cartão

Tudo que você precisa saber sobre cartão de crédito

É inegável que o cartão de crédito se tornou indispensável na vida das pessoas. Essa forma de pagamento é uma grande facilitadora na hora de uma compra, e se for usado de forma correta pode ser uma escolha de pagamento benéfica.

Acontece que muitas pessoas tem dificuldades de entender como um cartão de crédito funciona e acabam extrapolando, perdendo o controle das finanças e se endividando.

Se você deseja entender melhor o que é e como funciona o cartão de crédito e, desta forma, evitar que suas finanças pessoais se tornem uma dor de cabeça, e que você seja levado para os caminhos perigosos das dívidas, continue lendo esse texto. 

O que é o cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento, assim como o dinheiro e o cheque, mas com um limite pré-definido, que permite ao consumidor, comprar produtos e serviços que serão pagos na data de vencimento determinada na fatura.

Esse tipo de cartão pode ser solicitado tanto por pessoas físicas (consumidores), quanto por pessoas jurídicas (empresas), que para terem o crédito aprovado passa por uma avaliação realizada pelo emissor do cartão (bancos ou instituições financeiras).

Serão verificadas informações como a renda mensal e o histórico de pagamentos, que definirão o limite de crédito, que é o valor que a pessoa poderá gastar por mês com o cartão, e que inclui os gastos que foram feitos em determinado mês e os gastos de meses anteriores e que foram parcelados.

O Limite de crédito funciona da seguinte forma: Se você tem um limite no cartão de R$500,00 e faz uma compra de R$500,00 parcelada em 5 vezes – cada parcela no valor de R $100,00 – seu limite ficará comprometido por 5 meses, e o limite vai sendo liberado de acordo com o valor de cada fatura paga.

Dependendo de qual seja a sua situação – um consumidor inadimplente ou com históricos de endividamentos – a sua solicitação poderá ser negada.

Como utilizar o cartão de crédito e evitar problemas?

Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que o limite do cartão de crédito é um complemento de renda, o que as faz usá-lo de forma desmedida.

Por esse motivo é sempre importante destacar que o cartão de crédito é apenas um meio ou uma ferramenta de pagamento. E toda vez que ele é usado, sempre haverá o vencimento da próxima fatura, para lembrar que as dívidas adquiridas não desaparecem e é preciso pagá-las.

A fatura consiste em todas as compras que você fez usando o cartão de crédito no período de um mês. 

Você precisa estar atento a dois fatores importantes quando de trata da fatura, a data de fechamento e a data de vencimento – elas não são a mesma coisa – a primeira consiste no encerramento dos gastos que entram, se por exemplo a fatura fecha no dia 10, tudo o que você comprar após essa data, passa para a fatura do mês seguinte, enquanto o vencimento é a data que você deve realizar o pagamento da fatura.

Tenha em mente que, se você usa cartão de crédito, precisa ter organização e planejamento para não perder o controle sobre os gastos e comprometer sua renda.

O que fazer para o cartão de crédito ser um aliado na sua vida financeira?

Como muitas pessoas usam o cartão de crédito de forma errada, ele acaba se tornando um grande vilão e prejudicando suas vidas financeiras, mas para não cair em ciladas é preciso ter bom senso e uma boa dose de planejamento. 

Por isso,

  • Conhecer seus limites financeiros e controlar os gastos de acordo com sua renda, mesmo que isso pareça muito complicado, é fundamental para não afundar em dívidas e acabar com o nome negativado;
  • Utilizar o cartão de crédito com responsabilidade, conhecendo suas características e riscos, aproveitando a possibilidade de concentrar pagamentos em uma única data, traz muitos benefícios, e pode te ajudar a organizar melhor suas finanças;
  • Mesmo que o banco tenha determinado um limite de gasto para o seu cartão, é interessante que você estabeleça um outro limite pessoal de gastos e respeite essa decisão. E não esqueça de acompanhar seus gastos diariamente, para não ultrapassar esse limite;
  • Usar o cartão é, também, uma ótima opção para você saber para onde seu dinheiro está indo, afinal, cada gasto será detalhado na fatura e isso é de grande ajuda, para quem tem mania de se perguntar a cada mês com o que o dinheiro foi gasto;
  • Não tenha mais que dois cartões, você pode se enrolar quando juntar todas as faturas e perceber que exagerou.

Por fim, se você ainda não possui um cartão de crédito e acha que pode lidar com ele sem excessos, antes de solicitar esse serviço, faça uma avaliação de seus reais interesses e necessidades. 

O planejamento é vital quando se trata de finanças, pesquise opções e decida qual se encaixa melhor no seu caso, tenha atenção às taxas de juros e anuidades e avalie os benefícios que são oferecidos.

Utilizar um cartão de crédito não é tão difícil quanto parece, ele é apenas uma ferramenta que precisa ser usada com responsabilidade.