Liderança e inclusão: saiba mais sobre isso

Liderança e inclusão: saiba mais sobre isso

Descubra porque os líderes das organizações de sucesso são pessoas inclusivas no dia a dia. Vivemos em uma sociedade em que o preconceito ainda marca presença constante. 

Diversos casos de discriminação ainda podem ser vistos com frequência na mídia. Por isso, o termo inclusão social é bastante discutido. 

Mas você sabia que as empresas de sucesso sempre contam com líderes inclusivos em suas equipes? 

É verdade! Leia todo esse post e saiba porque contar com uma liderança inclusiva pode trazer diversos benefícios para qualquer organização. 

Atrai os melhores talentos do mercado

Uma empresa que tem uma liderança inclusiva seguramente vai atrair os melhores profissionais do mercado. 

O motivo é simples: todo talento gostaria de trabalhar em uma empresa em que o preconceito e a discriminação não existem, o que deixa o ambiente de trabalho muito mais harmônico e pacífico.  

Aprenda a fazer uma boa retenção de talentos.

Imagine você trabalhando em uma empresa em que o CEO e os gestores proíbem qualquer tipo de discriminação por causa da raça, condição socioeconômica, opção sexual, religião, nível de escolaridade e crenças ou valores éticos e morais. 

Seguramente ela vai atrair colaboradores extremamente competentes em suas funções, já que são organizações com lideranças inclusivas. 

Investir em um curso de hipnose pode ser útil para fazer o seu negócio prosperar ainda mais. Essa metodologia aprimora a nossa comunicação e deixa os nossos comportamentos mais assertivos. 

Melhora o relacionamento dentro do ambiente de trabalho

Trabalhar em uma organização cuja liderança é inclusiva significa um relacionamento extremamente agradável e pacífico dentro do ambiente de trabalho, já que a tolerância e o respeito prevalecem boa parte do tempo. 

Podemos convir que trabalhar em uma empresa cujos colegas de trabalho prezam pelo respeito à diversidade e têm tolerância uns com os outros, pode ser compensador. 

Até a sinergia fica mais em evidência em equipes chefiadas por líderes inclusivos. 

Vale ressaltar que o líder precisa servir de exemplo para o seu time. E quanto mais inclusivo ele for, automaticamente, a sua equipe também será. 

Relações saudáveis dentro do ambiente de trabalho trazem diversos benefícios para uma empresa que preza pela inclusão social. 

Equipes diversificadas se traduz em uma maior criatividade

Imagine uma organização inclusiva e que conta com uma equipe de trabalho bastante diversificada no dia a dia. Quais seriam as chances de surgirem ideias inovadoras que podem fazer a empresa prosperar ainda mais? As maiores possíveis. 

Uma liderança que preza pela inclusão social e opta por ter equipes diversificadas, traz vários benefícios para toda a organização. Um bom exemplo é a criatividade

E  o sonho de todo empreendedor é contar com colaboradores criativos para encontrar soluções viáveis para os problemas do cotidiano. 

Muitas vezes, a criatividade é uma arma poderosa para alcançar os objetivos da empresa, conquistar mais clientes e prosperar no mercado. 

Se você preza pela criatividade em seu negócio, seja um líder inclusivo. Conheça os tipos de stakeholders.

Melhora da imagem do negócio

Qualquer empresa que é liderada por um empreendedor inclusivo e que preza pelo máximo respeito e tolerância às diferenças, independente da situação, tende a ter uma considerável melhora da sua imagem no mercado. 

Organizações inclusivas são bem mais conhecidas por causa dos seus valores e da cultura do preconceito zero, que são amplamente divulgados. 

E isso significa que a imagem dela perante os consumidores será a melhor possível, já que a inclusão faz parte da sua rotina diária. 

Quando um negócio tem uma boa imagem no mercado, ele pode vender muito mais e conquistar clientes fiéis. 

Milhares de pessoas fazem questão de comprar de empresas que prezam pela inclusão social e contam com equipes diversificadas. 

Até o preço se torna irrelevante nesse caso.  

Colaboradores mais produtivos e motivados

Por fim, uma liderança empresarial inclusiva também conta com funcionários muito mais produtivos e motivados, todos os dias. 

A sensação de trabalhar em um lugar que não tem nenhum tipo de discriminação e que preza pelo respeito acima de tudo, pode ser indescritível. 

A regra é clara: a inclusão social dentro das empresas pode aumentar bastante a motivação e a  produtividade de todos. 

Um negócio que conta com colaboradores mais motivados tende a ser mais produtivo, pois essas duas qualidades se completam. 

Ou seja, quando um funcionário está satisfeito com a empresa em que trabalha, a tendência é que ele seja mais produtivo e dê o melhor de si, todos os dias. 

Está vendo como a inclusão social dentro das organizações só traz benefícios concretos? 

Por isso, uma liderança inclusiva é primordial. Fique por dentro da história de Izabel Cristina e conheça um bom exemplo de superação do preconceito, quando se quer vencer na vida. 

Dicas para ser mais inclusivo

Conheça dicas de ouro para você se tornar uma pessoa mais inclusiva na sua vida profissional e pessoal: 

 

  •    Pratique a tolerância em todos os momentos; 

 

  •    Diga NÃO para qualquer tipo de preconceito ou discriminação;

 

  •    Respeite todas as opiniões diferentes da sua, independente da situação; 
  •    Procure se interagir ao máximo com todas as pessoas;
  •    Não faça ninguém se sentir inferior a você, seja com palavras ou ações;
  •    Ofereça ajuda a pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE);
  •    No trabalho, jamais negue ajuda a quem precisa;
  •    Dê preferência para as pessoas que têm limitações físicas;
  •    Jamais zombe ou recrimine o colega de trabalho que pensa ou age       diferente de você;
  •   Por mais que você não concorde com isso ou aquilo, não demonstre sua opinião a respeito.

 

 

 

Está vendo como ser inclusivo no dia a dia não é tão complicado? Tanto na vida pessoal, quanto na profissional, a inclusão deve fazer parte delas. Pode acreditar, o principal beneficiado será você! 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!