Aliando lucro às causas sociais: Como funciona o empreendedorismo social?

Você sabia que pode aliar a sua paixão por empreender com causas sociais? Isso mesmo! Ter um negócio inovador é o caminho para ter a solução dos problemas da sua região, podendo ser na educação, saúde, meio ambiente ou habitacional.

Afinal, empreender vai muito além de arrecadar lucros. Da mesma forma, desenvolver projetos para gerar autonomia na sua cidade, bem como melhorar a qualidade de vida, são ações que fazem parte da visão empreendedora.

Continue a leitura para entender melhor de que maneira funciona o empreendedorismo social e como fazer um projeto para ajudar a sua comunidade.

O que é empreendedorismo social?

Esse modelo de empreendimento tem como objetivo produzir bens e serviços que ajudem a sociedade, visando solucionar o problema social que enfrentam. 

Gerando oportunidades de incluir socialmente e economicamente quem vive em situações de risco e melhorando, assim, as condições de vida.

Benefícios do empreendedorismo social

Dentre as vantagens de se fazer o empreendedorismo social, podemos citar:

Mudança social

Este tópico está intrínseco ao objetivo do empreendedorismo social, que é transformar vidas e desenvolver toda a comunidade.

Geração de renda

Mais importante do que fazer ações pontuais – de doações, por exemplo – é gerar renda para quem é economicamente vulnerável. Ou seja, fornecer recursos para que essa população tenha meios para se manter dignamente.

Criação de soluções inovadoras

Tais empreendimentos que querem transformar o social não visam o lucro propriamente dito, como os normais e, por isso, abre os horizontes para quem quer usar a criatividade e ajudar quem precisa, sem se preocupar com o retorno sobre o investimento.

Facilidade em obter apoio e recursos

Quem luta por uma causa inspira outros empreendimentos a fazerem o mesmo, seja no apoio como voluntários ou em investimentos. 

Principalmente nos dias de hoje, afinal, cada vez mais a população valoriza as marcas que apoiam causas que estejam alinhadas com seus propósitos.

Os três pilares do empreendedorismo social

  1. Identificar um problema que causa exclusão ou marginalização da população local;
  2. Entender as necessidades e desejos da comunidade, identificar uma oportunidade de como você pode transformar tal realidade;
  3. Desenvolver um projeto que consiga estabelecer um equilíbrio estável para a comunidade.

Primeiros passos para fazer um projeto

Para dar início ao seu empreendedorismo social, você precisa definir um plano de marketing, proposta de valor, estrutura de custos e escolher indicadores que vão determinar o impacto da causa e do seu negócio.

Basicamente, você precisa se preparar como empreendedor para encontrar o seu propósito, além de se organizar para criar o seu projeto, e o Sebrae MS pode te ajudar com isso, por meio de cursos e consultorias.

1. Encontre uma causa

Para ser um empreendedor social, você precisa buscar por algo que tem paixão, para dar espaço à criatividade e beneficiar pessoas a sua volta. Encontrar o seu propósito é uma forma de identificar a sua causa.

2. Alie suas habilidades com a causa

Depois de encontrar o seu propósito, para ir no caminho certo e ajudar as pessoas a mudarem de vida, é interessante buscar iniciativas dentro da sua área de atuação.

3. Escolha um modelo de negócio para criar

Como em qualquer empreendimento, é preciso ter um plano de negócios bem estruturado, assim como a parte financeira. 

O importante é aliar sua ideia com a monetização, para que o seu negócio possa se desenvolver de forma autônoma, sem depender de financiamentos, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso ter um consultor para dar viabilidade no seu empreendimento social, e o Sebrae MS possui os profissionais que podem te auxiliar nessa jornada.

4. Busque apoio

Tendo um plano de negócios elaborado, busque apoio de pessoas e empresas que acreditam na sua causa e que podem de alguma forma te ajudar, seja financeiramente ou por voluntariado.

Lembre-se que é preciso ter uma gestão financeira impecável para atrair investimento e o maior número de pessoas possíveis para sempre apoiarem a sua causa.

Por isso, se você pretende abrir um empreendimento social, assuma o desafio que é captar recursos para fazer o negócio girar.

Essas dicas te ajudaram? Deixe seu comentário!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais Empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.