tráfego

Foque nas conversões do Google ads e não somente no tráfego

As conversões no google ads são muito mais importantes que o tráfego em si. Imagine este cenário aqui: Você está em um estádio cercado por 10.000 pessoas.

Todos eles viram um anúncio na tela gigante sobre o seu produto ou serviço (essas pessoas são o equivalente às suas impressões – Volume alto de tráfego, por exemplo, ou a princípio somente de impressões mesmo, que é a quantidade de vezes que o Google mostrou sua empresa para determinada pesquisa).

Nem todos vão adquirir seu produto ou seu serviço.

Você está tentando vender uma camisa com bordado de ouro de um dos times daquele jogo onde está ocorrendo a partida… Digamos que o estádio seja dividido 50% e 50% entre torcedores dos dois times… 

Então você tem 5.000 pessoas interessadas (eles seriam o equivalente a seus cliques) ou você pode mostrar o bordado de ouro nos 2 times para ter o público total. Mas quanto maior a segmentação, melhores as chances de conversão (cada caso é um caso).

Para quem só gera tráfego aí acaba o assunto… Ele chegou no estádio e colocou o anúncio… E acabou… Ou seja, muitas pessoas visualizam sua propaganda, mas cadê as vendas?

Como elaborar uma campanha de sucesso no google ads?

100% desses 5.000 torcedores têm tanto amor pelo time? Ou têm tanto dinheiro para comprar uma camisa com bordado de ouro? A partir do momento que você vende um produto ou serviço com preço considerado moderado a alto tenha plena convicção que o volume de vendas será menor, bem menor.

Você vai ter o retorno sobre investimento de ter colocado esse anúncio?

Nesse caso, certamente não.  Até porque a direção do Estádio levará em conta o volume de torcedores e cobrará da sua campanha baseado nas métricas de volume. 

O especialista tem de ser você. Isso vale para quem vende Ferrari e vale também para um Ateliê de Costuras

É por isso que só gerar tráfego não adianta…Sua empresa tem que ter conversões de vendas !!!

Se você gera *tráfego com foco na conversão* você não joga um anúncio para 10.000 pessoas para um produto e serviço de valor alto, e pronto.

Você segmenta… Segmenta com palavras chaves de preferência com correspondência Exata e algumas com frase, segmenta com dados demográficos. 

Segmenta até por renda. Isso mesmo, pelo percentual das pessoas com maiores rendas financeiras, pois o Google tem um controle muito grande sobre tudo o que a gente acessa.

Cuidado ao segmentar no Google ads por renda

Opte em ter alí pelo menos 50% das maiores rendas.  Caso você deixe somente para 10% da renda ou 20% o Google irá segmentar tanto a campanha que é capaz dela quase não ser mostrada aos possíveis compradores. 

Nesse cenário você procuraria no estádio as pessoas com o carro mais caro e que tem colado stickers do time no vidro… Você não venderia para um grupo aleatório de pessoas… Você venderia exclusivamente para indivíduos com tendência a comprar.

Definindo a melhor estratégia para o Google Ads

Nesse caso, só um exemplo, de repente poderia ter sido feita uma campanha em Telões Exclusivos para Numeradas e Cadeiras Cativas do Estádio, onde obviamente ficam concentrados os torcedores com maior Poder aquisitivo. 

Aí caberia negociar com a direção do estádio um valor muito menor do que um telão gigante na arquibancada, muitas vezes quase inelegível para os torcedores que estão na numerada e cadeiras cativas.

Cuidado com o tráfego do Google Ads pois ele costuma encarecer o processo

Muitas empresas na ansiedade de vender muito querem jogar o maior número possível de tráfego para dentro do site, o que não está necessariamente errado. 

Entretanto, essas pessoas que entrarem no site, ou melhor, algumas dessas pessoas irão se interessar no seu anúncio e querer uma atenção maior, geralmente por whatsapp, ou e-mail, telefonemas etc.  

Quanto maior o poder aquisitivo, mais em detalhes a pessoa se apega . Portanto se o atendimento for feito às pressas, levar um tempo grande para responder e não der a devida atenção, você perderá leads valiosíssimos. Não converterá.

Então tenha plena consciência que para atender bem o público provavelmente você gastará proporcionalmente com atendimento humano e tecnológico. 

Sendo assim, estude muito sua empresa antes mesmo de abrir Campanha no Google Ads  Sim, isso é muito sério. Muitas vezes os empresários ou comerciantes não sabem nem o custo do seu produto ou serviço e acha que quanto mais vender mais lucro terá, sendo que se toda  a operação lhe traz prejuízo ou empata o jogo, o simples fato de ter o Google ads poderá acelerar o processo de falência.

Todavia, se o Administrativo estiver certinho e você (em números) sabe que sua operação dá lucro e o que falta realmente é mais e mais vendas, aí você deve fazer uma Campanha no Google Ads com uma seguinte ressalva:

Recorrência de clientes.

Não pense que vai começar a rodar a campanha do Google ads e você começará a vender muito. A não ser que seu produto ou serviço esteja fora da curva. Mas isso é muito difícil de ocorrer. 

Então você terá que fazer um planejamento de 6 meses a 1 ano pelo menos pra começar a ter lucro no Google ads.

Veja bem, não estamos querendo dizer que até lá você terá prejuízo. Pelo contrário. Mas google ads também é branding, fortalecimento de marca, e leva tempo. Mas vamos esclarecer ainda mais.

Montando uma campanha com palavras chaves de correspondência exata, nos termos mais corretos para vendas, negativando termos que você não quer que apareça no google para não queimar clique à toa, você começará a ter leads (pessoas interessadas) e uma ou outra venda.

Então digamos que você venda um produto ou serviço a 300 reais, e sua margem de lucro pagando todo o processo seja de 30%. Então seu lucro sobre cada venda será de 90 reais.  

Só que você tem em média 20 cliques para cada venda (pode ser mais ou menos). Dependendo do CPC (custo por clique de acordo com a concorrência) você paga em média 2 reais cada clique.

Então você terá 20 cliques x 2 reais= 40 reais para fazer 1 venda de 300. Se a venda de 300 reais lhe traz 90 reais de lucro e você descontar 40 reais do Google ads, seu lucro por dia foi de apenas 50 reais. 

E isso pode ser para mais ou para menos. Entendeu como é de Extrema Importância você saber o custo da sua operação antes de embarcar nessa?

Recorrência de clientes= Sucesso de vendas.

O que é recorrência de cliente? 

É quando o cliente volta e compra mais e mais da sua empresa.

Imagine você faturando pouco (a princípio) no Google Analytics, mas deixando sua empresa ainda mais conhecida (branding), tendo contatos interessados no qual você poderá trabalhar bem a base de dados para o futuro, e ainda fazendo algumas vendas.

Digamos que a cada 10 pessoas que se tornam clientes, 1 delas volte com frequência (claro que isso depende de cada segmento de atuação). 

Essa pessoa que retorna ela não custa mais 1 centavo do Google ads pois já se tornou sua cliente e comprará mais e mais de você.

Então fazendo uma conta rápida, se a sua empresa fizer 2 clientes por dia no Google Ads estamos falando aí de 50 a 60 clientes por mês.  

Desses clientes, se apenas 2 retornarem por mês, ao longo de 1 ano você terá 24 clientes fidelizados, que não custarão mais nada de marketing.  Entendeu a lógica da situação?

Estude muito a respeito do Google ads, contrate uma empresa especializada em Campanhas de Google Ads e/ou um Profissional super qualificado pois cuidará da verba da sua empresa. 

Em paralelo, ninguém conhecerá melhor seu negócio do que você mesmo, então lhe cabe fazer todo o levantamento da operação, ver se é viável, explicar todos os detalhes ao profissional que cuidará das suas campanhas e monitorar os resultados.

Campanha google ads local

Se você vende serviços e se faz necessário o cliente ir até você, caso seu serviço não seja Premium, você terá muita dificuldade em fazer com que pessoas se desloquem de longe para ir até você. 

Um exemplo disso é um dos itens mais pesquisados no Google para quem quer Ajustar roupas em SP que busca por “costureira perto de mim“. 

Quando uma pessoa busca por qualquer produto ou serviço e digita “perto de mim” ela busca comodidade, ela terá o resultado também do Google Meu negócio (atualize seu google meu negócio pois ele é ÓTIMO para gerar vendas).

Nesses casos, compensa e muito você fazer campanha de Google ads para de repente 3,5 km ao redor do seu comércio, pois as pessoas mais próximas irão se interessar muito mais. O mesmo serve para campanhas no Facebook ads e Instagram. 

Comece segmentando sua campanha por região, por categorias de interesse e por renda. Se o seu público alvo for clientes de baixa renda comece com as 50% menores rendas. Se for público alvo de Classe Média alta, comece com as MAIORES 50% de renda.

Estude muito, se capacite, e você se dará muito bem.

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