Cuidados que pequenas e grandes empresas devem ter

Independentemente do porte, as empresas precisam atender a determinadas medidas de segurança, não apenas para a proteção da estrutura, como também para proteger a integridade física e a saúde dos colaboradores.

Por esse motivo, é fundamental que os empreendedores tenham conhecimento das normas vigentes que precisam ser atendidas de acordo com a estrutura do local e segmento de atuação, além dos equipamentos e procedimentos necessários.

O que é o AVCB?

Ao abordar a segurança em empreendimentos, é importante citar o avcb bombeiros, afinal, incêndios podem ser fatais tanto para as pessoas, quanto para a estrutura.

Trata-se de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que conforme o próprio nome já indica, é emitido pelo corpo de bombeiros dos estados.

Esse documento atesta que no momento da vistoria, a edificação apresentava as condições de proteção contra incêndio.

Tais condições estão relacionadas ao conjunto de medidas que é adotado pela empresa em prol da prevenção e controle de incêndio. Em algumas situações, o auto é obrigatório, como:

  • Aumento do local construído;
  • Alteração de uso;
  • Obras temporárias;
  • Restauração;
  • Regularização de locais de risco.

A solicitação do avcb está condicionada à apresentação de um projeto técnico ou projeto técnico simplificado, que abrange os mais diversos tipos de locais.

O prazo de validade do auto pode variar de acordo com os riscos observados no local, com média de 2 a 5 anos. Para a emissão ou renovação, é fundamental recorrer aos órgãos competentes.

Principais características do alarme para incêndio

A instalação do alarme de incêndio pode ser decisiva para qualquer local que deseja garantir a segurança, afinal, trata-se de um sistema que tem como base a central, em que cada detector a conecta caso algum risco seja notado.

São constituídos por sensores, setores, sirene, sprinklers entre outros elementos.

Os setores podem variar entre dois a oito dependendo do dispositivo, cada setor se refere a um determinado local a ser monitorado e podem ser de parede sem fio, de janela, porta ou com fio, igualmente aos sensores.

No entanto, de acordo com o ambiente é preciso escolher a opção que melhor se adequa e apresenta maior custo-benefício.

Já as sirenes são indispensáveis para quando algum risco de incêndio é detectado e é preciso avisar às pessoas.

Já o controle serve para o funcionamento correto da central, enquanto a discadora pode armazenar números para que uma ligação seja efetuada para avisar da situação.

Outro item que pode ser utilizado para a proteção do local, principalmente no que diz respeito ao monitoramento, são as câmeras de segurança, que podem contribuir tanto no período comercial, quanto fora dele.

Além disso, as imagens ficam gravadas e podem ser acessadas em qualquer momento.

Manutenções que podem ser necessárias

Reparos, conversões e análises podem ser fundamentais para qualquer tipo de negócio, principalmente para assegurar um funcionamento melhor do equipamento.

Um grande exemplo é a conversão de fogão para gás encanado atlas, que comumente é realizada para alternar o tradicional gás de cozinha, pela opção natural.

No entanto, é preciso saber ao certo de qual tipo de gás se trata.

É importante citar que caso o fornecimento de gás seja de cilindros no prédio ou botijões, a conversão não é necessária.

Para garantir a segurança, é fundamental buscar por profissionais de confiança, afinal, acidentes envolvendo gases podem ser fatais.

Para evitar qualquer questão relacionada ao gás, dependendo da aplicação e estrutura do local, pode ser mais viável investir em um fogão elétrico, que dispensa esse item e utiliza a eletricidade.

Hoje em dia, cada vez mais esse tipo de fogão é buscado para quem deseja ter mais modernidade e praticidade no espaço.

Outro diferencial que se destaca ao falar dos tipos de fogões que podem ser utilizados.

É que o tipo de panela também é distinto, já que no caso das opções elétricas, o mais recomendado é utilizar panelas específicas, com fundo plano e reforçado.

No entanto, depende do tipo de item que o empreendedor deseja implementar em seu negócio e o que pode proporcionar maior custo-benefício.

Conforme pode ser notado, com algumas ações, é possível levar mais tranquilidade para empreendimentos de diversos portes, proporcionando assim, mais segurança para todas as pessoas.

Os cuidados devem ser estabelecidos e seguidos com disciplina, pois dessa forma, acidentes, afastamentos e prejuízos podem ser evitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *