Como lidar com a baixa nas vendas de início de ano?

Conheça nossas dicas sobre como vender mais em épocas em que as vendas sofrem uma queda acentuada. Depois das festas de final de ano, o seu objetivo é começar 2022 com o pé direito e a todo vapor? 

Parabéns. Como as vendas diminuem bastante todo início de ano, e os inevitáveis boletos do IPTU, IPVA e da matrícula escolar dos filhos batem à nossa porta, o grande desafio para muitos empreendedores é encontrar alternativas para vender mais em épocas comercialmente fracas. 

Se você se identificou com a situação, continue a leitura desse artigo que traz dicas bacanas que podem ajudar. Aprenda estratégias para vender mais.

 

Invista em liquidações

Essa talvez seja a dica mais importante. Os meses de janeiro, fevereiro e março são os piores para quem trabalha com vendas, já que boa parte dos consumidores estão apertados financeiramente por causa das  contas de todo início de ano. 

Por isso, o empreendedor deve investir nas liquidações.

A famosa queima de estoque é uma excelente opção para dar uma boa alavancada nas vendas da sua loja virtual, por exemplo. 

Sabe aqueles produtos que não tiveram uma boa saída no final de ano e encalharam? Essa é uma ótima chance de fazer uma promoção imperdível com descontos atrativos para os consumidores. 

É preferível vender mais barato do que não vender. Surpreenda-se com a história da Starbucks.

 

Aproveite o período de trocas para vender mais

Nas primeiras semanas do ano, milhares de pessoas vão até as lojas para trocar os presentes que ganharam no natal, seja porque não agradaram da cor ou por numeração incompatível. 

Isso é um hábito bastante comum em todo o mundo. Por isso, você deve aproveitar a presença dos consumidores no seu estabelecimento para oferecer outros produtos. 

Para convencê-los a levar um outro produto, além de fazer somente uma simples troca, fale que a sua loja está em promoção, mostre para ele os produtos que fazem parte da sua queima de estoque, pergunte se ele não quer dar aquela olhadinha em alguma outra mercadoria. 

Enfim, seja criativo em sua abordagem aos clientes. Lembre-se de que o interesse de vender é exclusivamente seu!

 

Reúna produtos e forme kits

Depois do natal, muitos produtos ficam encalhados nas lojas, seja por causa do preço ou pela baixa procura. 

Para você não sair no prejuízo, que tal reunir os produtos que não venderam tanto e formar lindos kits para os clientes? Essa também pode ser uma boa estratégia para vender um pouco mais no início de ano, já que é uma época de despesas altas para quase todo mundo.

Use a sua imaginação e reúna produtos que complementam entre si. Por exemplo, imagine um lindo kit formado por uma bermuda, uma camisa polo e um cinto de couro. 

E o melhor: custando um precinho bem camarada. Se você for criativo, vai conseguir montar kits de peças de roupas ou de outros produtos que podem alavancar as suas vendas. 

 

Não esqueça de investir em publicidade

Muitos empreendedores, por causa das despesas de início de ano, acabam cortando determinados investimentos. 

Mas você sabia que essa é uma excelente época para investir em publicidade? As pessoas precisam saber que a sua loja existe antes de comprar nela. 

Por isso, marcar presença na internet e nas redes sociais é uma opção sensata. 

Se for o caso, contrate uma agência de marketing digital para fazer a publicidade da sua empresa. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam por aí, isso não é um gasto, mas sim um investimento inteligente. 

Se forem usadas as estratégias certas, suas vendas podem aumentar por causa da maior visibilidade online. 

 

Telemarketing ativo é uma boa alternativa

Sabe aquela lista de clientes que você sempre manteve atualizada no seu computador? Pois é. 

O início de ano é o momento ideal para entrar em contato com aqueles clientes que andam meio sumidos da sua loja. 

Ligue para eles e diga que a sua loja está fazendo uma promoção exclusiva ou pergunte se não estão precisando de nada naquele momento. 

Esse tipo de abordagem sem forçar a barra ou exageros da sua parte, pode dar muito certo. 

Não queira “empurrar” o seu produto a todo o custo para os clientes. O objetivo da sua ligação deve ser simplesmente informativo, ou seja, para que eles não se esqueçam da sua loja, que está fazendo promoções de início de ano. 

Um curso de coaching pode ser de grande valia para o seu negócio vender mais. 

 

Tenha fechar orçamentos antigos

Durante o ano, diversos clientes orçaram na sua empresa, mas por algum motivo não bateram o martelo. 

Por isso, que tal entrar em contato com eles oferecendo um preço mais atrativo para o orçamento feito tempos atrás? Dê um bom desconto para compras à vista ou ofereça outras formas de pagamento e até frete grátis. 

Em época de baixa nas vendas, vale tudo para os clientes optarem por sua loja. Reserve uma parte do seu dia para trabalhar em cima dos orçamentos que ainda estão em aberto. 

Muitas vezes, uma pequena alteração no preço deles pode fazer o cliente fechar negócio com sua loja. Pense nisso! 

 

Use um app de vendas

Você também pode contar com o auxílio da tecnologia para te ajudar a vender mais no início de ano. Existem diversos aplicativos de vendas que trazem modernos recursos que podem alavancar as vendas da sua loja virtual ou física. 

É fato que os constantes avanços tecnológicos são extremamente benéficos para todos nós. 

Por isso, não abra mão de usar um bom app de vendas, pois, além de facilitar todo o trabalho, pode ser útil para vender mais em qualquer época do ano. Fique por dentro da história da Hersheys.

 

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