Vale a pena investir em marketing de influência?

O marketing de influência cresceu exponencialmente em 2020, impulsionado pela grande necessidade de divulgação eficiente em tempos de pandemia.

Com esta emergência, muitas marcas que desconfiavam que este formato pudesse funcionar de verdade, agora já separam uma fatia maior de investimentos para este segmento, para aumentar sua presença no digital e não perder o que foi construído.

Para as empresas, usar os perfis de influenciadores para criar elos com seus públicos, tem sido uma experiência única e muito mais eficiente, principalmente quando precisam mostrar diferenciais de atuação. A escolha pela melhor plataforma, também foi ampliada.

Até a pandemia, as campanhas mais encomendadas, sempre mais concentradas no Instagram e Youtube, agora expandem também para Tik Tok e Twitch. 

Campeões em preferência, os micro influenciadores escalaram de forma significativa em 2020, já que a grande maioria das empresas não conseguem investir grandes quantias em mega influencers e celebridades.

O formato das campanhas também evoluiu junto com o incremento dos conteúdos gerados pelos influenciadores, que enxergaram a necessidade de se preparar melhor para destacar no grande universo de influenciadores digitais que aumenta a cada dia.

Muito mais empoderados, alguns influencers já contam com equipes de profissionais para ajudar a dar conta da demanda.

As agências de marketing de influência, também dobraram de tamanho este ano acompanhando os bons ventos. Estas agências são essenciais para compor campanhas que funcionem de acordo com as expectativas das marcas.

Com suas expertises, é possível ter um mapeamento mais preciso dos melhores perfis para cada situação, além de atuarem com conceito e propósito, gestão e entrega de relatórios de mensuração.
Como o marketing de influência funciona?

O marketing de influência é uma estratégia que acontece nas redes sociais usando como grande agente de divulgação pessoas que mantém perfis que geram conteúdo diariamente para empoderar seus públicos.

É justamente esta dinâmica que as marcas enxergam grande oportunidade de aliar sua imagem a estes canais que têm a missão de levar informações para ajudar seus seguidores em vários âmbitos.

O poder de aproximação dos influenciadores com seus seguidores é enorme. Sua voz é levada a sério, então suas recomendações de produtos e serviços são verdadeiros potes de ouro de aparições orgânicas nas redes sociais. Isso fez explodir o envio de produtos pelas marcas a um pool de influencers sempre que precisam mostrar suas novidades. 

Este formato de campanha é bastante funcional, mas pela facilidade de se realizar, hoje é preciso tomar cuidado e contar com uma boa consultoria de uma agência de marketing de influência ou de relações públicas especializada no segmento para não desperdiçar oportunidades, já que o mercado evoluiu e está aquecido.

Melhor do que só enviar um produto, com o apoio de uma boa agência é possível desenvolver uma agenda de ações e ativações com estratégia e inteligência muito mais assertivas.

Os seguidores adoram as parcerias pagas, pois elas dão subsídios para que os seus influenciadores possam manter seus canais ativos e possibilitam muito mais recursos para que consigam incrementar seus conteúdos.

O grande diferencial aqui, é que as agências de marketing de influência contam com ferramentas sofisticadas para mapear os perfis que tem mais sintonia com cada marca e produto, criando campanhas honestas e genuínas que conquistam alto engajamento.

Como é a relação do influencer com seu público?

Os influenciadores são pessoas comuns, com os mesmos medos, desafios e anseios dos seus seguidores. Como dedicam suas vidas a construir conteúdo para ajudar seu público, eles conseguem criar um elo de confiança muito grande.

Com esta confiança construída, as pessoas seguem seus canais diariamente e consomem suas informações com admiração e seriedade.

É exatamente aqui que pode morar um grande perigo para marcas e para o próprio influenciador digital. Uma vez quebrada essa confiança, dificilmente ela será recuperada com facilidade. Claro que depende de cada caso. 

Reconhecer o perfil certo e se conectar com o público de maneira honesta é fundamental para que uma campanha tenha resultados positivos e exponenciais.

 

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