios funciona, não perca tempo e o insira em sua estratégia de divulgação. Lembre-se: qualquer empresa pode anunciar, basta planejamento, criatividade e persistência. 

São inúmeros os benefícios, principalmente, para as pequenas empresas, pois com o TikTok ADS é possível configurar suas campanhas tranquilamente. 

Sua marca pode ser divulgada por famosos, como blogueiros, atores, cantores, atletas, etc, fortalecendo o chamado marketing de influência. A partir disso, seu produto/serviço é levado para uma grande diversidade de público. 

A internet e o TikTok ADS estão aí para você expandir seus negócios, gerar lucros e crescer cada vez mais. O futuro tem como base o marketing digital, invista!