O que é Blog? Descubra como ele melhora sua presença digital

O blog é uma espécie de diário eletrônico usado por empresas ou pessoas com o objetivo de oferecer conteúdo relevante para o seu público. 

Além disso, ele contribui para maior proximidade com o público-alvo, estabelecendo uma relação de confiança.

Dessa forma é mais fácil transformar um seguidor em cliente, uma vez que a credibilidade  em uma marca é fator decisivo de compra. 

No entanto, é importante saber que não basta apenas ter um blog, é importante seguir as estratégias certas. 

Somente assim, ele será conhecido e você conseguirá vender seus produtos ou serviços. 

Quer saber como o blog pode melhorar sua presença digital? Continue a leitura deste post.

 

Blog: Vantagens de investir nessa estratégia

Investir na criação de um blog é uma das melhores estratégias para quem busca visibilidade e aumento de vendas. 

Veja abaixo algumas vantagens que você poderá obter:

 

  1. Oferecer conteúdo de qualidade para o seu público-alvo

Você já deve ter percebido que a forma de vender produtos e serviços mudou bastante nos últimos anos.

Antes do advento da internet, o foco estava totalmente no produto, em suas condições físicas, preço e formas de pagamento. 

Com a popularização da internet, o objetivo das vendas é levar informações para o consumidor.

Ou seja, é preciso entender qual a sua necessidade e a partir dessa descoberta, oferecer informações relevantes. 

A oferta do produto só acontece no final, pois o cliente é mais importante que o produto.

Portanto, oferecer conteúdos relevantes é uma forma de chamar a atenção e estabelecer uma relação de confiança. 

Tal ação é necessária para que os visitantes do seu blog sejam convertidos em clientes com maior facilidade. 

 

  1. Conquistar maior visibilidade na internet

O blog  é uma excelente ferramenta de marketing digital para quem deseja obter maior visibilidade na internet e geração de tráfego orgânico

Ao oferecer conteúdos relevantes para o seu público e conquistar sua confiança, é muito mais fácil pedir para que ele compartilhe as informações. 

Sem contar, que o blog pode ser compartilhado nas redes sociais ou vice-versa.  O que garante o aumento da sua audiência. 

Quanto maior ela for, melhor será para o seu negócio. 

Pois, sua marca será vista como autoridade no segmento de atuação. 

Aumentando assim, as chances de se tornar uma referência no momento de compra.

 

  1.  Aumento do número de leads

As pessoas usam a internet como fonte de pesquisas para realizar os mais variados tipos de compras. 

Ao investir em um espaço digital para a sua marca, com conteúdos relevantes, você atrairá muito mais seguidores. 

Esses por sua vez poderão se tornar seus clientes. 

Quanto mais qualidade, originalidade e frequência na postagem de conteúdos, mais leads você vai atrair para o seu negócio. 

Ou seja, as pessoas que irão consumir as informações da sua página, são aquelas que têm interesse em adquirir algum produto ou serviço da sua marca. 

 

  1. Resultados a curto e a longo prazo

Ao investir em um blog, você terá resultados imediatos e também a longo prazo. 

Ou seja, é possível investir em ações que tragam resultados imediatos, como os anúncios pagos. 

Mas você também terá resultados a longo prazo, uma vez que os artigos postados ficaram disponíveis para quem se interessar. 

Ou seja, quando alguém faz uma busca usando uma palavra chave ligada ao conteúdo postado, seu blog poderá aparecer na primeira página dos mecanismos de busca. 

Dessa forma, sua marca continuará ganhando visibilidade e conquistando a confiança de mais seguidores, que poderão se tornar clientes. 

Blog: como obter sucesso nessa estratégia

Criar um blog não é suficiente para aumentar sua presença digital, embora seja fundamental. 

É importante entender que o sucesso não vem de forma automática. 

Da mesma forma, as pessoas não vão adivinhar que sua página digital existe e começar a visitá-la com frequência. 

É preciso atender os principais critérios do Google, para que o seu site seja ranqueado e ocupe as melhores posições na primeira página. 

Ele é o maior buscador da internet, absorvendo mais de 90% das buscas realizadas nas mais variadas plataformas digitais. 

Por isso, é importante atender suas exigências para conseguir os resultados esperados.

Veja abaixo quais são elas: 

 

  1. Layout atrativo

O layout atrativo é responsável por apresentar a sua marca para os visitantes.

Ele funciona como a vitrine do seu negócio, portanto, precisa estimular o visitante a permanecer mais tempo ali.

Sendo assim, é fundamental que ele seja organizado, com informações claras e fáceis de serem encontradas. 

Lembre-se, que quanto mais clareza e organização na sua vitrine, mais tempo o visitante vai passar dentro do seu blog.

Aumentando assim, as possibilidades de venda. 

 

  1. Site Responsivo

Ter um site responsivo quer dizer que ele vai se adaptar facilmente a qualquer plataforma digital. 

Ou seja, não importa se o visitante está usando um computador de mesa ou um smartphone, ele poderá navegar com tranquilidade.

Essa exigência é fundamental para um bom ranqueamento no Google, pois proporciona uma experiência agradável ao usuário. 

 

  1. Invista no marketing de conteúdo

O blog é um canal de comunicação com seus potenciais clientes, por isso precisa oferecer informações relevantes. 

A estratégia de marketing de conteúdo contribuiu de forma direta para o sucesso do seu blog. 

Pois, o Google ranqueia nas primeiras posições as páginas que oferecem conteúdos relevantes e originais para o público. 

Sendo assim, se você quer ter sucesso, é preciso investir na divulgação de informações, que estejam de acordo com o seu público. 

 

Lembre-se de usar mídias variadas, que atraem a atenção das pessoas com quem deseja falar. 

Use as palavras-chaves adequadas ao seu segmento de atuação. 

Dessa forma, quando o usuário fizer uma busca, seu blog vai aparecer nas páginas de resposta. 

Invista em hiperlinks de qualidade. Ou seja, chame a atenção do seu público para sites com grande autoridade. 

Essa ação vai fazer com que o Google reconheça sua página, como confiável.

Melhorando ainda mais o ranqueamento. 

Conclusão

Investir na criação de um blog  pode ser a saída que você procurava para criar um negócio na internet. 

No entanto, é preciso ficar atento ao fato de que o sucesso não vem por acaso. 

É preciso investir nas estratégias corretas para que seu espaço online se torne conhecido e você obtenha o retorno esperado. 

Por isso, é importante contratar profissionais especializados e experientes na criação de blogs pessoais ou comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Naveg.in, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *