Dicas para otimizar o tempo do seu dia

Você está precisando otimizar o seu tempo para que as suas atividades e seus deveres sejam ainda mais assertivos? Sabemos que, na correria do dia a dia, devemos priorizar algumas ações, elencando aquelas que consideramos mais importantes, mas a verdadeira questão é: estamos fazendo isso corretamente?

Nos dias atuais, a tecnologia tornou-se mais que uma aliada, apresentando aplicativos e gadgets que nos fazem lembrar de todas as nossas obrigações. Usando o smartphone, por exemplo, é possível resolver tarefas complexas na palma da mão — literalmente. Com poucos cliques, conseguimos nos organizar.

Muitos especialistas dizem que, para a nossa rotina ser, de fato, organizada, é necessária uma verdadeira mudança de pensamento. O que inclui pensar “fora da caixa” e agregar algumas ações, até então, inimagináveis para a rotina.

Então, se você está querendo saber algumas dicas práticas para otimizar o tempo do seu dia, veio ao lugar correto. Nesse sentido, separamos quatro sugestões sobre o assunto. Confira-as a seguir.

1 – Utilize apps do seu smartphone

Como citado anteriormente, os smartphones permitem que as nossas ações sejam realizadas de forma aprimorada, prática e inteligente. Com poucos cliques, podemos organizar toda a rotina de um dia inteiro, metrificando, também, quanto tempo gastamos em cada atividade.

Um bom exemplo é o aplicativo Pomodoro. Para quem não o conhece, ele é baseado na técnica Pomodoro, criada por Francesco Cirillo, ao fim dos anos 1980. Sua premissa é feita com base no uso de um cronômetro, que divide todas as atividades em tempos que duram 25 minutos.

Para complementar, tanto o app, quanto a técnica, deixa em evidência os seguintes passos:

  • escolher todas as tarefas que serão realizadas durante o dia;
  • ajustar o cronômetro de 25 em 25 minutos;
  • trabalhar na tarefa inicial até o cronômetro apitar;
  • fazer pausas curtas entre as tarefas (cerca de 3 a 5 minutos);
  • após a realização da quarta tarefa, fazer intervalos maiores (de 10 a 30 minutos).

No final, você terá as tarefas realizadas em um tempo hábil.

2 – Programe a sua agenda

As agendas, tanto físicas, quanto digitais, servem como uma importante ferramenta para organizar a nossa rotina. Por isso, é indispensável que todas as informações estejam dispostas de forma organizada nelas.

Se for possível, programe tudo no dia anterior, antes de descansar. No caso das agendas digitais, programe alarmes antes das atividades iniciarem, cerca de 30 ou 10 minutos antes. Toda essa preparação fará com que nenhum compromisso seja perdido.

3 – Tenha tudo o que precisa por perto

Esta dica vale tanto para a vida profissional, quanto para a pessoal. No nosso cotidiano, lidamos com diferentes materiais e ferramentas. Quando estamos desorganizados, deixamo-los espalhados pelos cômodos. O resultado é um tempo a mais gasto apenas para achá-los.

Dessa forma, tenha por perto tudo o que necessita para cumprir suas atividades. Por exemplo: se você trabalha com fotografia, tenha todas as lentes organizadas, assim como um carregador para pilhas, o tripé e a própria câmera posicionada antes do serviço iniciar.

4 – Siga uma rotina fixa

Esta última dica pode parecer boba para alguns, mas, na nossa rotina, torna-se indispensável. Nosso corpo e nossa mente se adaptam à rotina que colocamos em prática. Quando ela é fixa, tudo se torna mais ajustável. Entendemos, por exemplo, o momento correto de levantar, almoçar, parar de trabalhar, etc.

Então, se você possui atividades que se repetem durante a semana, que tal deixá-las bem definidas? O resultado final será um dia mais organizado e pautado, com as expectativas cumpridas.

Texto: Gear Seo