3 ações de marketing para academias

Academias são consideradas templos do emagrecimento, boa saúde e bem-estar. O problema é que depois da pandemia de COVID-19, cancelamentos de planos e instabilidade no setor tornaram as coisas um tanto nebulosas no mundo fitness.

O setor de marketing de academias sofreu muito https://hakunamatatabrindes.com.br/blog/baixo-orcamento/. Afinal, como fazer propaganda de estética e emagrecimento em meio a uma catástrofe humana sem precedentes?

Muitas academias se reinventaram. Migraram para o ambiente online e reciclaram seus serviços. Outras sucumbiram. Pesquisas indicam que 5% das academias brasileiras fecharam as portas.

O quadro, porém, está começando a mudar.

Com as medidas de proteção mais flexíveis e a volta dos serviços presenciais, uma coisa ficou clara: fazer exercícios físicos é essencial para aumento de imunidade e proteção contra vírus e bactérias.

Portanto, essa é a hora certa de investir no marketing para academias voltado para a saudabilidade.

Marketing pós-pandemia

O setor fitness ganhou cor, em um mundo cinzento manchado pela COVID-19. A promoção da saúde do corpo e da mente é um apelo que vale a pena destacar, já que esse é um dos maiores troféus que os templos de condicionamento físico carregam.

Quando se trata de marketing de academias, é preciso pensar fora da caixa. Buscar atender as necessidades dos alunos, entender quais são seus desejos em relação aos treinos, oferecer descontos para turnos com menor frequência de pessoas e buscar referências em outras academias é essencial para se destacar no mercado fitness. 

Acompanhe a seguir três dicas para conquistar e fidelizar alunos antes e depois das matrículas.

  • Nº 01 – Encante no ato da matrícula

Na hora da matrícula, é importante que o aluno entenda que ele está em um ambiente seguro para se exercitar. Embora a pandemia do novo coronavírus tenha entrado em fase menos crítica, as medidas de proteção ainda devem ser seguidas.

Portanto, no ato da matrícula, assegure ao aluno que todos os cuidados estão sendo tomados para que aquele local possa continuar sendo referência em saúde. Faça um tour com a pessoa interessada pelas instalações, mesmo que ele já tenha treinado na academia antes.

Apresente-o aos novos professores ou convide-o para conversar com seus antigos treinadores, para que uma nova proposta de treino seja oferecida e adaptada segundo as suas necessidades. Ofereça planos flexíveis, que se encaixem no bolso do aluno sem prejudicar a academia.

  • Nº 02 – Aposte em brindes personalizados

Entregar um kit de brindes personalizados pode ser uma boa ideia. Os presentes podem variar: toalhas, squeezes personalizados , camisetas, mochilas. O importante é que a pessoa que está se matriculando entenda que está recebendo uma gratificação por ter escolhido a academia.

Entregar brindes personalizados funciona como uma das melhores estratégias de marketing, já que o aluno carrega as informações institucionais da academia pelas ruas, escola, trabalho e acaba atuando involuntariamente como um bom marqueteiro do negócio.

A constância da visibilidade da marca em elementos carregados pelos alunos pode ser o incentivo que faltava para pessoas do círculo íntimo deles decidirem cuidar da saúde também.

  • Nº 03 – Fidelize os alunos

Após o ato da matrícula, o aluno não pode passar despercebido. Estudos indicam que a grande maioria das pessoas que desistem dos treinos alegam falta de orientação e estrutura por parte da academia. 

Um bom suporte envolve acompanhar os alunos durante os seus treinos, para que não se sintam “abandonados” entre um exercício e outro. Aliás, esse compromisso com os alunos é fundamental para que não aconteçam lesões ou práticas erradas de exercícios físicos nas dependências da academia. 

Existe um ditado que diz: “tudo o que se dá atenção, cresce”. Se o aluno sentir que não está recebendo a atenção que precisa, ele vai procurar outro lugar que a ofereça. Simples assim.

Essas são apenas algumas dicas que podem ser úteis no marketing de academias. Como todos os outros segmentos, algo muito importante a ser levado em conta é o conhecimento do público-alvo.

Muitas pessoas ganharam peso durante a pandemia e agora que as atividades presenciais estão voltando ao normal, não estão satisfeitas com o que estão vendo no espelho. Porém, o clima de preocupações atuais vai muito além da estética.

A saudabilidade está movendo o mundo. Pessoas que antes não se preocupavam muito com a saúde, agora estão procurando incansavelmente diversas formas de fortalecer a imunidade. Este é um dos motivos de o setor de alimentação saudável ganhar visibilidade crescente, representado atualmente por Food Tech’s no mundo todo. 

A combinação de alimentos saudáveis e exercícios físicos é a dobradinha que garante muito mais do que um shape bonito. Portanto, essa é a chance de aumentar ainda mais o marketing em academias voltado para a saúde e bem-estar. 

Transmitir credibilidade, oferecer segurança aos alunos e garantir a fidelização através da atenção e cuidado é a fórmula para sobreviver em um mercado competitivo e necessário.