MEI

O que você NÃO DEVE fazer ao abrir MEI

Já sabemos que começar uma empresa (MEI) é o maior sonho de boa parcela da população brasileira, porém, o que a maioria não sabe é que o caminho talvez não seja tão fácil assim, e um pequeno deslize pode acabar com esse sonho rapidamente.

No artigo de hoje, reunimos quais os principais erros cometidos por empreendedores de primeira viagem, para que você não faça o mesmo e coloque em risco o seu primeiro negócio. 

1 – Falta de planejamento

Uma das primeiras falhas cometidas por empreendedores de primeira viagem ao começar o mei ms está relacionado à falta de uma boa organização a curto, médio e longo prazo. 

Esta é uma etapa crucial e que ajuda a definir todos os movimentos da empresa. Não ter o mínimo de planejamento e preparação pode levar a sua empresa a fechar as portas.

2 – O plano de negócios

Ainda dentro do tema de planejamento, há uma ferramenta extremamente importante chamada “plano de negócios”. 

É nele onde o empreendedor define todos os seus custos, além dos recursos materiais, financeiros e humanos que serão necessários para fazer a empresa acontecer.

O documento permite que você organize seus objetivos e propósitos, para que durante o processo de estruturação da empresa (e até posteriormente, quando já estiver operando), você não se perca e o sucesso do negócio não seja prejudicado.

3 – Não conhecer o mercado onde irá se estabelecer

Ao ter uma ideia de negócio, é importante que você faça vários tipos de pesquisa, e uma delas é sobre o mercado onde pretende atuar. 

Conhecê-lo bem é uma ótima ferramenta que te ajudar a saber como investir e se destacar em meio aos concorrentes. Não ter esse conhecimento pode te fazer perder oportunidades e ser superado.

4 – Falta de definição de produtos

Ter uma variedade de produtos e serviços para oferecer aos clientes é algo essencial, mas é preciso seguir uma lógica específica. 

Quando se abre uma empresa, você precisa definir quais são os seus produtos e/ou serviços e conhecê-los muito bem, assim, fica mais fácil direcioná-los ao seu público e aumentar as chances de serem bem aceitos.

5 – Pesquisa da concorrência

Bem como não realizar uma pesquisa de mercado é um fator de decisão para o sucesso de um estabelecimento, não ter conhecimento sobre os seus concorrentes também poderá atrapalhar o seu caminho. 

Entendendo os seus concorrentes, é possível entender o público consumidor, quais suas preferências, o que os atrai, o que não gostam e, assim, você pode definir as suas próprias estratégias e diferenciais para sair na frente.

6 – Má localização

O lugar onde você irá inaugurar o seu estabelecimento é fundamental, em especial para os negócios que precisam de uma grande circulação de indivíduos.

Se este for o seu caso, busque pesquisar bastante e ter certeza de escolher um local que ajude sua empresa a crescer.

7 – Não conhecer os clientes

Um erro muito comum entre os empreendedores de primeira viagem é considerar que todas as pessoas que querem comprar, são clientes. 

Ignorar detalhes como idade, gênero e poder aquisitivo é um grande erro, podendo te levar a perder tempo e dinheiro com estratégias de vendas que não dão resultados.

8 – Falta de organização financeira para um MEI

Além da falta do plano de negócios, uma falha comum é não investir na gestão financeira. 

É fato que a maioria dos empreendedores não possuem este tipo de conhecimento, mas isso não é um impeditivo para se capacitar ou procurar um profissional que possa auxiliar nesta área.

O controle financeiro determina gastos, investimentos e lucros, deixando tudo na ponta do lápis para que você tenha uma visão completa da saúde da empresa e se ela está dando lucro ou prejuízo.

9 – Não separar as despesas pessoais

Dentro do tópico finanças, o que muitos empreendedores fazem é não separar as contas da empresa de suas despesas pessoais. 

Esta ação pode levar seu negócio à falência, pois dificulta a visualização das finanças e pode te fazer perder a noção de quanto está gastando dos recursos da empresa.

10 – Não emitir nota

Seja qual for o porte da empresa (pequeno, médio ou grande), a emissão de nota fiscal é importante para passar uma imagem mais profissional e dar segurança aos clientes para comprar com você. O processo é fácil e simples, além de impedir problemas com o Fisco.

O que você achou do nosso artigo sobre os erros de principiantes ao abrir mei ms

Deixe sua opinião nos comentários e continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos sobre o tema. Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais Empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.