Como você deve se portar em entrevistas de emprego?

Existem dicas valiosas que podem te ajudar a conseguir o emprego que almeja. Conheça algumas abaixo e conquiste aquela vaga tão desejada!

Atualmente vivemos em um mundo totalmente diferente do que conhecíamos há 20 anos. Com isso, as profissões mudaram e a busca por profissionais qualificados em entrevistas aumentou. Esta procura vai de cargos de analista de RH até produtores de conteúdo.

Inclusive, é importante dizer que essa transformação se acelerou ainda mais nos últimos dois anos, por causa da pandemia do novo coronavírus que nos assolou em nível mundial.

Assim, tendo em vista que durante um ano muitas empresas fecharam e tantas outras reduziram consideravelmente seus funcionários, o nível de desemprego foi o mais alto que vimos nos últimos anos. 

Por exemplo, segundo pesquisas, no ano de 2020, o desemprego chegou a uma taxa de 13,5%, superando a de 2019, que foi de 11,9%.

É inegável que a COVID-19 afetou negativamente inúmeras famílias pelo Brasil que se encontravam em situação de baixa prioridade governamental, deixando-as em uma posição de vulnerabilidade ainda maior do que a presenciada nos anos anteriores.

Com a falta de perspectiva de quando teríamos uma vacina eficiente, esta foi a realidade por um período considerável. Em 19/01/2021 com o início da distribuição de vacinas pelos Estados do Brasil, começamos a ter outra perspectiva de como seriam as coisas a partir daí.

Entretanto, já conseguimos ver as coisas voltando ao normal que conhecíamos, aos poucos o comércio foi reabrindo e voltando ao horário de funcionamento padrão, bem como empresas se recuperando. Essa melhora gradual impacta no índice de desemprego.

Assim, para você que está procurando se recolocar no mercado de trabalho ou até mesmo para quem está iniciando nesta jornada, daremos algumas dicas de como se portar em suas entrevistas de emprego daqui para frente. 

Confira e saiba como impressionar o recrutador. Boa leitura!

O que fazer para chamar a atenção das empresas?

Antes de ter uma entrevista marcada, é preciso fazer com que suas qualificações profissionais sejam atrativas para as empresas. Mantenha sempre seu currículo atualizado, mas evite adicionar seu endereço e redes sociais, a não ser que seja solicitado.

Atualmente, existem plataformas como o LinkedIn que permitem criar um currículo/portfólio virtual, assim como se candidatar para vagas que sejam de seu interesse.

Esta ferramenta facilita muito na procura de vagas e profissionais, sendo uma boa opção até para quem deseja procurar algum serviço extra para complementar sua renda fixa.

Como devo me vestir?

Nesta situação aquele ditado popular de que “A primeira impressão é a que fica” se torna realidade. Afinal, este será o primeiro contato entre recrutador e candidato, então invista em uma boa primeira impressão, inclusive, tente usar:

  • Roupas mais básicas;
  • Roupas mais formais;
  • Jeans básico;
  • Camisa/camiseta básica.

Dica: recomendamos evitar roupas brancas, pois sujam com mais facilidade e pode ocorrer de chegar com o aspecto de “sujo” no local. Como na primeira impressão não é apenas a roupa que conta, a higiene pessoal também é levada em consideração. 

Cabelos e unhas são as primeiras partes que um recrutador repara, isso não quer dizer que precise estar com unhas feitas e pintadas, mas sim limpas, sem sujeira embaixo.

O que é importante saber antes de comparecer na entrevista?

Saber o básico sobre a empresa é uma peça-chave para se sair bem nas entrevistas. Faça suas pesquisas antes de ir até o local da entrevista, saiba no mínimo o básico sobre o local onde pretende ingressar.

Por isso, conhecer os ideais da empresa e as suas virtudes, bem como fazer com que o recrutador veja este detalhe será um diferencial.

Como reagir diante do recrutador?

Antes mesmo de sair de casa, treine quais perguntas você deseja fazer ao recrutador e fique atento às perguntas mais comuns em entrevistas, isso garantirá que sua comunicação seja clara e objetiva.

Não fale muito devagar, mas também não se apresse muito, mantenha a calma e evite olhar muito ao redor e para baixo durante a entrevista, afinal, isso pode passar insegurança.

Dica: em alguns casos a seleção começa antes mesmo de entrar na sala para a entrevista. Algumas empresas observam o candidato já na sala de espera, então evite mexer no celular e conversar muito neste local, mantenha o foco desde o início.

Como me portar nas entrevistas em grupo?

Algumas empresas optam por fazer entrevistas em grupo para observar o desempenho dos candidatos em trabalhos de grupo e como se saem em situações de liderança. Listamos aqui como se portar diante destas entrevistas:

Mantenha-se calmo e aproveite ao máximo o tempo em que a palavra estiver com você. Procure destacar suas habilidades que mais trarão benefícios para a empresa, seja contundente em suas colocações e demonstre sua vontade de agregar valor à empresa.

Se o recrutador pedir voluntários em uma dinâmica, mostre proatividade e se mostre motivado para conduzir a tarefa, garantindo sua plena realização

Mantenha-se otimista e ressalte suas habilidades, mas sem exagerar. Responda de forma clara as perguntas e pense como pode desenvolver as respostas de forma simples.

Pratique o autoconhecimento. Esta é uma ferramenta de extrema importância neste momento, pois é sempre bom quando uma pessoa sabe seus pontos fortes e onde precisa melhorar e se aprimorar mais.

O que não dizer em uma entrevista de emprego?

Ao se candidatar para uma vaga de emprego, existem algumas coisas que não são indicadas de falar, iremos listar algumas para você se sair bem em suas entrevistas:

Evite perguntas básicas, ou seja, perguntas como “o que a empresa faz?” pode demonstrar despreparo do candidato e, consequentemente, sua eliminação do processo seletivo.

Ademais, cuidado com a linguagem. Isso porque ter um bom vocabulário é algo indispensável para passar uma boa impressão, evite usar dialetos.

Não menospreze seu antigo ou atual emprego: este é um erro bem comum e pode resultar em desclassificação. Quando for questionado sobre seus antigos empregos, procure focar nos pontos positivos. 

Se for necessário mencionar algum acontecimento negativo, trate com naturalidade e não procure culpar outras pessoas.

Dicas de como agir em entrevistas “online”

Algumas empresas ainda preferem fazer entrevistas “online” com os candidatos antes de ter o primeiro contato pessoalmente. Nestes casos, existem alguns pontos onde se deve ficar atento, confira-os abaixo:

  • Mantenha a postura;
  • Fique sempre atento ao que lhe é apresentado;
  • Mantenha a postura corporal ereta;
  • Vista-se como se estivesse indo a uma entrevista presencial;
  • Atente-se ao cenário que aparecerá ao fundo; 
  • Aproveite este tempo para mostrar o profissional qualificado que és;
  • Fale sempre olhando para a câmera.

Todos esses são pontos que podem ajudar bastante, principalmente para quem está buscando uma recolocação profissional.

Dicas extras para conquistar um emprego

Ao se candidatar para uma vaga de emprego, sempre leia a descrição completa e confirme se corresponde com o que quer.

Com o fácil acesso atual a redes sociais, é mais simples saber sobre o lugar para o qual enviou sua candidatura, pesquisar as redes sociais da empresa/comércio é uma boa iniciativa para saber mais sobre o recinto e enriquecer seu briefing sobre o lugar.

Com isto, você também pode ver o que os clientes e apreciadores estão falando sobre tal lugar, saber das características e da forma como se comunicam com o público pode ser um passo a mais para a conquista da vaga.

Se está procurando seu primeiro emprego, montar um bom currículo pode parecer complicado, mas existem maneiras de fazê-lo ficar atraente. Adicione suas qualidade e habilidades pessoais, cursos realizados e demais informações que podem ser úteis.

Muitas empresas preferem contratar alguém sem experiência alguma, assim é mais simples de ensinar a forma como deseja o serviço e, geralmente, se dedicam mais para pegar o ritmo da empresa. Assim, siga estes passos:

  • Mostre-se disposto/a a aprender as tarefas;
  • Não faça corpo mole, seja proativo/a, mostrando suas habilidades;
  • Aborde os recrutadores mostrando seus conhecimentos;
  • Mostre alguns dos seus hobbies.

Sendo assim, não desista na primeira porta que se fechar, pode parecer difícil, mas são sempre situações que nos trazem muitas experiências e aprendizados.