imóvel

Dicas para quem quer comprar um imóvel, mas não sabe por onde começar

Quem está prestes a adquirir um imóvel costuma ter muitas dúvidas sobre o funcionamento desse processo. Geralmente, elas incluem desde a escolha até a forma de pagamento, não importando se a intenção é comprar uma casa ou um apartamento.

É importante que essa decisão seja bem pensada. Na fase inicial, os custos gerados e a região pretendida devem ser analisados com muita cautela.

Após a conclusão dessa etapa, chega o momento de avaliar a melhor forma de pagamento, que costuma ocorrer a fase final do negócio.

No entanto, entre essas duas fases, há muita informação a ser entendida e até resolvida. Abaixo, confira algumas dicas nesse sentido.

Documentos necessários

Os documentos são fundamentais para garantir a regularidade do negócio, evitando problemas futuros, portanto, devem ser separados com antecedência, além de analisados com bastante calma e atenção.

A forma de pagamento também tem influência na documentação que deve ser apresentada pelo comprador, especialmente, devido à análise de crédito e outras exigências para a liberação do contrato, em caso de financiamento.

Vendedor

A documentação do vendedor é importante para garantir a legalidade da venda do imóvel, impedido possíveis fraudes.

Para ter mais segurança, vale a pena analisar os seguintes documentos do proprietário antes de comprar o imóvel:

  • RG e CPF;
  • comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento ou união estável);
  • certidão negativa de protestos;
  • certidões negativas judiciais (trabalhistas, criminalistas e de execuções fiscais);
  • certidões negativas de tributos estaduais, municipais e federais,
  • certidão negativa de interdição, curatela ou tutela do vendedor, obtida nos cartórios de registro civil.

No caso do vendedor ser pessoa jurídica, além dos documentos citados acima, você deve requerer a documentação da empresa e dos sócios. É necessário pesquisar por:

  • contrato ou estatuto social, registrado na junta comercial;
  • alterações feitas no estatuto ou contrato social,
  • certidões negativas pertinente à pessoa jurídica.

Comprador

O comprador deve apresentar a seguinte documentação para a criação do contrato e da análise por parte do vendedor:

  • RG e CPF;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de rendimentos,
  • comprovante de estado civil.

Dicas para a compra

Veja algumas dicas para quem pretende comprar um imóvel, a seguir:

Organize-se financeiramente

Para encontrar a melhor forma de comprar o primeiro imóvel, é preciso realizar um bom planejamento financeiro.

É importante iniciar a busca pelo imóvel de forma antecipada, porém, é ainda mais decisivo começar a poupar dinheiro antes mesmo dessa procura, visto que, a depender da compra, podem ser necessários anos de economia.

Sendo assim, se você ainda não tem um bom dinheiro guardado, comece a se planejar quanto antes. Concilie o seu orçamento, reservando uma parte do seu salário ao imóvel pretendido.

Você pode simplesmente guardar esse montante ou fazer outros investimentos, com o intuito de acumular mais capital para investir em um imóvel futuramente.

Calcule gastos futuros

Em uma futura reforma, o valor dos gastos pode depender de muitos fatores, entre eles:

  • os cômodos que serão mudados;
  • os tipos de mudanças efetuadas,
  • os materiais que serão usados.

Determinar um orçamento e fazer o cálculo dos gastos é extremamente importante para garantir que a obra seja iniciada e finalizada como desejado. Além disso, o planejamento serve de parâmetro para impedir uma despesa mais elevada de tempo e dinheiro.

Para calcular e estabelecer o valor total que pode ser investido na reforma, saiba que o custo é medido em metros quadrados. Somente a mão de obra pode custar entre R$ 200 e R$ 300 por metro quadrado, dependendo da localização do imóvel.

Já para mobiliar o imóvel, é indicado se antecipar ainda mais, pois esse gasto implica um total significativo da quantia que você precisará dispor. Todos os cômodos deverão ser mobiliados antes da mudança, então, tenha esse custo em mente.

Ponha tudo no papel e organize suas despesas com a mobília do imóvel, assim, você evita surpresas desagradáveis na hora de comprar. Veja algumas dicas em relação a isso.

Avalie os cômodos

Você precisa saber quantos cômodos o imóvel possui, se irá colocar móveis em todos eles, como planeja a disposição de cada um e se preferirá mobília planejada.

É necessário ter todas essas respostas antes de começar a mobiliar o imóvel, assim como pensar em qual tipo de decoração haverá nas áreas comuns.

Meça os cômodos

Medir é fundamental, pois de nada adianta comprar um guarda-roupa imenso se ele não caberá no seu quarto, por exemplo.

Faça as contas

Depois de ter decidido quais tipos de móveis você pretende comprar, além de ter medido a área disponível, finalmente, chega o momento de calcular o valor para mobiliá-lo.

Quando for às lojas, vá com todas essas informações. Caso prefira os estabelecimentos on-line, não esqueça de ler as descrições dos produtos, além de verificar o preço médio dos itens que deseja comprar.

No caso dos apartamentos, geralmente, os móveis planejados são mais indicados, sendo preciso ter todas as medidas para que o orçamento seja realizado pela marcenaria escolhida.

Texto: Gear Seo