Qual a ordem dos talheres em uma mesa posta formal?

Na hora de receber a família ou os amigos para um jantar, a disposição dos talheres, pratos, taças e acessórios faz toda a diferença, sobretudo quando falamos de uma refeição formal.

Uma refeição formal pode ser, por exemplo, um jantar de noivado ou um almoço de batizado. Nessas ocasiões, é importante ter uma mesa posta de forma adequada e seguindo as regras de etiqueta. Mas não se desespere! As regras de etiqueta para um jantar formal não precisam ser complicadas. Siga lendo e aprenda um pouco mais sobre a disposição dos utensílios em uma mesa posta formalmente.

A ordem dos talheres importa

Em um jantar formal, onde são servidos diversos pratos, a ordem dos talheres é importante para que a organização da mesa fique elegante. Para não esquecer, pense sempre que a faca deve estar próxima da mão que a maioria das pessoas usa para cortar.

Caso seja servida uma entrada, os talheres utilizados para isso ficarão dispostos de forma mais externa. Por exemplo: caso seja servida uma sopa, a colher deverá ficar do lado direito das facas, nunca entre as facas e o prato. De forma resumida, sempre lembre que garfos e facas de entrada ficam nas extremidades e os talheres seguem a ordem em que serão usados durante a refeição, ficando mais próximos do prato aqueles que serão usados no prato principal.

Um rápido lembrete: caso seja servido peixe como entrada, o talher que se utiliza para pratos com peixe é diferente. A faca para peixes não possui serrilha e seu formato é muito parecido com uma espátula. Já o garfo possui apenas três dentes, pois isso facilita a remoção dos espinhos.

Os talheres de sobremesa ficam na parte superior, logo em cima do prato. A faca, com seu cabo voltado para a direita, fica mais próxima do prato e o garfo, com seu cabo voltado para a esquerda, fica no centro. A colher, por sua vez, fica na parte mais externa, com seu cabo voltado para a direita. A faca de manteiga fica apoiada na diagonal sobre o pratinho de pão. Esse pratinho fica à esquerda dos talheres de sobremesa, logo acima dos garfos.

Organizando as taças

Normalmente, um jantar formal conta com três taças para bebidas, podendo chegar até quatro taças dependendo do prato que será servido na entrada. A disposição das taças deve formar um triângulo, onde a taça de vinho tinto fica alinhada à faca do prato principal. A taça de água vem à esquerda, ficando próxima dos talheres de sobremesa. 

Em ocasiões formais, não pode faltar uma taça de espumante. Caso seja servida uma carne branca na entrada, principalmente peixe, o indicado é compor a mesa com mais uma taça para o vinho branco, totalizando quatro taças. Essa taça é posicionada à direita da taça de vinho tinto, ficando um pouco mais abaixo.

Uma outra disposição para as taças que também segue as regras de etiqueta é formando um quadrado, com as taças de água e vinho tinto mais próximas ao prato, e as taças de espumante e vinho branco na parte externa.

Não se esqueça dos pratos

Os pratos fazem toda a diferença em uma celebração formal e também precisam seguir as regras de etiqueta. O uso do sousplat é opcional em ocasiões formais apenas se substituído por um jogo americano.

Acima do sousplat vem o prato raso, onde é servida a refeição principal. E acima desse prato raso vem um prato fundo, usado para a entrada. Esse prato fundo é conhecido como “prato de sobremesa”, mas precisamos ressaltar que ele é usado tanto para saladas quanto para sobremesas.

Texto: Gear Seo