equipes

7 vantagens de contar com equipes enxutas

Conheça os principais benefícios de contar com equipes de trabalho menores, mas que podem fazer qualquer negócio prosperar. 

Administrar o capital humano de forma assertiva é fundamental para qualquer empresa e, ao mesmo tempo, um baita desafio para os empreendedores, principalmente quando se trata de muitos funcionários. 

Mas você sabia que contar com equipes de trabalho enxutas pode ser bem mais vantajoso para o seu negócio? É verdade! 

Fique conosco até o final da leitura e conheça 7 benefícios de ter equipes menores em sua empresa.

1 – Gestão mais fácil e assertiva

Isso é um fato incontestável. Imagine uma empresa que tenha 400 ou 500 colaboradores. 

Fazer uma gestão assertiva pode ser um desafio dos grandes, já que as chances de erros podem ser muito maiores, pois diversas variáveis precisam ser levadas em consideração, em caso de grandes equipes de trabalho. 

Afinal de contas, quanto mais gente envolvida, maiores deverão ser os cuidados. 

Quando se conta com equipes mais enxutas, a gestão no dia a dia pode ser mais eficiente. Por exemplo, uma equipe com 10 integrantes é mais fácil de gerir do que uma com 70 ou 80, certo? 

Administrar  um grande número de pessoas é uma das tarefas mais desafiadoras para os gestores ou líderes de equipes, já que lidar com as diferenças ou solucionar conflitos nem sempre é agradável ou fácil.

2 – Comunicação mais eficiente

A comunicação no cotidiano é bem mais assertiva em equipes de trabalho menores, já que as chances de existirem falhas ou ruídos são praticamente inexistentes. 

E isso se traduz em menos chances de discussões dentro do ambiente de trabalho, já que o diálogo é mais eficiente.

Investindo em um bom curso de hipnose, certamente você vai deixar seus colaboradores com a comunicação bem mais aprimorada e livre das crenças limitantes, que tanto impedem de alcançar os objetivos profissionais. 

Empresas que contam com equipes de trabalho gigantescas, essa tarefa pode ser bem mais complicada. 

3 – Maior possibilidade de aprendizado

Quando o assunto é aprendizado, uma empresa que conta com equipes com poucos colaboradores tem muito mais chances de todos os integrantes aprenderem novas técnicas ou habilidades comportamentais de forma mais efetiva. 

Isso porque existe uma maior troca de conhecimento dentro de equipes de trabalho enxutas. 

Imagine ensinar algo para todos os colaboradores de uma equipe com 80 pessoas, por exemplo. 

Até a didática pode ficar comprometida, já que a comunicação fica mais difícil. 

Além disso, os membros de uma equipe menor se ajudam a aprender, o que se traduz em uma sinergia muito maior dentro do ambiente de trabalho.

4 – Menos chances de procrastinação

Em determinadas situações, as coisas não fluem quando existe muita gente envolvida. 

A procrastinação é muito menor em uma equipe mais enxuta, já que cada membro é responsável por uma determinada tarefa e precisa dar conta dela até o final do expediente. 

Ou seja, não existe aquela clássica enrolação, que é bastante comum nas organizações. 

Quando se trata de equipes de trabalho maiores, a procrastinação pode ser notória, já que diversos funcionários são responsáveis pela mesma tarefa. 

Imagine o tempo que demora para alugar uma sala de treinamento na Barra da Tijuca

E a tendência é de haver uma maior postergação no cotidiano, já que monitorar muita gente é algo complicado. Um colaborador fica esperando o outro colocar a mão na massa para somente depois fazer o mesmo. 

Aí complica demais! Conheça a história de superação de Richard Hellmann.

5 – Menos burocracia nos processos

Você já reparou que empresas com equipes maiores são muito mais burocráticas e que a conclusão de um determinado processo demora mais do que o previsto inicialmente? 

Isso se deve ao fato de ter muita gente envolvida na execução das atividades. 

É o famoso e velho efeito-cascata: se um colaborador procrastina e atrasa, todo o restante do trabalho fica comprometido. 

Por isso, quando se conta com equipes de trabalho mais enxutas, a burocracia é infinitamente menor. 

Muitas vezes, não existe a necessidade da aprovação desse ou daquele setor antes do trabalho começar efetivamente. 

E quanto menos burocracia a empresa tiver, melhor para todos, certo? Pense nisso! 

6 – Tarefas são realizadas mais rapidamente

Não restam dúvidas de que, quando um empreendedor conta com equipes de trabalho mais enxutas, todas as tarefas são feitas de forma mais rápida e com a máxima precisão. 

Equipes grandes, na maioria das vezes, podem ter mais dificuldade para concluir as atividades, já que, quando se trata de muita gente, tudo pode ficar mais complicado de se gerir.  

No caso de equipes menores, a rapidez é algo característico, já que a execução de uma atividade, muitas vezes, depende de duas ou três pessoas apenas. 

E isso significa uma maior produtividade de toda a organização, pois quanto mais rápido as atividades forem executadas, melhor. Fique por dentro da história da Ambev.

7 – Maior controle por parte do gestor

Por fim, equipes de trabalho menores permitem um maior controle por parte do empreendedor ou do gestor. 

Quando se trata de equipes grandes, esse controle fica praticamente impossível, o que afeta negativamente o bom desempenho das atividades, seja por causa da procrastinação ou da falta de alguma habilidade comportamental de um ou outro colaborador. 

E uma gestão participativa fica mais fácil de ser executada!

Dessa forma, contar com uma equipe de trabalho menor é o mais sensato a se fazer. Imagine o trabalho que dá monitorar diariamente uma equipe com 50 ou 60 colaboradores. 

Todo dia é um problema de cunho pessoal ou profissional que precisa ser resolvido. 

E tudo isso se traduz em atrasos, perda de tempo, gastos e até retrabalhos. O empreendedor precisa ter o bom controle de tudo que se passa com suas equipes. 

Viu como um time menor pode dar conta do recado e é bem mais fácil de ser gerido dentro de uma empresa? Mantenha o foco e boa sorte!  

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando.