Dinâmica de Motivação: entenda o que é quais as suas aplicações

Os colaboradores são peça chave nos resultados e conquistas de uma empresa, mas mantê-los motivados e produtivos pode ser um obstáculo. Entenda melhor como a dinâmica de motivação pode ajudar nesse problema e saiba como aplicá-la!

Manter os colaboradores engajados e motivados a cumprir as metas estabelecidas para aquele período é uma missão enfrentada por muitas empresas. Nesse sentido, muitas têm adotado a prática da dinâmica de motivação.

Para quem não conhece o termo, e muito menos a ação, trata-se de algo capaz de aumentar a produtividade, melhorar as relações interpessoais e o funcionamento da corporação.

Após a implementação dessa ferramenta, os funcionários se mostram mais satisfeitos com o ambiente de trabalho e com sua criatividade. Do contrário, a rotina maçante de cobranças e entregas tornam a equipe desmotivada. 

Além disso, as relações ficam conturbadas e, então, são oferecidos resultados ruins. Nesse sentido, é válido entender como a dinâmica de motivação atua, como ela pode ser aplicada dentro de um ambiente institucional e quais as principais mudanças proporcionadas. 

Confira mais abaixo e aplique esse método na sua companhia!

O que é a dinâmica de motivação?

A dinâmica de Motivação são atividades realizadas em grupo, que têm por objetivo integrar os colaboradores e aumentar o seu nível de satisfação e envolvimento com a empresa.

Assim, o seu fundamento é proporcionar momentos de descontração em meio a rotina do ambiente de trabalho, mas exercitando posturas de liderança, trabalho em equipe e outras formas de aprendizado.

Esse tipo de atividade pode ser realizada por meio de jogos, brincadeiras ou exercícios que levam o participante a dar o seu melhor, buscando o aperfeiçoamento de diversas características pessoais e o trabalho em grupo.

Qual a importância de uma dinâmica de motivação?

Diferentes razões podem levar uma empresa a executar a ferramenta de dinâmica de motivação, buscando melhorar seus resultados e outras vantagens de mercado. Listamos algumas delas a seguir:

Aumento da produtividade

Ao proporcionarem uma maior interação entre os colaboradores de diferentes setores e aumentar o seu engajamento e motivação, as corporações impactam diretamente em sua produtividade.

Quanto mais satisfeito o funcionário está com o seu ambiente de trabalho, maior a sua dedicação para alcançar as suas metas e objetivos. 

Além da entrega pessoal de cada um, uma melhor interação entre as diferentes áreas gera um planejamento mais adequado e maiores frutos para a empresa.

Desenvolvimento da autonomia

Ao adotar uma dinâmica de motivação, os colaboradores se desenvolvem de uma forma leve e criativa. Ao serem estimulados, tornam-se mais confiantes e criativos diante dos problemas e das demandas empresariais.

Na prática, o ganho de autonomia alimenta nos funcionários o desenvolvimento de soluções criativas. Ao incentivar a criatividade, as empresas alcançam suas metas com mais facilidade, solucionam problemas com agilidade e ganham destaque no mercado.

Melhoria do clima institucional

A melhora do clima institucional, além dos benefícios já citados, é um dos grandes benefícios das dinâmicas em grupo. Elas promovem uma melhora na socialização e comunicação entre as equipes, além de aumentar a colaboração entre os funcionários.

Dessa forma, os colaboradores passam a se comportar como um time, trabalhando em sintonia em prol de vários objetivos em comum, beneficiando a empresa e tornando o ambiente de convivência mais leve e proveitoso.

Alguns exemplos de dinâmicas de motivação

Existem diversos tipos de dinâmicas de motivação fáceis de aplicar no ambiente institucional e muito eficientes na integração das equipes. Confira abaixo algumas dessas atividades:

Técnica 6.3.5

Trata-se de uma dinâmica conhecida, também, como Brainwriting, que estimula a geração de ideias criativas ou inovadoras. Ela propõe problemas ou traça objetivos de forma a estimular a solução ou alcance das metas pela equipe.

Os números que dão nome a técnica possuem significados específicos. Dessa forma, podemos explicar assim:

  • O 6 significa o número de pessoas que participam da dinâmica;
  • O 3 indica o número de ideias que podem ser sugeridas por cada membro;
  • O 5 é o tempo em minutos que os colaboradores têm para registrar suas ideias;
  • Entre outras ações.

Quanto mais essa técnica é aplicada, mais fácil se torna a sugestão das ideias, que se tornam cada vez mais elaboradas. Dessa forma, além de estimular a criatividade e resolutividade nos colaboradores, também ajuda no seu entrosamento e espírito de equipe.

Ilha do Tesouro

Essa dinâmica de motivação trabalha com o conceito de recompensa, estimulando a colaboração e o trabalho em grupo.

Os participantes dessa atividade devem formar duplas com seus colegas. Cada uma delas deverá se posicionar em cima de uma folha, e as duplas serão dispostas lado a lado em uma das paredes da sala. 

Em uma parede oposta, em cima de outra folha, estará o “tesouro” ou recompensa. O objetivo dessa dinâmica é que as duplas se movam até o outro lado da sala, “a ilha”, e tentem alcançar a recompensa. 

Isso deve ser feito sem que eles possam colocar os pés fora da folha ou rasgá-la. O objetivo é que eles descubram que a melhor maneira de vencer o desafio é se unir a outra dupla para formar um grupo, de forma que eles possam alternar as folhas onde pisam até a recompensa.

Verdade ou mentira

Nessa dinâmica, os participantes escreverão em uma folha três afirmações sobre a sua pessoa, mas apenas uma será verdadeira e as outras duas serão alegações falsas.

Após a escrita, cada um se levanta e lê as frases que escreveu e o restante deverá pensar e discutir qual a afirmação verdadeira, podendo escolher apenas uma. 

Nesse caso, a recompensa será para aquele ou aqueles que conseguirem enganar os colegas, criando afirmações difíceis de serem decifradas.

O objetivo será testar o quanto os participantes se conhecem e mostrar que muitas vezes acreditamos conhecer alguém profundamente, mas nos enganamos. 

Dessa forma, a dinâmica promoverá o entrosamento entre os envolvidos e evidenciará a importância do diálogo e da socialização no ambiente de trabalho. 

Considerações finais

Com essas dicas, esperamos ter esclarecido a importância e o papel das dinâmicas de motivação no meio empresarial.

É importante que as organizações e seus gestores se preocupem com a qualidade de vida dos seus colaboradores e com seu nível de satisfação no local de trabalho. Dessa forma, será possível potencializar os seus resultados, os seus lucros e manter os funcionários empenhados.