Como o atendimento de qualidade pode destacar a sua empresa

Hoje, é comum ouvirmos que o atendimento pode diferenciar uma empresa no mercado, certo?

De acordo com um estudo recente feito pela Octadesk, 65% dos consumidores brasileiros valorizam o atendimento recebido na hora de realizar uma nova compra.

O aumento de vendas é só um dos benefícios que a qualidade desse serviço pode trazer para o negócio. Você sabe quais são os outros?

Pensando nisso, escrevemos esse artigo para te mostrar como um atendimento ao cliente de qualidade pode diferenciar a sua empresa da concorrência. Quer ver? Então, continue lendo!

Credibilidade e Reputação

Credibilidade está ligada àquilo que inspira confiança; e qual marca não quer oferecer isso aos seus clientes? Afinal, quando o consumidor confia, fica mais fácil de vender para ele.

Para que seu cliente confie em você, é preciso construir uma cultura voltada a atendimento e se mostrar disposto a acolhê-lo e a resolver os problemas que ele tem.

Construindo sua credibilidade junto ao seu cliente, muito provavelmente sua reputação irá melhorar. Você tem que pensar que sua reputação chega ao cliente antes mesmo da necessidade que ele tem do seu produto ou serviço.

Às vezes, sua marca é conhecida pelo cliente, mas ele ainda não precisa daquilo que você vende, até que chega o momento em que a necessidade vai surgir e, se você tiver construído uma boa imagem, ele vai se lembrar da sua empresa.

Recomendação

Se você se importa com seus clientes e os trata de acordo com as expectativas que eles têm, eles percebem, valorizam e retribuem o tratamento que recebem.

Quando um cliente fica satisfeito com o atendimento prestado, ele recomenda para outras pessoas. O que isso significa? Marketing sem custo! Bom, né?

A propaganda boca-a-boca é uma das mais eficientes e os clientes satisfeitos se tornam verdadeiros propagadores da marca.

Agora, um cliente insatisfeito pode reclamar e fazer comentários negativos sobre a sua empresa. Com isso, sua marca fica mal-vista no mercado e depois para recuperá-la é mais difícil.

Fidelização e retenção de clientes

Fidelizar clientes é tão importante quanto atraí-los. Sem essa prática, os clientes novos seriam insuficientes para manter a empresa funcionando, e, com isso, não seria possível aumentar os lucros ou expandir a operação.

Além disso, pense que vender para um mesmo cliente tem um custo bem menor do que vender para um novo consumidor. Assim, o atendimento personalizado visando a fidelização de clientes pode ser grande aliado para o crescimento do negócio.

Além disso, com a fidelização, as recomendações são espontâneas e constantes. Um consumidor satisfeito recomenda a marca para amigos e conhecidos como uma forma de compartilhar algo de valor que encontrou e que pode ajudar outras pessoas.

Outra vantagem desse tipo de atendimento é que ele te ajuda a conhecer o seu cliente. Com isso, é possível fazer ofertas mais de acordo com as necessidades e interesses que ele tem. Assim, aumentam as chances de ele comprar de você; afinal, é você quem mais o conhece e sabe do que ele precisa, certo?

Aumento de lucros

A maioria dos clientes pagaria mais caro por uma melhor experiência com a empresa, sabia?

Por isso, oferecer um atendimento diferenciado significa que você pode cobrar mais por isso!

O que acontece, então? Sua empresa lucra mais!

Ao investir em atendimento, sua reputação melhora, seus clientes te indicam para os conhecidos, você fideliza seus consumidores, atrai novos e aumenta  novos a receita que os clientes antigos trazem para a empresa. Além disso, uma base sólida de clientes permite que você invista em cross e up selling, vendendo mais para clientes antigos.

Dessa forma, você aumenta os lucros do seu negócio, tudo por conta do melhor atendimento que você oferece aos seus clientes! Vantajoso, não?

E aí, gostou das nossas dicas? Diga para nós o que achou deste conteúdo. Até a próxima!

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