cliente

Atendimento a cliente além do estabelecimento

O mundo dos negócios é dinâmico, que se altera constantemente e os empreendedores precisam estar atentos nas mudanças, para não perder espaço para concorrência ou perder uma venda para um cliente.

Uma das mudanças mais significativas está relacionada à comunicação e a forma como isso afetou a relação com o consumidor.

O avanço da tecnologia apresentou uma nova maneira de atender o cliente, seja por meio de um portal de internet, seja com o acesso às redes sociais ao alcance de um telefone celular.

A terceirização de mão de obra especializada em desenvolvimento de aplicativos em formato de lojas virtuais e a logística empregada no transporte dos produtos são dois exemplos que se encaixam, independente do formato de negócio, dos produtos envolvidos e do mercado consumidor.

A partir do momento que há produtos e serviços que podem ser adquiridos utilizando a tecnologia apresentada, o orçamento pessoal permite a aquisição e o vendedor possui estoque para atender a demanda, o ciclo está fechado.

Agilidade no processamento de compra e entrega

A acessibilidade de um site de compras ou um aplicativo específico para adquirir um produto deve apresentar diversas vantagens para os consumidores.

Dependendo do que está sendo oferecido, é preciso que algumas informações estejam dispostas, entre elas:

  • Cores disponíveis;
  • Tamanho;
  • Ingredientes ou componentes;
  • Data de fabricação e validade.

São informações simples, mas que ajudam o cliente na hora da escolha final. A partir do momento da compra, a empresa deve se preocupar com o pagamento e a melhor forma de atendimento em relação à entrega do produto, no caso de um material físico.

Nesse momento entra a logística de distribuição, em que são empregados diferentes veículos, entre eles o serviço de moto entrega pronto para atravessar o trânsito com agilidade e eficiência.

Dependendo do baú disponível na garupa do veículo, é possível fazer diversas entregas dentro de um trajeto específico.

Essa agilidade é empregada em diversos segmentos, em que os produtos possuem tamanhos específicos.

No início, muitas livrarias e lojas de discos e CDs, além de filmes no formato DVD, ganharam espaço nas prateleiras dos consumidores, pela facilidade de compra, inclusive de produtos importados.

O emprego da tecnologia e a facilidade de compra dos mais variados produtos alterou a forma de consumo da sociedade, permitindo a compra desde uma agulha em uma loja de armarinhos até equipamentos eletrônicos produzidos no exterior.

No setor do empreendimento comercial, principalmente, em restaurantes, lanchonetes e pizzarias, a agilidade do motoboy do delivery permitiu que muitos estabelecimentos trabalhem apenas com o modelo de entrega no local de preferência do cliente.

Os profissionais que fazem as entregas foram reconhecidos, tendo a categoria legalizada em 2009, a partir da Lei 12.009, estabelecendo direitos e deveres, como carga horária compatível e necessidade de uso de equipamentos de segurança, como botas, luvas, capacete e roupa apropriada.

Joalherias ampliam área de atendimento ao cliente

Os segmentos comerciais que aproveitam a oportunidade de expandir o número de clientes não se resume a livrarias, restaurantes e lanchonetes.

Os empreendedores que trabalham com joias, relógios e acessórios masculinos e femininos também investem em lojas virtuais para atender consumidores por todo o território nacional.

Se uma mulher se interessar por uma tornozeleira feminina ouro, ela pode verificar todos os detalhes dentro de um site, inclusive a gramatura do precioso metal, o que faz toda a diferença no valor final.

O custo de frete depende da distância em que o produto será entregue, assim como a variação de tempo pode ser maior ou menor, dependendo da necessidade de envio para outras cidades e até mesmo estados federativos.

Presentear a esposa, a filha, a mãe ou uma amiga com uma tornozeleira feminina folheada ficou mais fácil, pois as joalheiras disponibilizam fotos que identificam ajudam a identificar o produto, estabelecendo o público-alvo ao qual se destina.

Escolas de música renovam instrumentos

As instituições educacionais podem ter profissionais capacitados para ensinar os alunos nas mais variadas matérias. As ferramentas de estudo para uma escola musical são os instrumentos, que podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Muitas oferecem baterias, teclados, pianos e diversos tipos de guitarra, podendo escolher entre os mais diversos instrumentos musicais que o mercado têm à disposição.

As parcerias comerciais podem ajudar os negócios, como a possibilidade de desconto quando um aluno faz a compra em determinado site e escolhe a escola parceira para as aulas extracurriculares.

Da mesma forma, as escolas podem ajudar nas escolhas dos instrumentos musicais, indicando se é melhor uma guitarra para determinado estilo musical, como a jackson flying v randy rhoads é ideal para performances sobre o palco para tocar músicas de rock.

O importante é que os empreendedores devem estar antenados a todas as mudanças, sempre um passo diante da concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *