trabalho no futuro

Conheça as 10 tendências do trabalho para o futuro

Conheça quais são as principais tendências do trabalho em um futuro pouco distante, já que o mercado está cada vez mais exigente.

Os constantes avanços tecnológicos nos permitem fazer coisas que tempos atrás eram impensáveis. 

E a tecnologia, cada vez mais presente em nossa vida, acabou criando novas tendências de trabalho que já fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas e estarão cada vez mais em evidência no futuro. 

Conheça quais são as 10 principais e fique a par das peculiaridades de cada uma delas. 

1) Trabalho remoto

A pandemia da COVID-19 só deixou o trabalho remoto mais em evidência. O fato é que trabalhar no conforto de casa já era uma tendência do trabalho no futuro. 

Agora, mais do que nunca, milhares de empresas adotaram esse modelo de trabalho, que traz inúmeros benefícios para funcionários e patrões. 

O famoso home office já é uma realidade para milhões de pessoas em todo o planeta, e pelo andar da carruagem, não vai sair de cena tão cedo. 

Aliás, muita gente está conseguindo alcançar uma maior produtividade com essa modalidade de trabalho e acabou migrando para ela. 

2) Empresas inclusivas

Felizmente, o número de empresas inclusivas está crescendo assustadoramente. A política de inclusão à diversidade já faz parte do cotidiano de milhares de organizações, que se preocupam em criar uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva. 

E essa nova tendência está ganhando mais espaço no mercado brasileiro e tem uma considerável aprovação de 88% dos profissionais. 

Fazer um bom curso de PNL pode alavancar a carreira profissional, pois essa metodologia traz diversos benefícios incríveis.

3) Mentoria em destaque

Profissionais em início de carreira estão cada vez mais ansiosos para progredir nela, no menor tempo possível.  

Culpa da cultura do imediatismo desenfreado em que estamos inseridos, onde as pessoas querem tudo para ontem e bem rápido.

O fato é que existe uma inevitável tendência de empresas de vários segmentos investirem em programas de mentoria e desenvolvimento de carreira. 

Portanto, se sempre pensou em alçar voos maiores na sua profissão, continue firme e forte nesse propósito. 

4) Coworkings vão ganhar mais espaço

Os famosos espaços de trabalho compartilhados, conhecidos como coworkings, estão cada vez mais em evidência em nossa sociedade. 

Com diversas vantagens para os empreendedores e trabalhadores autônomos, o coworking também vai se configurar nas tendências do futuro do trabalho por aqui, sendo essa uma economia criativa que está funcionando a todo vapor. 

Pelo visto, essa moda já faz parte da vida de milhares de profissionais, que identificaram ser uma forma extremamente vantajosa de se trabalhar, isto é algo que já foi dito em materiais como o livro inteligência emocional

5) Soft skills ficarão mais em evidência

As habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, também são uma fortíssima tendência do futuro do trabalho. 

Habilidades como:

  • Empatia;
  • Criatividade;
  • Resiliência;
  • Bom senso;
  • Inteligência emocional;
  • Sinergia;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Flexibilidade.

Dentre outras, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

Se você não possui nenhuma dessas habilidades, recomendamos fortemente começar a desenvolvê-las o mais depressa possível, se quiser se manter empregado no futuro. 

Essas qualidades, nenhum robô  será capaz de tê-las, por mais tecnológico que seja. 

6) Maior ritmo de trabalho

As pessoas estão buscando o equilíbrio perfeito entre o trabalho e a vida pessoal, o que é saudável. 

Mas, por incrível que pareça, o volume de trabalho tende a aumentar no futuro, devido às constantes mudanças e criação de novas profissões. 

A tecnologia permite que as atividades sejam executadas com mais eficiência e em um ritmo espantoso, mas, em contrapartida, não sobrecarrega os profissionais. E isso se traduz em mais qualidade de vida para todos. 

7) Automação das atividades

Graças à tecnologia avançada,  as tarefas rotineiras e repetitivas podem ser executadas por máquinas, como os robôs, por exemplo. 

O futuro híbrido já faz parte da rotina de milhares de empresas, já que essa modalidade se revelou cada vez mais eficiente e viável. 

Se você sempre trabalhou executando atividades repetitivas e maçantes, pode ir dando adeus para isso. 

As máquinas vão fazer (e já estão fazendo) todo esse trabalho, e isso significa que os profissionais terão mais tempo livre para desenvolver outras habilidades técnicas ou comportamentais. 

8) Economia compartilhada? É isso mesmo!

O mercado de transporte e de acomodações já estão vivenciando essa nova tendência do trabalho em um futuro pouco distante. 

Entretanto, tudo indica que a economia compartilhada deve crescer ainda mais nos próximos anos e movimentar bilhões de dólares mundo afora. 

Outros nichos do mercado também se tornarão adeptos dessa inovadora tendência, que traz diversos benefícios para empresas, sobretudo, consumidores, é a gestão participativa dentro dos negócios. 

9) Plataformas de trabalho online

Essa é mais uma tendência que já existe, mas ficará ainda mais em evidência nos próximos anos. 

As famosas plataformas de trabalho online oferecem vagas de trabalho remoto ou presencial para profissionais freelancers de diversas áreas. 

Já que o trabalho home office acabou se tornando uma febre nacional, nada mais justo do que contarmos com modernas plataformas que oferecem oportunidades de trabalho remoto.

Pelo visto, essa moda pegou mesmo, já que é cada vez mais crescente o número de plataformas desse tipo. 

10) Adeus verticalização

Diretores, executivos, gerentes e supervisores poderão trabalhar no mesmo ambiente que os demais colaboradores da organização. 

Essa nova tendência se traduz no fim da verticalização, que ainda é bastante comum em algumas empresas. 

Esse modelo de gestão horizontal tem diversas vantagens e está diretamente ligado com a motivação e a produtividade dos funcionários. 

Sem mencionar que pode-se ter muito mais sinergia quando todos estão reunidos no mesmo ambiente, agora é esperar para ver o que nos aguarda no futuro. 

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.