carreira

 6 técnicas de aprendizado acelerado que podem ser úteis em sua carreira

Conheça truques valiosos que podem turbinar o seu aprendizado e ser bastante úteis em sua carreira profissional. Vivemos em uma sociedade em que somos literalmente bombardeados com milhares de informações todos os dias. 

A grande questão é que, muitas vezes, somos obrigados a aprender rapidamente, principalmente no que diz respeito à nossa profissão. 

E existem muitos tipos de aprendizagem, pensando em te ajudar com isso, elaboramos esse artigo que traz 6 técnicas de aprendizado acelerado que podem ser extremamente úteis em sua carreira. 

Bora lá aprender um pouco mais? 

1) Tente ensinar o que você está aprendendo

Essa técnica costuma funcionar muito bem para quem deseja turbinar o seu aprendizado. 

Quando você estiver tentando aprender algum assunto ou habilidade técnica que nunca tenha ouvido falar antes, uma boa dica é tentar ensinar tudo aquilo que está aprendendo para uma outra pessoa. 

Quando fazemos isso, podemos aprender ainda mais, já que todas as informações ficam reforçadas em nossa mente.

Por isso, conte com a ajuda de alguém de confiança na hora de aprender. 

Quando estamos aprendendo, todas as informações novas ficam armazenadas em nossa memória recente e podem ser facilmente esquecidas, caso não sejam revistas com frequência. 

Dessa forma, se você reforçá-las na sua mente ensinando outra pessoa, além de testar os conhecimentos recém adquiridos, pode acelerar o seu aprendizado ainda mais. 

Fazer um curso de hipnose pode ser útil para aprender mais rapidamente. 

2) Faça perguntas para si mesmo

Outra forma de aprender ainda mais rápido é fazendo perguntas para si mesmo sobre o novo assunto que está aprendendo. 

Na verdade, essa técnica se assemelha a um rígido teste oral, que milhares de pessoas já passaram nos velhos tempos de escola.

É muito simples: basta você fazer perguntas para si mesmo e tentar responder todas elas, sem consultar nenhuma fonte de pesquisa, obviamente. 

Essa técnica vai provar se você conseguiu aprender ou ainda precisa estudar um pouco mais. Uma boa dica é fazer perguntas que exigem uma explicação clara e lógica sobre um assunto. 

Questionamentos simplórios demais cuja resposta é apenas um “sim” ou “não”, acabam não ajudando em nada, no que se refere a um aprendizado efetivo. 

Por isso, quando for elaborar as perguntas para si mesmo, seja criativo exija o máximo de você. O seu cérebro agradece! 

3) Mantenha a concentração na hora de aprender

Não restam dúvidas de que para aprender de forma acelerada, é preciso manter a máxima concentração no assunto que está sendo aprendido. 

Se você não manter o foco na leitura ou na videoaula, o seu aprendizado não será efetivo, pois a sua atenção estará dividida com outras coisas paralelamente, o que está longe de ser saudável.

A educação virtual pode ser uma boa opção para praticar a concentração.

Por mais que seja complicado, procure sempre manter a concentração na hora de aprender. 

Não desvie os seus pensamentos por nada e foque exclusivamente no assunto aprendido. 

Pessoas que são mais concentradas no dia a dia conseguem aprender até 3 vezes mais rápido do que os levianos de plantão, que se distraem até como vento nas árvores. 

Para aumentar a sua concentração e turbinar o seu aprendizado, prefira um ambiente que seja silencioso, limpo, arejado, claro e com móveis que permitam uma boa ergonomia. 

Além disso, fique bem longe das distrações digitais. Pode até não parecer, mas o local escolhido pode fazer uma baita diferença positiva ou negativa em todo o processo de aprendizado. 

Afinal, pode ser complicado manter a concentração em meio ao barulho intenso, certo? 

4) Diga em voz alta o que acabou de aprender

Essa técnica de aprendizado também funciona de verdade. Suponha que você está aprendendo sobre um determinado assunto do seu interesse ou que tenha relação com o seu trabalho. 

Que tal dizer em voz alta tudo aquilo que acabou de aprender? Essa é uma maneira inteligente de testar se você está craque no assunto ou ainda precisa aprender um pouco mais. 

Você pode falar para si mesmo ou para uma outra pessoa. Diga com suas próprias palavras, analisando se todas as informações fazem sentido e se você entendeu o que acabou de dizer. 

Se ainda não ficou claro o suficiente ou a sua argumentação deixou dúvidas, é hora de estudar um pouco mais. 

Quando fazemos isso, todas as informações que foram aprendidas parecem que são gravadas em nossa mente com mais facilidade e rapidez. 

O fato é que, quanto mais você repetir em voz alta o que acabou de aprender, maiores serão as chances do seu aprendizado ser mais rápido e eficiente. Saiba o que é capacidade analítica.

5) Teste o seu conhecimento

Essa é outra forma de deixar o seu aprendizado ainda mais acelerado, independente do assunto que está sendo aprendido para a sua carreira. 

Depois que você estudou bastante e acredita que já domina o assunto em questão, que tal testar todo o seu conhecimento recém adquirido? 

Existem várias formas de se fazer isso e a tecnologia pode te ajudar com essa tarefa. 

Você pode: 

  • Fazer testes ou simulados online sobre o assunto estudado. 
  • Elaborar perguntas para serem respondidas. 
  • Pedir a uma pessoa mais próxima para fazer uma espécie de arguição oral.  
  • Dizer para si mesmo tudo aquilo que acabou de aprender. 

Existem modernos aplicativos que também podem te ajudar com isso. 

O fato é que você precisa estar com todas as informações na ponta da língua. 

Não existe uma maneira melhor de ter certeza se você realmente sabe ou não, do que fazer um teste de conhecimento. 

É como se fosse uma prova da escola. Assim como nas instituições de ensino, você deve ser sincero e não pode “colar”, fechado? 

6) Mantenha o pensamento positivo

Por fim, mas não menos importante, manter o pensamento positivo também ajuda demais a deixar o seu aprendizado mais acelerado, melhorando sua carreira. 

Quanto mantemos a nossa mente sempre positiva na hora de aprender, a assimilação das informações parece ser mais efetiva. 

Se você começar a estudar um determinado assunto achando que não vai conseguir aprender nada, seguramente não vai mesmo! 

Dessa forma, manter o otimismo de que todo aprendizado será moleza, pode deixar a sua mente bem mais receptiva para absorver novas informações. Descubra o que são arquétipos.

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!