Otimização SEO para loja virtual: 3 estratégias

Como comerciante de loja virtual, atrair novos clientes e direcionar tráfego orgânico ou pago para o seu site é essencial para todas as partes da sua empresa, seja reconhecimento da marca, envolvimento do cliente, vendas e compras de devolução. 

Sem direcionar o tráfego para sua loja, os clientes não sabem onde ou como comprar seus produtos, resultando na perda ou perda de interesse de potenciais clientes – sem ter feito uma compra.

Existem várias maneiras inteligentes de direcionar tráfego para sua loja. 

Este guia o guiará pelas principais dicas e truques de marketing para direcionar tráfego – tudo com o objetivo de atrair clientes para sua loja e adicionar produtos ao carrinho de compras.

Otimização SEO para sua loja virtual: 3 estratégias

 

1. Integrando suas mídias sociais

  A mídia social é uma ferramenta poderosa, portanto, use-a para sua vantagem. Mais do que apenas ter uma conta e publicar regularmente, pesquise a melhor forma de usar as plataformas em que você está – e como integrá-las à sua loja.

Ao conectar sua loja diretamente às suas mídias sociais, você está simplificando o processo de compra. 

Existem certas plataformas, como o Instagram, com postagens que podem ser compradas em lojas, nas quais os usuários têm maior probabilidade de gastar mais. 

Os usuários podem tocar em uma imagem para obter detalhes do produto e vincular diretamente à página do produto em seu site para uma compra rápida e sem problemas. 

Conheça o tutorial completo de como colocar mensagem automática no whatsapp.

Não se esqueça de integrar sua página do Facebook também. 

Converta sua página comercial em uma loja do Facebook para tornar ainda mais fácil se conectar com seus clientes. 

Uma loja de varejo on-line quanto mais fácil for para seus clientes visitarem sua loja, mais tráfego você terá.

1. Faça Vídeos

À medida que o marketing digital evolui, fica rapidamente claro como o vídeo é eficaz para direcionar o tráfego para as lojas online.

Uma quantidade impressionante de pesquisas e estatísticas comprovam a validade dessa declaração; 52% dos profissionais de marketing em todo o mundo apontam o vídeo como o tipo de conteúdo com melhor ROI64% dos consumidores fazem uma compra depois de assistir a vídeos sociais de marca e os profissionais de marketing que usam vídeo aumentam a receita 49% mais rapidamente.

É evidente que o número de usuários de mídias sociais que consomem conteúdo de vídeo é alto. 

Portanto, use esse conhecimento a seu favor. 

Use o vídeo para contar sua história, criar sua marca e direcionar tráfego de seus canais de mídia social para sua loja online.

2. Trabalhe com um influenciador

Ficar na frente do seu público pode ser difícil, especialmente se você é novo no mercado ou o nicho em que está ocupado. 

Se for esse o caso, trabalhar com um influenciador pode ser uma boa alternativa.

Você deseja abordar um influenciador que tenha um número relativamente alto de seguidores. Mais importante, os seguidores precisam estar envolvidos. 

O marketing de influenciadores pode fazer maravilhas pela conscientização da marca e pelo tráfego do site, se você puder colaborar com o influenciador certo – com o público certo. 

3. Venda multicanal

Outra ótima maneira de direcionar tráfego para sua loja é considerar uma abordagem multicanal. 

É uma estratégia econômica para melhorar a visibilidade do produto, atrair novos clientes e aumentar o crescimento da receita.

Nenhuma plataforma é a mesma, portanto, com seus produtos disponíveis em diversos canais de vendas você pode alcançar mais pessoas que precisam de seus produtos e multiplicar rapidamente os canais que direcionam o tráfego para sua loja. 

Comece concentrando-se nos mercados que você sabe que já têm um grande número de visitantes.

2. SEO e segmentação por palavras-chave

Como varejista on-line, a ferramenta mais barata que você possui no seu cinturão de marketing é a otimização de SEO. 

Simplificando, a otimização de mecanismo de busca é o processo de tornar sua loja on-line detectável – e popular – nos mecanismos de busca. 

Para fazer isso, você precisa entender o que seu público está procurando. 

As pessoas usam palavras-chave e frases (também conhecidas como termos de pesquisa) para encontrar as informações que estão procurando. 

Sem eles, a internet seria um buraco negro de informação. 

Ao garantir que seu site e qualquer conteúdo que você publique use as mesmas palavras-chave que o seu público-alvo está pesquisando, você terá uma chance muito maior de direcionar tráfego orgânico para sua loja.

Primeiro, você precisa pesquisar quais são as palavras-chave de alto desempenho relevantes para o seu tipo de loja e o nicho de mercado. 

Depois de fazer uma lista dessas palavras-chave e frases, comece a adicioná-las nas páginas do seu site.

Você pode adicioná-los em:

  • Títulos e descrições de produtos;
  • Cabeçalhos e subtítulos da página;
  • Tags Alt nas imagens do produto.

Isso aumentará significativamente as chances de sua loja ser encontrada pelos clientes que procuram produtos como o seu – e, finalmente, trabalhará para direcionar o tráfego para sua loja.

3. Marketing de conteúdo

1. Blocos de conteúdo

Manchetes e descrições de produtos não são o único lugar em que você pode adicionar palavras-chave para ajudar a atrair visitantes à sua loja.

Blocos de conteúdo na parte inferior da categoria do produto ou das páginas principais do site também funcionam bem. 

O conteúdo não precisa ser longo – apenas um ou dois parágrafos -, mas precisa ser rico em termos de pesquisa. 

Use frases relacionadas às suas principais palavras-chave com alto volume de pesquisa – cada palavra e frase precisa dar uma contribuição valiosa.

As empresas de comércio eletrônico de toda a Internet estão usando essa tática para aumentar o tráfego orgânico de suas lojas – e você pode facilmente fazer o mesmo. 

À medida que os mecanismos de pesquisa começam a rastrear seu site, a classificação de cada página aumenta, gerando mais tráfego para sua loja.

2. Postagens e backlinks

Os mecanismos de pesquisa também favorecem os sites que possuem um bom perfil de backlink. 

Isso significa que sua loja e o conteúdo dela estão sendo vinculados por outros sites – uma boa indicação de que é uma fonte de informações úteis nas quais as pessoas confiam.

Quanto mais links apontarem para o seu site, melhor. 

Você terá uma classificação mais alta e suas páginas serão veiculadas com mais frequência para aqueles que pesquisam produtos como o seu – aumentando continuamente o tráfego orgânico para sua loja.

A maneira mais eficiente de criar seu perfil de backlink é escrever um post de convidado para outro blog – ou influenciador – dentro do seu nicho. 

Por exemplo, se você vende produtos para bebês, digite ‘escreva para nós + produtos para bebês’ no Google e você verá uma lista de sites em busca de colaboradores de blog nesse nicho de mercado. 

Estenda a mão a quantos você puder gerenciar e conseguir escrever. 

Obtenha mais tráfego, converta mais vendas

Quanto mais tráfego você conseguir direcionar para o seu site, mais vendas você fará. 

As estratégias abordadas neste artigo são usadas por profissionais de marketing em todo o mundo, mas, embora essas táticas sejam boas por si mesmas, elas são muito mais eficazes quando usadas juntas.

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