Empresas B2B: entenda o que são

Quem decide empreender precisa estar ciente dos desafios que possivelmente terá que enfrentar e escolher um modelo de negócios que seja eficiente e, sobretudo, rentável. 

Diante desse cenário, as empresas B2B acabaram se tornando a sensação do momento. Esse artigo vai te explicar do que se trata e mostrar as vantagens e desvantagens de ter uma empresa B2B. Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

O que são empresas B2B? 

A sigla B2B é originária do idioma inglês e significa Business to Business, ou seja, negócio para negócio. 

Empresas B2B são aquelas que vendem os seus produtos para outras empresas, seja do mesmo segmento ou não. Esse modelo de negócio abre um leque de possibilidades para os empreendedores que apostam nele. 

Por isso, se a sua empresa vende para outras, ela faz parte dos empreendimentos B2B. 

Importadoras, indústrias, distribuidoras, entre outras, são consideradas empresas Business to Business

A única regra para ser considerado um negócio desse tipo, é que o cliente final sempre deve ser uma outra empresa e não um consumidor pessoa física. Em suma, a venda entre dois CNPJs é a principal diretriz deste modelo de negócio. 

Vantagens das empresas B2B

Agora que você já sabe o que são empresas B2B, conheça as principais vantagens desse modelos de negócios, caso esteja pensando em investir em um: 

Maior rentabilidade

Empresas B2B tendem a apresentar uma maior rentabilidade, já que empresas clientes, na maioria das vezes, compram uma quantidade maior de mercadorias, o que automaticamente traz um maior faturamento. 

E o melhor: quando se vende diretamente para empresas revendedoras, raramente existe a possibilidade de calote financeiro. 

Quando se vende mais, a tendência é que os resultados sejam mais positivos. A hipnose é uma metodologia que pode auxiliar a sua empresa a vender mais e se destacar no mercado. Por isso, ela é usada em todo o mundo. 

Gastos menores

Outra vantagem do modelo de negócios B2B. Esse modelo de negócio também pode fazer o empreendedor ter menos gastos mensais, principalmente no que se refere à estrutura da empresa fornecedora, e toda economia, principalmente em época de crise, é bem-vinda.

Como não existe atendimento de consumidores (pessoa física) e toda a negociação com as empresas clientes, na maioria dos casos, é feita por telefone, não existe a necessidade de modernos investimentos na infraestrutura, o que gera menos gastos.

Escalabilidade maior

Como as empresas B2B têm uma maior rentabilidade, já que comercializam grandes quantidades de mercadorias, elas também apresentam uma escalabilidade bem maior, se comparadas com empresas B2C (Business to Consumer). 

Isso se traduz em um potencial de crescimento muito mais rápido, o que se torna um modelo extremamente vantajoso para o empreendedor. 

Investir em um bom curso de coaching pode te ajudar a deixar o seu negócio mais escalável. Essa metodologia visa o seu desenvolvimento profissional e pessoal, já que aprimora a comunicação e deixa as atitudes mais assertivas no dia a dia. 

Compras mais frequentes

Empresas que adquirem de negócios B2B tendem a comprar com mais frequência, já que a saída de produtos costuma ser bem maior, principalmente se a empresa revendedora já tiver uma boa base de clientes fiéis no mercado. 

Essa constância nas vendas é importantíssima para o bem-estar financeiro de um negócio B2B. 

Além disso, os clientes das empresas B2B, que são empresas revendedoras, também costumam ser menos exigentes no que diz respeito a mudanças frequentes nos produtos oferecidos. 

Afinal de contas, inovar é sempre bem-vindo, mas é um investimento que pode ser bastante oneroso para o empreendedor. 

Relações mais duradouras

Você sabia que, por mais que as vendas sejam um pouco mais complexas, as empresas B2B tendem a ter relações bem mais duradouras com os negócios que compram delas? É verdade! 

Desde que exista pontualidade na entrega dos produtos, preço acessível, boa qualidade e outros diferenciais competitivos, a fidelidade a uma empresa B2B é praticamente inevitável. 

Não é à toa que diversos especialistas dizem que empresas B2B é um modelo de negócios que pode ter um futuro brilhante pela frente, desde que haja um bom planejamento. 

A PNL é uma técnica que pode ajudar a fortalecer a relação da sua empresa com todos os clientes dela, já que aprimora a comunicação e deixa os comportamentos bem mais assertivos. 

Desvantagens das empresas B2B

Mas, como nem tudo são flores no universo do empreendedorismo, listamos as principais desvantagens do modelo de negócios B2B. É preciso olhar os dois lados da moeda, certo? 

Exige conhecimento avançado dos profissionais

Se você estiver pensando em investir em um negócio B2B, saiba que é necessário ter um vasto conhecimento dos produtos que vai vender. 

Lembre-se de que eles precisam atender as necessidades dos clientes das empresas que vão comprá-los na sua mão. Esteja atento a esse detalhe. 

Negociações mais elaboradas

Quase sempre, as negociações de um negócio B2B precisam ser mais elaboradas. Isso porque é necessário convencer a empresa revendedora sobre a relevância do produto em questão. 

No entanto, isso não acontece da noite para o dia. Ou seja, pode-se levar semanas para a empresa cliente bater o martelo. 

Vendas mais complexas

Geralmente, as vendas para empresas são bem mais complexas do que para clientes pessoa física. Todo o processo envolve tomadas de decisões de várias pessoas e tem mais burocracia, o que deixa a jornada de compras bem mais longa. 

Muitas vezes, fechar um negócio pode levar dias ou até semanas, dependendo do valor da compra. 

Agora cabe a você decidir se vale a pena investir em uma empresa B2B. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!