empreendedor

8 dicas que podem ajudar o empreendedor a manter o positivismo 

Conheça dicas de ouro que podem te ajudar a deixar sua mente focada no positivismo, mesmo perante as dificuldades do cotidiano.

A pandemia da COVID-19 causou uma enorme retração econômica em todo o mundo. 

Com o poder de compra da população cada vez menor, desemprego em alta e milhares de empresas decretando falência, fica difícil não deixar o pessimismo tomar conta da nossa mente. 

Dessa forma, elaboramos esse post que vai te dar 8 dicas valiosas que podem te ajudar a manter o positivismo, mesmo diante de situações desfavoráveis ou dos desafios do mundo dos negócios.  

1 – Confie em si mesmo

Essa é a dica mais importante, pois confiar em si mesmo é fundamental para que tudo dê certo e o seu negócio prospere. 

Crises e momentos de turbulência acontecem e fazem parte do mundo empresarial. Mas, a grande questão é manter a autoconfiança intacta, mesmo diante de situações pouco favoráveis. 

Se você não confiar em si mesmo, quem é que vai confiar? Por isso, mantenha o foco naquilo que importa, sempre confiando em suas decisões. 

Procure sempre deixar o pensamento positivo tomar conta da sua mente e evite procurar problemas, que podem fazer o pessimismo aparecer. 

2 – Jamais desista

 As vendas despencaram? Os clientes sumiram? O faturamento reduziu bastante? A concorrência está cada vez maior? 

A única coisa que você não pode fazer é desistir de tudo. Sabemos que não é fácil manter o positivismo em meio a tanta adversidade, mas desistir pode ser muito pior. 

Se você desistir de empreender, como vai pagar suas contas ou honrar com seus compromissos financeiros? Lembre-se de que a situação está complicada para todo mundo e não somente para você. 

Desistir jamais deve ser cogitado pelo empreendedor que deseja vencer, não se esquecendo que o amadurecimento é fundamental.

3 – Tenha a certeza de que tudo passa

É bastante provável que você já tenha ouvido por aí o seguinte ditado: “Tudo na vida passa”. E ele faz todo sentido nesse contexto. 

Nada, absolutamente nada é para sempre. Por mais que estejamos passando por um momento de crise, tudo isso vai passar, mais cedo ou mais tarde. Tenha isso em mente. 

Por isso, que tal focar em encontrar alternativas que sejam viáveis para manter a sua empresa competitiva ao invés de ficar de braços cruzados se lamentando pela sorte? 

Sabendo que tudo vai passar, fica menos penoso manter o otimismo em alta, mesmo diante das intempéries do cotidiano.  

4 – Cuide da sua saúde mental

Para conseguir manter o pensamento positivo em momentos de crise, o empreendedor não deve se esquecer de cuidar da sua saúde mental

Por isso, procure sempre exercitar o seu cérebro por meio de:

  • Uma boa leitura;
  • Um agradável hobby;
  • Meditação;
  • Um passeio com os amigos.

Além de muitos outros momentos de lazer ao lado de pessoas queridas, e outras que irão te ajudar no equilíbrio das suas emoções. 

Além disso, investir em um bom curso de hipnose pode deixar a sua saúde mental intacta e mandar embora de vez todas as crenças limitantes que te impedem de alcançar seus objetivos de vida. 

O fato é que você não deve se descuidar da sua saúde mental, o poder do nosso cérebro é imensurável. 

5 – Faça pausas ao longo do dia

Você trabalha cerca de 12-14 horas por dia e não para nem para almoçar direito? Essa não é uma boa forma de manter o positivismo no dia a dia. 

Lembre-se de que nenhum empreendedor é uma máquina programável que fica ligada na tomada o tempo inteiro. Pelo contrário, somos humanos e precisamos de pausas ao longo do dia. 

O nosso corpo e a nossa mente precisam de descanso frequente para funcionar a todo vapor, por isso, faça pausas durante o expediente. 

A cada duas horas de trabalho, tire 10 ou 15 minutos para relaxar, alongar o corpo, tomar uma xícara de café, respirar aquele ar puro ou entrar em contato com a natureza. As pausas são necessárias, não as negligencie.

6 – Pense nas coisas boas que aconteceram 

Mesmo que o mercado esteja em crise e as coisas estejam complicadas para os empreendedores, do ponto de vista financeiro, pense nas coisas boas que aconteceram nesse período. 

Pode ser  um novo aprendizado, uma experiência adquirida, uma habilidade recém desenvolvida, um novo produto que o seu negócio passou a vender. Não importa o que seja!

Sempre vai ter algo de bom em meio às adversidades do cotidiano. Se você focar os seus pensamentos naquilo de positivo que aconteceu em sua vida pessoal ou profissional, pode ficar mais fácil manter o positivismo em meio às dificuldades. 

8 – Permita-se

Você não deve forçar a barra demais em ser positivo o tempo todo. Afinal de contas, somos humanos, e vez ou outra, o negativismo faz parte da nossa vida. 

Por isso, pare de se cobrar tanto e permita-se fraquejar ou não ser tão otimista quanto deveria. Não somos perfeitos, por isso, é natural ser pessimista de vez em quando. 

Afinal, as dificuldades podem ser verdadeiros obstáculos para a maioria dos empreendedores. 

Dessa forma, não há nada de errado em não ser positivo o tempo inteiro. O que não vale é deixar o negativismo reinar por completo. Momentos de incertezas e frustrações é normal, mas sem deixá-los dominar a sua vida. 

9 – Não se isole

Um dos piores erros de quem quer manter o positivismo no dia a dia. Isolar-se do mundo e até das pessoas mais próximas está longe de ser saudável. 

O isolamento social não faz bem para a nossa mente, já que o pessimismo pode se tornar mais evidente, o que não é interessante para ninguém. 

Dessa forma, procure se interagir ao máximo com as pessoas, faça novas amizades, estabeleça mais contatos profissionais, esteja perto de quem te faz bem e não te deixe com complexo de inferioridade

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.